14.1.07

À PROCURA DE UM TRIBUNO



O PSD, mesmo enquanto partido maioritário, teve sempre problemas com os seus líderes parlamentares. Que me lembre, e tirando Luís Marques Mendes - nos difíceis tempos de Marcelo - e Guilherme Silva - que teve de gerir, no Parlamento, uma coligação -, o resto mais remoto foi complicado. Duarte Lima, um bom parlamentar, enfraqueceu-se por causa das suspeições sobre a sua vida privada. Pacheco Pereira, que lhe sucedeu, arranjou uma diatribe despropositada com a comunicação social da altura - não queria ver jornalistas a farejar nos corredores da AR - e é manifestamente um homem de bastidores. Manuela Ferreira Leite foi um erro. Não é "política" e devia estar preservada para outras coisas que acabaram por aparecer mais adiante (o governo, por exemplo). Chegamos assim a Luís Marques Guedes. Guedes, seguramente um bom jurista e uma boa pessoa, é a antítese de um líder parlamentar da oposição - da que conta - a uma maioria. Imagino que pouca gente o ouça fora do hemiciclo. E mesmo lá dentro, tenho as minhas dúvidas. Não empolga e não nos reclama atenção. Marques Mendes faria bem em sugerir outro nome, agora que se vai entrar na "política" a sério, tanto quanto se pode levar a sério a nossa "política". Este grupo parlamentar do PSD - é bom não o esquecer - não resulta de uma escolha do actual líder do partido. Falta-lhe em tribunos o que lhe sobra em monos. Está lá, no entanto, o homem que os escolheu, o homem que, de qualquer maneira, deu origem a "isto", a esta maioria. Por sinal, é, quando quer, um excelente tribuno. Por isso, modestamente sugiro daqui dois nomes. O dele, o de Pedro Santana Lopes e, pela disciplina adquirida noutros tempos e pelas performances parlamentares de que é capaz, a Zita Seabra. Loucura de domingo? Talvez sim ou talvez não.

11 comentários:

Anónimo disse...

Está na hora da toma do seu Zoloft.

Anónimo disse...

penso que a dona Zita era uma boa solução. evidenciava uma grande abertura do partido.

Maria de Fátima Filipe disse...

Sempre perfiro o Santana, diverte-nos mais. A dona Zita? Por favor.

Anónimo disse...

A Zita Seabra? Por favor, caro João Gonçalves, um pouco mais respeito pelos seus leitores e admiradores.

Anónimo disse...

esperemos ate a Odete se mudar para o PDS, tenha calma...nao se apresse...

e que tal aquela EXA... qualquer coisa Guedes... o TAL que esta sempre a direita do orador, que articula com grande desenvoltura ''muito bem muito bem '', esse cavalheiro e que era!!!

agora o Menino Guerreiro e a Vodka com Laranja e qe nao!!!

Anónimo disse...

tem a escola do pcp..mas daquilo que tenho visto nela na assembleia não parece que seja pessoa para agarrar o touro pelos cornos ..mas o que é facto é que a bancada parlamentar é uma lastima..
talvez montalvão machado..mas tambem não me parece nada de especial..

Anónimo disse...

concordo (e não sou Santanista)

Anónimo disse...

Se recuar mais no tempo talvez encontre no PPD/PSD bons leaders parlamentares...Mas hoje,com um presidente como o dr.Marques Mendes,as suas sugestoes,por boas que sejam,não têm nehuma hipótese.Um cacique não sonha nem ao domingo.

Anónimo disse...

Se Santana fala...
há logo quem lhe chame "sacana"!!

Neste país não se pode sobressair; caem-lhe logo em cima os invejosos, os fracos, os incapazes e são estes todos que conseguem, muitas vezes, meter na cadeira os mais puros que eles!!!!

E assim caminhamos....

Anónimo disse...

É absolutamente espantoso como é que continua a haver gente que acha que Pedro Santana Lopes - um colosso de incompetência política que demonstrou ser uma supina nulidade governativa - ainda serve para o que quer seja na vida nacional ou partidária.
Será que estes tipos que o defendem são todos do PS e dizem o que dizem só para arruinar o PSD?
Não precisam. O Dr. Durão Barroso e o Dr. Santana Lopes conseguiram dar cabo do PSD sozinhos.

Anónimo disse...

Oh comentarista anterior: você pertence ao grupo daqueles que "nem aos calcanhares de Santana Lopes chegam"! Ele tem OBRA FEITA....e você, deve ter só PALAVREADO, não é?? Claro que sim!!