12.11.06

UM MINISTRO NO SEU LABIRINTO

O discurso de Correia de Campos no Congresso do PS, destinado a justificar as taxas moderadoras nos internamentos e na cirurgia ambulatória no SNS, foi feito perante uma sala semi-deserta, pela calada da manhã sempre nula de qualquer congresso. Correia de Campos explicou-se em voz alta- provavelmente à sua má consciência "socialista" - sem, na verdade, poder explicar o inexplicável. Num "buraco negro" como é o SNS, os cinco euritos/dia resolvem alguma coisa? O ministro pretende "valorizar o serviço de quem o usa" e aumentar a "eficiência da gestão pelo rigor dos hospitais". É por aí - tipo lição de moral e religião sanitária - que Correia de Campos julga que "salva" o SNS? Depois de Arnaut, Gonelha e de duas estimáveis senhoras, o PS entregou a saúde a este estranho profeta armado em tecnocrata com "preocupações sociais". Não tem um rumo. Tem umas ideias soltas - que não encaixam umas nas outras - que ele toma por uma uma política. Está tão convencido delas que se escondeu dos militantes para as expor. Tem medo de quê? De que o levem a sério?

4 comentários:

Anónimo disse...

Caro João Gonçalves

Hmmmm,independentemente da análise que possamos fazer das políticas implementadas por Correia de Campos no Ministério da Saúde, gostava (e não me leve a mal)que me apresentasse medidas ( ou uma medida que seja) que ajude a alterar o actual estado do SNS e que não passe por uma revisão do actual modelo de financiamento. Eu penso que em determinados situações um excesso de criticismo não leva a lado nenhum, por isso ficaria muito satisfeito se nos próximos posts fizesse referência a alguma medida que na sua óptica seja positivia na área da saúde em vez de criticar por criticar.

Anónimo disse...

Obrigado. Todavia ninguém me paga para dar "ideias" a ministros, nem me imagino a passar por tal. O dr. campos aceitou ser ministro. Alguma ideia deveria ter.

Anónimo disse...

Concluimos portanto que "criticar por criticar" é válido e "criticar para melhorar" não é.

Caso para dizer: "Críticas grátis para sempre? Metam lá mais uma ou duas semanas nisso pá!"

Anónimo disse...

taxas para moderar o consumo são taxas moderadoras(óbvio),as outras são taxas "tout-court" e destinam-se a financiar o sistema.Tão simples...