9.4.09

EXCELENTÍSSIMO AINDA NÃO DINOSSAURO

«Desenganem-se os que pensam que se pode conduzir um primeiro-ministro à justiça, seja ou não como arguido, tal e qual um cidadão comum. Isto de estar à frente do Governo faz mesmo muita diferença. Quem manda em Portugal manda mesmo.»

Pedro Lomba, Diário de Notícias

8 comentários:

Anónimo disse...

Mais uma vez, aqui sim: "Manda quem pode..."

PC

Anónimo disse...

Nesse caso é preciso arranjar maneira de deixar de mandar.

ACORDEM disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
garganta funda.... disse...

Eu não tenho tanta certeza como o Pedro Lomba.

O pobre do Santana foi pr'a rua por causa de duas ou três fofocas!

Estou convicto que grandes alterações verificar-se-ão nos próximos tempos.

Para alguns deve-se dar 24 horas para sairem do país, como fez um candidato a Governador num estado do nordeste brasileiro, quando inquirido sobre a primeira medida que iria tomar para varrer o estado da corrupção e caso viesse a ser eleito...

Ainda ontem todos os canais de televisão falaram da grande corrupção que assola em Portugal e até parece que a única criminalidade neste fim-de-semana vai estar nas estradas....

Anónimo disse...

O advogado Proença de Carvalho é caro. Não é??
Porque não disse o Rangel ao Sócrates que muitos daqueles senhores, nas bancadas do Parlamento, ficariam amarelos se tivessem que justificar vida de qualidade acima do...provavel?
Ao PM, por exemplo.
Rita

Anónimo disse...

Três pontos essenciais para compreender o estado do sítio.

1 - O PS candidata o Vital para perder, perder por muitos para que, nas legislativas, o bom povo português já chegue às urnas aliviado. Perante 900 anos de beatices onde os portugueses chafurdam como ninguém, ao votar contra o PS do Vital nas europeias, nas legislativas voltam a votar PS por sentirem, como bons cristão-patetas, que já procederam ao castigo ao chicotear o tonto do Vital.
Pode o Sócrates ter azar e o Vital ganhar as eleições, se o PSD e o resto da malta tiver tino e fazer por isso.

2 - O eng. está para o PS como Pinto da Costa para o FCP ou o V & A esteve para o SLB: é na saída que leva com o malho. Por isso vale tudo para ficar.O Freeport, obviamente, é coisa miúda. Mas é suficientemente grande para tapar o que, de facto, conta. O lixo.

3 - Só se percebe o silêncio de Cavaco sobre o Freeport se o BPN tem os registos em dia. Os de balcão e os de ... tradição! então o PR e os seus muchachos sabem que Sócrates está limpo no Freeport e não querem ajudar à sua festa. Que será o festival da vitimização a dois meses das eleições quando se provar que o Smith, como é óbvio, sacou a massa e pensou que estava a falar de uns africanos distantes que eriam ficado com a massa. Mas andam por ai a vasculhar no lixo. E isso pode macaquear a cenaça toda.

CREDO do VALE

Unknown disse...

Ai eu cá tou convencida que este sócrates ainda vai preso, ai vai vai ...
E só não o será neste «jardim-à-beira-mar-plantado» se se BISAR 1 certa cena(qual certa "dona" de Felgueiras,avisada p/1 certo intermediário entre a Justiça Inglesa e a PGR(?)de cá)de fugir p'algures(talvez c/a ajuda d1 certo amigo "porreiro"da UE)com os repetidos "tokes" d1 certo «pressionador» vindo de Macau p/tutelar os juízes,os magistrados ...
Muitas vezes a História repete-se,mas tratando-se agora d1 "estorieta socretina",é quase certo q não vai haver BIS!!!
Se Portugal conseguisse pôr um 1ºMin na cadeia,ganhava o NOBEL da DEMOCRACIA!!!
Marafada.

Miguel Neto disse...

Em Portugal, quem manda manda mesmo, sem dúvida alguma.

Para início de conversa, imaginemos que no caso Freeport estas "referências" fossem relativas a mim, ou a qualquer outro 'tótó', simples 'vaca leiteira' da grande vasilha do orçamento, simples acçionista sem direito a voto da Caixa Geral de Depósitos.

Nesta altura provavelmente já teria sido brindado com umas sessões de 12 horas de interrogatório na PJ, já teriam sido 'escalpelizadas' todas as declarações de IRS, já teria que ter justificado cada cêntimo dos rendimentos e das despesas e, nesta altura, estaria 'da côr dos gatos' a tentar provar que nunca teria sido titular de uma conta bancária num qualquer paraíso fiscal.

Nunca se ouviria a um ex-PGR dizer que o pior que pode acontecer a um PGR é ter um processo contra um simples 'tótó contibuinte'.

Se sobre o caso, o procurador Lopes da Mota dissesse ao DN que disse a quem está a investigar o caso Freeport: "O que eu sei é que o 'tótó contribuinte' quer isto esclarecido rapidamente", isso não seria entendido pelos investigadores como pressão mas como 'descompressão'. Iam-se todos fartar de rir.

Se sobre o caso o 'tótó contribuinte' viesse atribuir a sua autoria a "campanhas negras", neste momento teria provavelmente outro processo, este aberto pelo próprio MP e nenhuma procuradora teria ido à TV dizer coisa alguma sobre a sua (por demonstrar) ligação ao processo.

Por causa destas "referências" públicas ao seu nome, acho que um 1º ministro, que tem especiais deveres e responsabilidades, deveria já ter apresentado todas as informações que justificassem a aquisição de todos os seus bens e estaria a rezar para que todos acreditassem que não seria nunca teria sido titular de uma conta "offshore". Se não o quisesse fazer então devia demitir-se.

O 1º ministro de Portugal não o fez. Pode-se deduzir que não o pode ou quer fazer. Pode-se pensar que não pode ou não quer fazer porque esse é o seu melhor interesse. Podemo-nos interrogar porque é que o seu interesse é não esclarecer o melhor possível todo o assunto.

"Quem manda em Portugal manda mesmo."