28.8.04

AGENDA POLÍTICO-DESPORTIVA

1. O ex-atleta Sampaio foi barrado por um segurança de um príncipe saudita à entrada de uma piscina no Algarve. Este ignorante e anónimo segurança, apesar de não saber quem era Sampaio, acabou por reconhecer, de uma forma absolutamente inesperada, a verdadeira importância do putativo banhista. O banho das filhas do dito príncipe pesou mais que o Chefe de Estado português em calções.
2. Soube ontem pela voz de um amigo do Dr. Santana Lopes, que por acaso é do governo, que estão cinco ministros (cinco!) a acompanhar as movimentações do "barco do aborto". O próprio "primeiro" também, esclareceu o amigo, "coordenando". Em sociedades menos primitivas, o ridículo supostamente mata. Entre nós, é uma agenda política.
3. A dois dias do final dos Jogos Olímpicos, a prestação nacional retratou com fidelidade aquilo que representava. Um país do "quase quase", do "deixa que eu chuto" e do "deixa-estar-como-está-para-ver-como-é-que-fica", da frase de Ruben A. As modestas conquistas de dois ou três segundos e terceiros lugares são exibidas como uma batalha de Aljubarrota pela idiotice patrioteira. No entanto, não se desespere, sobretudo do futebol. E siga-se o conselho do Almada Negreiros. Coragem, Portugueses, só vos faltam as qualidades.

Sem comentários: