12.7.09

AS COISAS SÃO O QUE SÃO




O Pedro Correia, finalmente, leu o meu livro. Só falta acrescentar que o autor dessa evidência/pergunta é o Pedro Santana Lopes. Vem na página 354. As coisas são o que são.

Adenda: Por falar em PSL, o dr. Costa - este diz nos cartazes que "conseguiu" (um tropismo semântico interessante) enquanto o admirável líder, nos seus, acha que "juntos conseguimos", presumindo-se que ainda não "conseguiu" - que passou a sua vida de autarca a pedir empréstimos, mandou para os jornais de domingo um "encarte" da CML, em papel couché e a cores, que abre logo com duas páginas da sua lavra e com a sua cara e que é, naturalmente, destinado à propaganda, não em nome do PS, mas da autarquia. O título é "carta estratégica Lisboa 2010-2024, as bases para o futuro da nossa cidade estão lançadas". Como adquiri dois jornais, tive direito a dois "encartes" do dr. Costa. Depois de Kim-Il-Sócrates, Kim-Il-Costa?

Adenda2: Por falar em eleições, a JS - o ersatz da seita para os mais novos que já nasceram com a mesma ambição parola dos mais velhos, exactamente como na JSD ou na JP do dr. Portas - "exigiu" 35 lugares à nomenclatura, oito dos quais elegíveis, para as eleições de Setembro. Os meninos fracturantes, uma espécie de Alegre por antecipação, tratam-se bem. É bem feito. Dão-lhes importância. Aturem-nos.

Adenda3: No PSD também há gente a pensar em "exigir" lugares a Ferreira Leite em nome de outras fidelidades. E há quem tivesse prometido, aqui ou ali, um lugar por conta da "quota" da facção. Ainda não perceberam que, pelo menos com Ferreira Leite, não se brinca às facções.

Adenda4: Este jovem (republicano) pensa sensivelmente o mesmo do que eu na matéria e sobre o personagem. Oxalá nunca lhe passe pela cabeça uma "carreirinha" das muito procuradas por jovens e menos jovens. As coisas são o que são.

Adenda5: O inefável Frei Bento Domingues (eu sei que os meus amigos católicos se vão zangar mas isto faz parte do meu lado "irritante") escreve no Público sobre a nova encíclica papal sem, verdadeiramente, falar dela. Segundo o nosso Frei, «a chamada Doutrina Social da Igreja (DSI) é, de facto, a Doutrina Social dos Papas. Não se identifica com os percursos dos "cristãos pensadores do social" - como lhes chamou e os descreveu Yves Calvez -, embora tenham sido eles que, de modo independente, animaram e alargaram os grandes debates desta área no catolicismo.» "Cristãos pensadores do social" é um termo suficientemente ambíguo para nele caber a melhor das intenções e coisas como, por exemplo, a "teologia da libertação" ou o esquerdismo "louceiro". Louçã, convém não esquecer, também andou pela famosa Capela do Rato. Quanto ao mais, Frei Bento devia saber melhor do que eu que a DSI não é cindível da pessoa do Papa. Tal como a Igreja não é. Onde está a Igreja está o Papa e vice-versa. Onde ele não está é que, de certeza, não está a Igreja. As coisas são o que são.

15 comentários:

joshua disse...

Essas jotas que penguem no balde e na esfregona que há muito que limpar. Para não usar as mãos na parede.

joshua disse...

Não há uma papalidade da DSI. Pelo contrário. As iliteracias da doutrina, como a do Frei Bento Correcto e rato-condescendente, é que se mostram incapazes de terçarem argumentos fecundos em resposta aos Tempos, argumentos tão revolucionários como os da pedagógica DSI.

Nos países europeus do Luteranismo uma certa doutrina social, geist social, funciona perfeitamente harmonizando e fazendo coesa uma sociedade que enriquece em conjunto.

Por cá, entre ismos extintos, facções ávidas pelo bolo do Poder, perde-se um País. Condena-se um Povo. É nisso e só nisso que somos centro-sul-americanos e áfico-sub-saharianos, apesar de últimos europeus e europeus em último.

Arroios disse...

Se os socialistas estivessem na oposição, imediatamente lançavam uma campanha a perguntar quanto é que custou à CML o encarte de propaganda do Costa. Agora, com mandam na CML, fazem a propaganda com o maior despudor. Costa=Sócrates.

João Pedro Neto disse...

As coisas são o que são e este post é um excelente post.

Anónimo disse...

Adenda4: Este jovem (republicano) pensa sensivelmente o mesmo do que eu na matéria e sobre o personagem. Oxalá nunca lhe passe pela cabeça uma "carreirinha" das muito procuradas por jovens e menos jovens. As coisas são o que são.
E já pensou que as coisas são o que são mas, se estão mal, deviam ser outra coisa? para isso uns são carneiros e outros não.

Anónimo disse...

Reportando-me à "Adenda 4" e a Tiago Moreira Ramalho, a resposta que lhe forneceu (gratuitamente) Daniel Santos é de grande relevância. A ignorância é sempre atrevida ...

Artur disse...

O "Diário das Beiras" considerou interessante noticiar, com direito a foto do autor, a apresentação do livro do João Gonçalves no Casino da Figueira da Foz. Imprensa regional atenta à blogosfera e à importância do "Portugal dos Pequeninos", um nome que diz muito a Coimbra. Muito bem!

Anónimo disse...

1 - Isso, continue a lixar o PSD...
2 - Louçã andou pela Capela do Rato e você andou pelo PC e pela loja maçónica. Venha o diabo e escolha...
3 - Frei Bento Domingues é inteligente e assumido. Ao contrário de você, que é bronco e falso.

ASG disse...

O mais 'engraçado' é o encarte dizer:
"Carta Estratégica Lisboa 2010/24
Um compromisso para o futuro da cidade."
Que engraçado. O Costa pensará que irá lá estar tantos anos...

garganta funda.... disse...

Enquanto nos EUA, a CIA (agência governamental para as informações de segurança) está a ser investigada ou pressionada por ter ocultado informações e documentes relevantes ao Congresso (parlamento), aqui em Portugal, o BdP e o seu inefável Governador, não só oculta documentos necessários à investigação parlamentar, como se arroga no direito de gozar com o Parlamento, com as Comissões Parlamentares e duma forma geral amesquinhou os deputados, como representantes do povo soberano.

Eis a diferença entre uma democracia genuína e civilizada (EUA) e a tuga "democracia", dominada por uma nomenklatura que há décadas se acha dona e senhora do Estado.

Em 27 de Setembro não está só em jogo uma alternativa ou uma alternância ao Sr. Sócrates; está também em jogo um regime onde se impõe uma acção de defenestração de toda essa nomenklatura agrupada em súcias, associações secretas e grupos mafiosos que infiltraram-se no "miolo" do Estado para seu exclusivo proveito e divisão das prebendas.

Anónimo disse...

Sobre a adenda 5:
http://contraimpugnantes.blogspot.com/2009/07/um-governo-mundial-sob-uma-moeda.html

Anónimo disse...

João,

Ainda não li o teu livro. Hei-de lê-lo até ao fim deste mês (espero). Há mais de um ano, com regularidade, escrevo esta série no Corta-Fitas. Iniciei-a em 9 de Julho de 2008, esrevendo (nessa altura) «há três anos vivíamos melhor».
Parecia-me uma evidência - não ideológica, não partidária, mas de senso comum. Continua a parecer-me o mesmo. Infelizmente, a passagem do tempo só reforçou esta minha convicção: há quatro anos vivíamos melhor.

Abraço

Anónimo disse...

O «anónimo» aí de cima, naturalmente, sou eu.

Pedro Correia

Anónimo disse...

Eu não sou seu amigo, mas sou católico e não vislumbro razões para me zangar pelo que escreve neste post.

Anónimo disse...

João, sou católico e acho que tem toda a razão sobre o que diz na adenda 5.