14.7.09

O VASCO


O que agora mais me custa nas terríveis intermitências do sono é não encontrar o meu cão no silêncio da casa. Antes de o substituir por mais um comprimido, estive a ler a entrevista do Vasco Pulido Valente na revista com o mesmo nome. Uso o "do" porque, outro dia, ele proibiu-me de o tratar por professor (foi nessa qualidade que tropecei nele quando ainda tinha dezassete anos, na Católica) e exigiu "o" Vasco. Esta entrevista é das coisas mais notáveis que li dele, apesar das perguntas "pastosas" do entrevistador. O Vasco, entretanto, está para além de qualquer entrevistador. Estes anos - e outros tantos, de outros tempos e séculos, por causa da história - jamais serão devidamente entendidos sem se ler o Vasco. Sem se "ouvir" o Vasco. A vida dele é "tentar perceber" - e há melhor vida do que essa, por muito dolorosa que seja? - isto. Ainda não desistiu embora já não tenha paciência para "remastigar Portugal". Em poucas linhas, está lá tudo. Do génio - Eça - ao trash que é a designação que ele encontrou para este mundo em que quase tudo é quase já só sub-mundo: «a dimensão histórica das pessoas perdeu-se.» Umas páginas adiante, uma pequenina entrevista a um politólogo da moda, apresentado como "professor universitário e surfista", é elucidativa do que perdemos. Diz o Vasco que a sua voz é apenas uma "vozinha" que não dá para Verdi ou Wagner. Tomáramos nós ter esta "vozinha" do Vasco. Inconfundível e amarga, lúcida e sobriamente divertida, dada ao luxo da leitura e da escrita, bens escassos num tempo que é definitivamente da história. Vou-me deitar.

6 comentários:

radical livre disse...

VPV é uma das figuras que tem algo para dizer.
infelismente o nanismo dos pigmeus é muito mais escutado.

tenho cada vez menos vontade de viver neste caixote do lixo humano.
felizmente devo ser transparente porque niguém me vê. aprendi na tropa que o melhor é "ver sem ser visto" e que se "parte sempre do pior para o melhor"

os títulos de nobreza foram substituído por outros

esqueça o cão e os comprimidos «bons somente para vender». leia, oiça música, faça amor.
estou a trabalhar desde as 5h porque só durmo 4-5h/noite

joshua disse...

Grande Vasco nas vascas da portugalidade regurgitada. Ando a reler os Maias e a repletar-me daquela intemporalidade que nos define e a uma elite indolente ainda hoje. Good night and good luck!

Manuel Brás disse...

Mesmos dolorosas
as análises são realistas,
de palavras decorosas
e raciocínios analistas.

A pouca paciência
para o acto de remastigar,
revela a sapiência
de quem gosta de investigar.

Anónimo disse...

Porventura o melhor e o maior escritor português vivo.

Anónimo disse...

Ainda me lembro da primeira pergunta do VPV na primeira aula da Católica, com o mesmo ar que hoje todo o País lhe conhece: «Algum dos senhores leu 'Os Fidalgos da Casa Mourisca'?»
E lembro-me muito bem também do silêncio geral que se seguiu...

PC

Obviamente demito-o disse...

"Continuo a ser dos que pensam que as únicas coisas indispensáveis à
vida humana são o ar, o comer, o beber e a excreção, e a busca da
Verdade. O resto é facultativo."