Decididamente o presidente da Câmara de Lisboa não gosta do aeroporto da Portela. Os PS's da CML abstiveram-se na votação de uma proposta de Helena Roseta - que vingou - no sentido de o governo incluir no estudo comparativo pedido ao LNEC a hipótese "Portela+1", sendo o "1" Alcochete. Costa, segundo disse aos jornais, absteve-se "porque se absteve". De facto, como é que alguém que passou a campanha eleitoral a falar nos "terrenos da Portela" tinha agora cara para, em apenas alguns dias, vir defender - como lhe compete, aliás - o aeroporto internacional de Lisboa? Como os helicópteros contra os incêndios, comprados por ele como MAI, e que não "descolam" por falta de licença, Costa também tem dificuldade em "descolar" da figura de "número dois" do governo e dos "compromissos" assumidos por causa da OTA. Paciência. Habitue-se.
8 comentários:
Independentemente da abstenção do Presidente - bem compreensível, aliás - é preferível que, em tempo, se arrepie caminho e se pondere a melhor e mais económica solução para o novo aeroporto. Os contribuintes agradecem penhoradamente!
Mas o que é que uma Câmara -para além das articulações óbvias de controlo técnico- tem a ver com decisões governamentais. Tem uma Câmara capacidade técnica para interferir positivamente num processo deste género ou estamos perante uma sobreposição de poderes. Por todo o país, as Câmaras atribuiram-se o papel de casas reais e são agentes imobiliários, estão presentes na gestão hospitalar, centros de emprego. Afinal de contas, temos governo para quê? Poder Central, Poder Local - ainda poderes de ligação e representantes do PR? Balbúrdia absoluta.
http://pequenaloja.blogspot.com/2007/08/upa-upa.html
Diga lá, então, que aviões é que aterram na Portela e que aviões aterrão em +1.
atendendo a que o parto foi á pouco tempo, não admira esta confusão de papeis de antónio costa.
por outro lado, não interessa muito a antónio costa incompatibilzar-se com helena roseta. as razões são óbvias.
(e em campanha, antónio costa, quando lhe perguntavam aeroporto lisboa, ele respondia jardins.)
por outro lado nem percebo como é que um presidente de câmara pode gostar de ter aviões de passageiros de cinco em cinco minutos a rasar os prédios da 'sua' cidade.
mas os munícipes gostam querem... não querem por acaso ficar também com a queima de residuos industriais perigosos com aterros etc. não são aviões que passam, mas pronto, são camiões, são grandes.
enfim, se o aeroporto é de lisboa, assumam-lhe de vez a paternidade e paguem as contas do menino.
habituem-se.
Artigo mal-intencionado e vesgo, como de costume por aqui, discussão desinformada e caceteira, digna do café lá do Bairro, para não variar...
Nem a parva da Roseta, nem a C. M. L., têm nada a dizer sobre o Aeroporto. Não lhes compete, pura e simplesmente. Ponto final e HABITUEM-SE.
Já sobre os terrenos da Freguesia de Santa Maria dos Olivais, onde está ainda o Aeroporto, a C. M. L. TEM MUITO A DIZER, nomeadamente em sede do seu P. D. M. (que continua, há mais de cinco anos, a "ser revisto", por sinal pela ex-mulher de um dos mais aguerridos engenheiros anti-Ota, sabíeis?)! Mas a parva da Roseta, sobre isso, está calada que nem uma ratazana...
Mas vão ver que falará (e agirá, seguramente...) quando o Parque Florestal da Zona Oriental de Lisboa for para projecto, com ou sem Polo Tecnológico. Para isso hão-de haver muitos arquitontos interessados em mamar da teta...
"Habitua-te" à realidade que te entra pelos olhos adentro todos os dias e sê tu também um homenzinho, ainda que pequenininho, ó orangotango...
«que aviões é que aterram na Portela e que aviões aterrão em +1»
Eu digo:
a) Conheço perfeitamente a zona da BA 6 no Montijo.
b) Tem pista para a maioria dos aviões que aterram presentemente na Portela.
c) Tem espaço mais que suficiente, para sem interferir com a segurança da base nem com o seu reduzido movimento aéreo militar, ali instalar fisicamente um terminal simples para low-cost (solução+1)
Eu resolvia isso em menos de um ano.
d) Qq objecção da Defesa/militares, não será mais do que o resultado de um enviesado espírito de protecção corporativa.
e) Aliviando assim a Portela de uma tráfego significativo, até que substutuida pelo futuro novo aeroporto (em Alcochete)
If...
JoseF disse...
Essa solução já está abandonada pois tem sérios constrangimentos em termos de gestão de controlo de espaço aéreo.
A solução que verdadeiramente interessa ao país seria
Portela + 1 (Alcochete)
1 + Portela
1
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