11.11.06

O CONGRESSO


O Estado, com a excepção do Presidente da República, está reunido em Santarém. Eu sei bem o que isso é porque frequentei alguns congressos do PSD das "eras" Cavaco e Barroso. Ele espraia-se discretamente entre as mesas dos congressistas e, sobretudo, nas bancadas para "convidados". Com a habitual gravitas açoreana, Jaime Gama, justamente a segunda figura do Estado, explicou isso perfeitamente aos camaradas esta manhã. Mais precisamente, explicou-lhes a natureza retórica da "esquerda moderna" por oposição à velha retórica "esquerdista" que, imagino, ele encontra nalgum PS desordenado, pelo PC e pelo BE. Gama, o "ideólogo" de Sócrates - já que estava a apresentar a moção daquele - até pela sua formação filosófica, era o único capaz de produzir um qualquer rendimento mínimo de "ideias" num congresso do qual elas estão banidas. Todavia, foi por aí que o secretário-geral do PS começou. Pediu "debate de ideias" e reclamou que se "preparassem ideias". Parece que os camaradas reagiram a isto sem apoteoses. De facto, Sócrates está a pedir o impossível. Ele não ganhou as legislativas por ter uma ideia. Não tinha nenhuma. O que teve foi a fortuna de Santana Lopes estar do outro lado. Não foram os camaradas de Santarém que lhe deram a maioria absoluta, nem tão-pouco os burocratas "pragmáticos" que andam nos gabinetes a produzir "ideias" com uma demência torrencial. Sócrates está convencido - e os "estudos de opinião confirmam-no - que basta a sua extraordinária e autoritária presença para que tudo o mais seja dispensável. Até o partido. Não é bem assim. Mal ou bem, o PS representa e revê-se numa antiga filiação de valores e de costumes democráticos. No PSD, o "socratismo" passaria sem problemas de maior porque o PSD não tem "ideologia" e, por isso, mais tarde ou mais cedo, estará de volta. No PS, apesar da domesticação efectuada pelos "jovens turcos" que rondam o líder, as origens estão lá. O pragmatismo tecnocrático de Sócrates, que parece embirrar com tudo o que humanamente mexe, cansará um dia essa "esquerda" de que ele se sente representante. Zezinha Nogueira Pinto, com aquela pesporrência irritante que a anda a moer, já declamou a sua admiração pelo "estilo". Pois é. Quem gosta do "respeitinho" e do autoritarismo, gosta de Sócrates. Quem aprecia a autoridade democrática, exercida sem complexos musculados, a prazo fartar-se-á dele. Porque bem raspado, bem raspado, lá por baixo pouco mais existe que nada.

10 comentários:

Anónimo disse...

V também vê falos em todo o sítio...
Este é de algum touro da lezíria?

AA disse...

esta é uma análise mais desapaixonada do que parece...

Anónimo disse...

Ena pá, tanta dor de cotovelo.
Aguarde, que o salvador da pátria, o seu amigo, daqui a uns anos voltará.
Por agora, tem de gramar com um governo forte, sem titubiezas, mas com diálogo, que não tem medo de fazer as reformas que os seus amigos não tiveram a coragem de fazer (e também, embora não só, por isso é que o "monstro" está como está...)

Anónimo disse...

Muito bem. Mas o Grande Líder salta em frente. Ele que nem ouve protestos de manifestantes nem entra pela porta do cavalo para lhes fugir...

Anónimo disse...

Fartos de velhos marretas andamos nós :\

Anónimo disse...

titubiezas, ali assim no Limpopo.
prometo que ajudo a fechar a luz.

Anónimo disse...

«Por agora, tem de gramar com um governo forte, sem titubiezas, mas com diálogo, que não tem medo de fazer as reformas ...» Alguém vê alguma reforma a ser executada? Sem titubiezas? Mas já se esqueceu do aumento da electricidade, que ia ser de dois dígitos e que graças às declarações de governnate de um dia «menos bom» passou a 6 por cento...

Anónimo disse...

Eh pá! Esse símbolo que encontrou é mesmo adequado ao seu caso, parece-lhe mesmo destinado. É que lhe assenta que nem uma luva!

Carlos Sério disse...

A zezinha parece querer seguir à risca a politica do governo, na Câmara Municipal de Lisboa, hostilizando trabalhadores, classificando-os de incompetentes e outros mimos. Só que estes não eatão pelos ajustes e enviaram para a assembleia municipal de Lisboa um relatório sobre as suas actividades onde se comprova a incompetência e desconhecimento dos assuntos da zezinha. Espera-se que o caso dê que falar.

Anónimo disse...

logo vi. também este pateta passou pelos congressos do psd . as mazelas notam-se... mas ao menos ficamos a conhecer a causa. menos mal. espero que te cures. (mentira!)