25.6.07

WE ARE THE WORLD, WE ARE THE CHILDREN


"O ensino constitui um mundo isolado, com regras próprias, onde se pode funcionar longamente sem contacto ou relação com a realidade concreta. Qualquer parvoíce pode surgir como "método pedagógico" e, se abstrusa, até ganha excelência, pois as teorias educacionais já justificaram tudo e o seu contrário.O Ministério da Educação português é um bom exemplo de como um sistema autodeterminado pode disparar em sentidos impenetráveis e incoerentes. A sucessão de repetidas reformas, mesmo que justificadas individualmente, criou um conjunto inconsistente e delirante, que hoje até gasta fortunas em testes a fingir, que avaliam aos bochechos.A coisa só não é pior devido à única inelutável realidade que se impõe na sala de aula: a cara do aluno. Muitos profissionais competentes, sentindo-se responsáveis perante a turma que enfrentam, esforçam-se por ensinar alguma coisa às pobres cobaias das reformas, muitas vezes contra as mesmas reformas. Se não fosse isso, a catástrofe seria definitiva. Mas o Ministério da Educação tem de ser incluído entre os maiores inimigos do desenvolvimento nacional. Uma potência estrangeira que quisesse sabotar o nosso progresso dificilmente faria pior."

João César das Neves, in DN

10 comentários:

Anónimo disse...

Não sei o que mais seria preciso provar para concluir sem um único pestanejo que, em Portugal, a democracia é o pior dos regimes.

Anónimo disse...

Caro Anónimo das 10:36 PM

As enormidades que nos tem governado, foram produzidas e ensinadas ANTES da implementação da Democracia, dado que não aprenderem de geração espontânea.

Pode-me elucidar em que regime eles apenderam, a governar como nos governam?

Já agora, sabiam que para se chegar a Professor Titular, conta qualquer cargo administrativo que se tenha tido, nos últimos 7 anos, mas que o facto de se dar aulas e ensinar, ou pelo menos tentar, não conta para nada?

Galactus disse...

Talvez o correcto seja dizer que, em Portugal, qualquer regime seria sempre o pior

Anónimo disse...

Estudo: Ministério revela relatório sobre futuro do SNS
ADSE está em risco

Jorge Paula
«A ADSE custou mais de 785 milhões de euros aos cofres do Estado em 2006
O relatório final da Comissão para a Sustentabilidade do Financiamento do Serviço Nacional de Saúde sugere que as despesas com a ADSE deixem o Orçamento de Estado (OE), propondo que este subsistema dos funcionários públicos se passe a autofinanciar ou seja extinto. O documento ontem divulgado pelo Ministério da Saúde sugere, também, que os portugueses passem a pagar mais pelo acesso à Saúde».
(Correio da Manhã, 26-06-2007)

PS:
E porque não, junto à Presidência, um «Conselho Superior da República para a Avaliação do Percurso e Sustentabilidade Democrática do Partido Socialista» ?

Anónimo disse...

Gostaria que lessem mais uma das incongruências desde Governo:(Site:PortugalDiário/Sociedade:
«Publicada lista de funcionários em mobilidade»:"Mobilidade de Pessoal"»
COMENTÁRIOS DOS LEITORES

1)Maria
2007-06-25 22:54
Obrigado!Quero agradecer a este governo por me ter atirado para o "lixo" aos 52 anos de idade e depois de ter trabalhado 32 anos!Ainda bem que sempre votei, até agora, no Partido Socialista!Até agora, porque daqui para a frente nunca mais voltarei a votar!

2)midarta
"Olívia Patroa e Olívia Costureira"
2007-06-25 20:25
Esse Ministro das Couves só pode ser palhaço:Manda p/a mobilidade funcionários da S/Quinta, talvez gente com uma média de ordenados que rondará em média os €800,00: OS MAIS POBRES!!!
Mas em contrapartida, dá ao Inspector-Geral de Auditoria da Agricultura/IGA (cargo igual a qq Director-Geral+20%) mais um lugar em acumulação:assim,João Correia de Oliveira passou a ser também o Presidente da Comissão de Fiscalização do INGA/Instituto que paga subsídios da UE aos agricultotres nacionais, e sujeito ao controlo da IGA.Ou seja, o controlador/IGA do INGA, integra Órgão de Fiscalização do controlado/INGA. Assim,para a maioria: NADA !!! Papara os AMIGOS 2 TAXÕES (deve render cada um + de €3.500,00/mêsx14m).
E esta Heim?
Só quem é da Estirpe do fdp !!!

É O GOVERNO SOCIALISTA QUE TEMOS!!!

Anónimo disse...

«As enormidades que nos tem governado, foram produzidas e ensinadas ANTES da implementação da Democracia, dado que não aprenderam de geração espontânea».

Não é coisa inédita do Prof. Salazar e do Estado Novo.
Antes, é muito antes, e anda à volta de 200 anos ...
O texto que o explica, cito-o de Bruno Ventana na «minha rica casinha» :

- «A história do deficit - durante décadas a fio acompanhada da do "empréstimo" - continua, tranquilamente, a ser a história das finanças portuguesas.
Já Rodrigues Sampaio (1806-1882), numa tirada memorável, que apanhava a essência da coisa, clamou perante o parlamento:

"Quase me chego a assustar de que acabe o défice entre nós, com medo de que, acabando ele, acabe o sistema parlamentar".»

O PS da II Internacional, este que anda aí em trajes menores, não aprendeu rigorosamente nada.

joshua disse...

Tenho a dizer que este ano lectivo foi uma experiência claustrofóbica, onde a perseguição e a delação, o experimentalismo, num completo desrespeito pelas pessoas concretas dos professores e dos alunos, grassou sob o patrocínio ou latrocínio de este Ministério da Educação, o grande burocrata mestre dos mais contraditórios despachos, o grande mistificador dos exames mais ou menos exames, o grande estatístico, o grande maquilhador.

Novelo de contrários, casa de Babel, porta do caos, eis tudo.

Anónimo disse...

não vejo a relação entre experimentalismo e desrespeito pelas pessoas.
nem a impossibilidade de convivio entre o 'experimentalismo' e o ensino rigoroso e exigente.

o autor transcrito no post é professor (não tomar como insulto se ainda não for com as letras todas) e pelos vistos deve saber do que fala, ou talvez não...
é tal ânsia de ser citado, de dizer lapidares, que se engana:
"uma potência estrangeira que quisesse sabotar o nosso progresso dificilmente faria pior", não é pior, mas sim, dificilmente faria melhor.

não vamos lá...

Anónimo disse...

A minha filha com 17 anos e que acaba de fazer os exames do 11º ano, disse-me que já não precisava de fazer o exame de filosofia.
Eu não queria acreditar , mas é verdade!
R.A.I.

marinheiro de aguadoce disse...

Distintissimo Senhor
Utilizar a cara deste homem para ilustrar o seu post é uma cretinice.