Passei boa parte do "25" a ver e a ouvir Herbert von Karajan. Como é que uma figura que, fisicamente, nem sequer era muito alto conseguiu agigantar-se tanto. Desconfio dos musicalmente surdos bem como dos adeptos de um "sentido único" na música. Karajan é tão sublime com Verdi quanto com Beethoven, Dvorak, Brahms, Wagner, Strauss ou Holst. Há quem não aprecie. Deus lhes perdoe.
Clip: Antonin Dvorak, 9ª Sinfonia, dita "do Novo Mundo", 4º andamento. Wiener Philharmoniker. Herbert von Karajan,
Clip: Antonin Dvorak, 9ª Sinfonia, dita "do Novo Mundo", 4º andamento. Wiener Philharmoniker. Herbert von Karajan,
9 comentários:
Amén
um dia meti-me em Viena no comboio de Hamburgo e saí em Praga, meses antes da grande inundação.
adorei os dias passados a ver monumentos. as noites a ouvir música. ouvi pela primeira vez Dvorak se ser em "enlatados".
kundera tem uma obra sobre o checo que viaja para casa e sente nostalgia dos dois locais.
karajan nunca permitiu que lhe retirassem von do seu nome. isso não aconteceu na Alemanha.
radical livre
Factus est: a atenção que HvK dedicava à gramática orquestral permitia-lhe atingir momentos de uma beleza quase dolorosa. Tomara a muitos lograr alturas tão distintas.
...mas... de vez em quando a semântica fugia-lhe por entre a seda e a filigrana. (Pode-se ver isto em Bruckner, por exemplo.)
João Paulo Magalhães
Não me canso de ouvir esta Nona Sinfonia de Dvorak.
Ora aí está uma opção boa para o coração:
- nem um aumento de colestrol, motivado pelo o porco no espeto de Santa Combadão;
- nem o aumento dos triglicérios(?), devida aos croquetes de Santana.
Só faltou vir á rua para fazer algum exercício numa qualquer marcha ou manifestação, ou mesmo só por andar, que nesta data os ares andam frescos e arejados, se bem que com nuvens negras.
Como o tempo deste dia ...
para sua informação:
na minha viagem de comboio Viena-Praga (soleira da porta) ao longo do rio March (antigo Morava) visitei Bruno. aqui nasceu o frade Mendel, o pai da genética, que foi prof de matemática em Viena. não visitei Austerlitz por falta de dinheiro. na catedral de Praga (não a do castelo), ainda em restauro interior um padre acercou-se de mim e agradeceu em latim "tibi habeo gratiam".
a ópera de Bratislava aparece num film de 007. amigos convidaram-me a ir à opera a Pressburg ouvir Wagner.90% dos espectadores eram austríacos.
na estação leste de Pest um pianista tocava música clássica para os viajantes que tomavam refeições.
pensei se D. Pedro, duque de Coimbra, terá subido o Danúbio até aqui.
"nós por cá todos mal".
saúde e fraternidade
radical livre
A abrilada teve, para mim, apenas o mérito de eliminar uma ditadura.
Tudo o mais foi um nojo.
Um dos militares de Abril, que diziam ser pessoa inteligente, o ideólogo do golpe, afirmou num dos países nórdicos, meses volvidos após o acontecimento, que estavam a acabar com os ricos em Portugal. Na verdade, o que ele teria querido afirmar, e só não o fez por temer a reacção que poderia provocar cá no burgo, era que
estavam simplesmente a substituir os ricos.
Embora a minha condição de trabalhador estudante não me proporcionasse tempo para ler e ouvir a rádio, houve um dia, após o golpe, em que escutei um diálogo que se travava numa das rádios, entre o locutor e um marmanjo, um desqualificado qualquer.
A azémola, perorava sobre a forma de regular procedimentos no banco onde, suponho, trabalhava. Que os lugares de chefia deviam ser exercidos exclusivamente por revolucionários (e, digo eu, para cúmulo, calhordas como ele).
Face a afirmação tão imbecil, o lucotor retorquiu como poderia isso acontecer se os revolucionários não percebiam nada da matéria.Resposta pronta do patarata revolucionário: Os antigos chefes ensinarão os novos.
E viva a abrilada.
Costumava conversar sobre a personalidade de Karajan com o meu mentor Maestro Castro e este, que o conhecera pessoalmente, narrava-me algumas peripécias da sua vida, sobretudo o impacto da sua pertença ao partido Nazi, quando em 1933, se tornou membro em Salzburgo, a 8 de Abril. Em Junho, o partido foi proibido pelo governo austríaco.
Entretanto, a validade de sua inscrição manteve-se até 1939. Nesse ano, antigos membros austríacos foram verificados pelo oficial geral do partido e a inscrição de Karajan foi considerada inválida, por irregularidades no pagamento das mensalidades. Entretanto, a sua inscrição foi reativada e datada a 1 de maio de 1933, em Ulm.
Posteriormente, judeus como Isaac Stern, Arthur Rubinstein e Itzhak Perlman recusaram-se a participar em concertos com Karajan em virtude dos seus antecedentes nazis. Richard Tucker também recusou uma gravação de Il trovatore em 1956 quando soube que Karajan conduziria.
Foi somente após a morte do maestro, em 1989, que a Orquestra Filarmônica de Berlim se pôde apresentar em Israel.
É assim que para mim, como para o meu falecido mentor, por amor da Música marcada pela personalidade dos supremos maestros que a História nos deu, o histórico de Karl Orff ou de Karajan não contam.
A batuta pode ser cúmplice, mas não é uma arma.
(náo sabia onde meter este comentário)
SE NÃO FOSSE A REVOLUÇÃO DE ABRIL????
Mete muita pena, ao verificarmos quão intoxicados estão os portugueses quanto ao 25 de Abril.
Será que ainda não acordaram para o facto de que o mesmo estava “orquestrado” para levar Portugal para o grupo de países satélites da União Soviética, e que muitos portugueses desapareceriam simplesmente “do mapa”? Porque razão Cunhal fez transferir quilos e quilos de documentos informativos para a União Soviética? e a ameaça foi feita pelos Gonçalvistas que chegaram ao cúmulo de ameaçar com o Campo Pequeno e com fuzilamentos em massa?
Portanto quem quer que esteja a escrever no blog blasfémias, não estaria aqui a escrever não , ah isso não……….não fosse o grande herói da liberdade o Coronel Jaime Neves que a 25 de Novembro pôs os comunistas na ordem, nós passávamos “do sal para a salmoura”, pois as ditaduras comunistas são de longe piores do que foi a ditadura Salazarista.
Penso que já é tempo dos portugueses se instruirem e informarem melhor e mais e saírem desta contínua ignorância do que foi o verdadeiro 25 de Abril………..
Enviar um comentário