22.6.07

SINAIS DOS TEMPOS

Nem um veterinário num canil seria tão lacónico, seco e indiferente como Correia de Campos, em conferência de imprensa, acerca da isenção de taxas moderadoras para as abortadeiras. Aliás, a sua eloquência foi ao ponto de equiparar tal isenção no SNS àquela que é concedida a grávidas. Se há matéria em que a desobediência civil é bem-vinda, é esta. Se Correia de Campos, as suas abortadeiras pratico-teóricas amestradas e as frustradas de sucesso são o "sinal dos tempos", então eu prefiro continuar anacrónico, misógino, reaccionário e, sobretudo, impiedoso.

8 comentários:

Anónimo disse...

Ontem (21.06.2007) na minha obrigatória visita ao site www.dre.pt para acompanhar o verdadeiro jornal de referência que é o Diário da República (com as suas habituais notícias diárias sobre as reservas cinegéticas, o que já me chegou a levar a pensar que se tratava de alguma publicação sobre caça) fiquei perplexo quando li na I série :

Resolução da Assembleia da República n.º 27/2007, D.R. n.º 118, Série I de 2007-06-21
Assembleia da República
Recomenda ao Governo medidas no sentido de prevenir a gravidez na adolescência

Pensei logo, mais outro escândalo!
O que levaria a A.R. a recomendar ao Gov. medidas no sentido de prevenir a gravidez na adolescência?
Não seria decerto por já haver adolescentes no Gov. e muito menos a precisarem de ensinamentos para não ficar grávidas.
A resposta veio célere no “suplemento”:

Portaria n.º 741-A/2007, D.R. n.º 118, Série I, Suplemento de 2007-06-21
Ministério da Saúde
Estabelece as medidas a adoptar nos estabelecimentos de saúde oficiais ou oficialmente reconhecidos com vista à realização da interrupção da gravidez nas situações previstas no artigo 142.º do Código Penal

Trata-se de mero descargo de consciência de quem abriu a porta sem ter sequer construído o edifício.

Há muito que não via uma portaria tão exaustiva na regulamentação como a Port. 741-A/2007, ela é impressos, medidas dos elevadores, obrigatoriedade de ter bom ambiente, acessos, climatização, água corrente com pressão, esgotos, etc., etc. , nos locais em que se pratica a interrupção voluntária da gravidez.

No entanto, nem tudo é perfeito, o legislador esqueceu-se de prever a obrigação de que tais estabelecimentos devem ter na entrada um letreiro informando que :
“Aqui se abla português conha!”
R.A.I.

joshua disse...

A Humanidade, lá no túmulo prático e concreto onde a enterraram, tem dado voltas.

Este pragmatismo-corja, estes valores de esterco dão-me nojo. Tudo é o nojo e iniquidade elevados a governo de Portugal.

A vida os diarreie a todos!

marinheiro de aguadoce disse...

O Dr. Correia de Campos deverá ainda concertar com o ministro das finanças os prometidos benefícios fiscais: isenção de IVA, redução de IRS, 4 meses de férias para convalescença (física e psíquica) de que deverá também benefeciar o conjuge, marido, namorado, parceiro, companheiro ou o desconhecido responsável ( o ADN...).
É claro que, (como eles dizem) os recursos são limitados, logo, até por solidariedade, deverão participar neste esforço pela modernização do país as gajas que têm mesmo filhos, reduzindo-lhes a licença de parto; e os gajos que têm a lata de adoecer devem pagar mais taxas. ASSIM É QUE ESTÁ BEM.

marinheiro de aguadoce disse...

AH...
também deve haver incentivos ás empresas estrangeiras que queiram fazer investimentos nesta área tão importante para o nosso desenvolvimento. O Senhor ministro da economia (temos, não temos?!)poderá ceder-lhes terrenos, isenção de IRC, e subsídios á sua implantação em território nacional, nomeadamente no interior (que é onde é mais necessário controlar a natalidade).

Anónimo disse...

Como a (in)consciência governativa não está tranquila e é preciso dar mais uns "jobs" , hoje lá vieram no Diário da República mais uns planos , poara umas comissões, mais gráficos, impressos e muita conversa, para se estudar aquilo que nunca se conseguirá resolver com as fronteiras devassadas, sem polícia, sem escolas, sem hospitais capacidade de apoio familiar e individual, etc., etc.;

Resolução do Conselho de Ministros n.º 81/2007, D.R. n.º 119, Série I de 2007-06-22
Presidência do Conselho de Ministros
Aprova o I Plano Nacional contra o Tráfico de Seres Humanos (2007-2010)


Resolução do Conselho de Ministros n.º 82/2007, D.R. n.º 119, Série I de 2007-06-22
Presidência do Conselho de Ministros
Aprova o III Plano Nacional para a Igualdade - Cidadania e género (2007-2010)


Resolução do Conselho de Ministros n.º 83/2007, D.R. n.º 119, Série I de 2007-06-22
Presidência do Conselho de Ministros
Aprova o III Plano Nacional contra a Violência Doméstica (2007-2010)

O que é que fizeram com o I e II planos ?

R.A.I.

Anónimo disse...

Face a tamanho dislate, noutros tempos, em que o Presidente do Conselho de Ministros escrevia com tinta verde, o Sr. Ministro (nem chegaria a secretário do secretário de estado) recebia um discreto cartão de visita com os seguintes dizeres:
"Aguardo me envie o seu pedido de demissão, cps."
R.A.I.

Anónimo disse...

Até pode ter razão, no modo como o assunto foi tratado pelo Sr. Campos, e sobre a justeza, ou não, sobre a isenção de Taxa Moderadora, para a realização dum Aborto.

Mas não mostrar igual zelo na denuncia da situação que se passa quando um adolescente procura uma Consulta de Planeamento Familiar num Centro de Saúde, tira-lhe, a meu ver, muita da razão que julga ter.

O Estudo em causa era salvo erro da DECO, e foi objecto de notícias.

Continuamos a preocuparmos com trocos simbólicos (Taxas), e a não agirmos na prevenção do mal (Consultas), pelo que lhe deixo mais um ponto para reflexam contra a nostalgia.

Anónimo disse...

Viva o Governo. Vivahhhhhhhh.
Viva a Assembleia da República? Vivahhhhhhh
Viva o diário da república? Vivahhhhhhhhhh
Vivam os burros dops portugueses? Tudo se calou e foi delicadamente de orelhas murchas para casa a pensar para que se cansara tanto aos berros.