12.12.06

SOARES E OS AMIGOS


Na cerimónia dos dez anos da Fundação Mário Soares, José Sócrates e o locatário trocaram os mimos habituais. Li num jornal que, perguntado pela circunstância de ter convidado o primeiro-ministro e de não ter convidado o Presidente da República, Soares disse que não fazia sentido ter convidado o segundo uma vez que já lá ia o primeiro ("não se convida PR e 1º ministro para a mesma cerimónia."). E, a tê-lo feito, teria sido o PR e não Sócrates a discursar. Fica para daqui a uns anos, rematou Soares, respondendo à hipótese Cavaco na Fundação. Ou seja, Soares preferiu comemorar "em família", sem intrusos. Só que não acertou na resposta. É que no dia da inauguração da Casa Museu João Soares, em Cortes, a honorável delegação da FMS junto a Leiria, esteve o Estado em peso. Eu também. O Estado, nessa altura, era Sampaio, Almeida Santos e Guterres. Falaram todos. e, embora não tivesse estado em 1996 na Rua de São Bento, tenho ideia que as mesmas personagens abrilhantaram, com a sua augusta presença, a abertura da Fundação. Já é tempo de Soares - que se referiu ao chefe de Estado como o "Presidente Cavaco" - assumir Cavaco sem complexos, logo ele que não tem nenhuns. A Fundação cresceu e, apesar de constituir património de uma carreira política colossal, já é, em certo sentido, do país. Por isso, Dr. Soares, tenha mais cuidado com os "amigos de Peniche" do que com os outros.

7 comentários:

Anónimo disse...

"Em certo sentido" do país é uma delícia, tendo em conta que foi o dito país, vulgo contribuinte, que pagou a fundaçãozinha.

Anónimo disse...

"(...)esteve o Estado em peso. Eu também."
Caro JG: pretensão é coisa que não lhe falta...

Anónimo disse...

Eu veria mais isso como uma atitude do nosso "último grande aristocrata politico".

Anónimo disse...

Não há dúvida que há por aqui um "fraquinho" pela família Soares e pela sua Fundação.
Já o Prof. Adelino Maltez refere-se-lhe em termos de «os parcos subsídios do Estado que a ajudaram a crescer» (sic).
Isto anda tudo «parco» ...

Anónimo disse...

Não entendo por que motivo censurou o comentário em que eu dizia mais ou menos isto:
Qualquer chafarica cresceria como a FMS se lhe tivessem dado 2 prédios 2 na Rua de S. Bento e lhe entregassem todos os anos, do bolso do contribuinte, uns largos milhares de contos.
Não me diga que vai cortar também isto.
Ou será que prefere explicar-me as razões do primeiro corte?

Anónimo disse...

Ao anónimo das 6:25 gostaria de dizer que tem toda a razão. A família soares goza-nos à "fardazana" !!!!! E tudo se cala!!....Terão MEDO....será ESTUPIDEZ.....Desde os meus 18 anos que me apercebo de que espécie é feito aquele mario soares e não sou sobredotada!!!

Anónimo disse...

Achei piada a essa da ausência de complexos do Soares, Marocas para os amigos e bochechas para o povo.
Trata-se de um sujeitinho com uma lata descomunal que consegue disfarçar esses complexos e imensa vergonha que deve sentir.