Não sei nem me interessa saber em que consiste o "prémio Pessoa". Portugal, aliás, é farto em prémios por tudo e por nada. Muita gente tornou-se "escritor" em virtude de um prémio qualquer porque, antes disso, ninguém tinha percebido que estava ali um escritor. D. Manuel Clemente é um homem novo dentro da igreja portuguesa. Tal como D. Carlos Azeredo, aliás. Qualquer deles faria muito bem - quem sabe se não faria melhor - o papel agora assumido por D. José Policarpo. Como católico, só me posso alegrar com a atribuição de um prémio laico - e mesmo o assomo jacobinóide do dr. Soares ("independentemente de ser bispo" como se bispo fosse uma capitio diminutio) vale o que vale - ao bispo do Porto. O conceito de humanista caiu em desuso e parece que a "técnica" - com os maravilhosos resultados que se vêem - tomou conta de tudo. O "pensamento que calcula" (a expressão é de Heidegger) triunfa por aí mas, felizmente, ainda há ilhotas. D. Manuel Clemente simboliza uma dessas ilhotas. Não lhe estão a fazer favor algum.
7 comentários:
Presumo que no texto queira refirir Carlos Azevedo - meu homónimo -, e não Carlos Azeredo.
Correcção: referir, e não refirir.
...Donde se prova que cristão também pensa, e desassombradamente, que não enfeudado a «capelinhas», e «no mundo» sem ser «do mundo...»
Azevedo não Azeredo e capitis diminutio não capitio! Eu ficava mais contente se D. Manuel tivesse recusado aquela trampa. Mas como o pascácio 'pai da democracia' lembro, é bispo não pode. Mas que tem veneno o prémio do horrível Bolsanamão, sobre isso não pode haver a menor dúvida.
Eu também acho que este prémio é mais uma fantochada tuga tipo "globos de ouro da sic". O senhor bispo, não que não merecesse ser premiado, mas se pudesse "fazer a desfeita", se calhar recusava...
PC
Por mim continuo a pensar que não são papas e bolos que «compram» ou enganam tolas. Mais quanto a Dignidade, se é Dignidade, não se arregimenta... ô choa ou ochoa ou ochôa é menor questão de onde cai boné...de tão avacalhada que anda a escrita pasmo se indignem de capitas e azezeredezas. Que o mação ou nem isso Soarinhos dê em desmerecer de bispos, não estranho. 'De pé ante homens de joelhos só ante Deus...' (Dom António Ferreira Gomes)
João 18:36. Portanto que fiquem lá com os "seus" prémios que pouca importância têm. E sempre nos poupam a nós às suas indignações e ardores de estômago.
Enviar um comentário