12.11.06

A REVISÃO DA HISTÓRIA


Vital Moreira, o doutrinador jurídico do regime, e Medeiros Ferreira, um espírito livre, juntam-se para "rever" a história. Já que a Universidade de Santiago de Compostela, num acesso genuinamente democrático, decidiu retirar ao falecido Generalíssimo o título "honoris causa" - essa banalidade com que se ornamenta indistintamente o último bronco disponível -, Vital Moreira entende que não só a a vetusta Universidade de Coimbra deve fazer o mesmo ao dito morto, como lhe compete "julgar" as criaturas que, à época, tiveram a triste ideia de homenagear Francisco Franco. Medeiros Ferreira prefere "atacar" primeiro o "salazarismo doméstico" e só depois de tranquilizada a consciência nacional "democrática", é que nos devemos preocupar em "rever" a dos outros. Com o devido respeito, parece-me que estas posições reflectem a impossibilidade de encarar, com um módico de normalidade, a história. O programa da D. Elisa permitiu evidenciar publicamente esta estranha esquizofrenia quando os seus mentores tentaram rasurar da "memória colectiva" o nome de Oliveira Salazar. Salazar e Franco existiram para o bem e para o mal das respectivas pátrias. Não querer falar deles, "apagá-los" ou utilizar uma memória histórica meramente selectiva e oportunista, não serve para amadurecer as democracias. Só serve para as diminuir.

4 comentários:

Anónimo disse...

Caro João Gonçalves:
Coloco-lhe uma questão de ordem prática .Caso em Espanha os sinais de desfranquilização se acentuem acha possível manter Portugal no sarau arcadiano como até aqui?

Anónimo disse...

são como as dores de dentes, uma evidência incontornável.

Anónimo disse...

Completamente de acordo com o Lusitânea

Anónimo disse...

Que pena não terem estado nos calabouços do tarrafal, só porque tinham outra maneira de ver o mundo!!!! Com toda a certeza que o comentário não seria tão elogioso!!! Que opinião tão insultuosa a mentes tão brilhantes que deram tudo o que tinham para tentar tirar da miséria, principalmente cultural, um Portugal subjugado pela tirania desse ditador, com o apoio de toda uma sociedade caduca representada pela igreja católica e pelos eternos velhos do restelo que preferiam enfiar a cabeça na areia como a avestruz!!!! Viva o 25 de Abril - abaixo o salazarismo e toda a escuridão subjacente!!!! Qual estátua qual carapuça!!!