"Do sublime ao ridículo é apenas um passo", dizia Napoleão. "Percepções e realidade -2004", de Pedro Santana Lopes (Alêtheia Editores), só serve para evidenciar, uma vez mais, a falta de percepção da realidade do autor. É pena. À "direita", podia ser dos melhores. Assim, Sócrates e Cavaco só têm por que lhe agradecer
11 comentários:
Pedro Santana Lopes - o autor. Zita Seabra - a editora. A UEC e o MID tão juntinhos. No mesmo livro, no mesmo partido, na mesma sem-vergonha.
tristan
Acham que é preciso ler?
Mas será possivel que valha a pena ler a prosa PSL?
E ele que até é simpático.
Agora o masoquismo de o ler, dispensemo-nos.
A ele e à Dª Zita.
Z
Não diga isso, JG.
A mim, finalmente, fez-se-me luz: o governo de PSL era um óptimo governo, só que toda a gente (incluíndo Sampaio) queria que o Cavaco chegasse a PR e com ele, Santana, a PM, isso era de todo impossível. Vai daí, era indispensável deitar abaixo o governo dele, como já disse, óptimo.
Estava-se mesmo a ver, só eu, por manifesta incapacidade, agora subi a este patamar de entendimento, do que, de resto me, penitencio.
"apenas agora", queria eu dizer
Já agora, também queria ter escrito "do que, de resto, me penitencio".
Dou-me mal a escrever nestas janelas pequenas...
Socrates e Cavaco têm a agradecer ao dr. Sampaio que nomeou Santana Lopes primeiro ministro para lhe tirar todas as veleidades de carreira e, sonsamente, demitiu-o ao fim de quatro meses. Claro que Sampaio sabia muito bem que ao nomear Santana provocava a demissão de Ferro Rodrigues com quem tinha umas contas a acertar desde os tempos do defunto MES. Acertou as contas e o que temos agora? Ferro em Paris num exílio dourado, Cavaco em Belém e Sócrates em São Bento. Pedro Santana Lopes, ao que sei, costuma ser visto por aí, num escritoriozinho na Rua da Misericórdia. Mas ainda bem que escreveu este livro e ainda bem que Zita Seabra teve a coragem de o publicar.
Caro João Gonçalves, esclareça as minhas dúvidas: O dr. Jorge Sampaio consegui a reforma da Caixa de Previdência dos Advogados e Solicitadores de que tanto se falou o ano passado? E acumula com a subvenção mensal vitalícia a que tem direito como titular de um cargo político? O governo Sócrates alterou a lei referente a estas mordomias mas creio que abriu uma excepção para o presidente da República e presidente da Assembleia.
É a atração pelo abismo. Caiu ao fundo, na sua própria percepção. Não li, nem vou ler, e posso dizer que não gosto.
Ao ler um excerto do livro, num telejornal da noite, bastou-me para ter a realidade.
O homem escrever mais ou menos isto:
"O Presidente Sampaio queria que eu dissesse que o défice era acima de 5% e quase 6%".
Não era? Revelou-se bem acima de 6%!
PSL queria prolongar a mentira. Que anestiosiasse Portugal, vá lá, que se iludisse a si próprio problema dele, mas perante a Comissão Europeia era uma imagem indigna andar a esconder o valor real do défice.
Se Santana diz isto só havia mesmo uma solução: demiti-lo.
Ele prova que Sampaio fez bem, não pactuou com mentiras e derrubou um Governo com... paprika, à húngara, assumindo o odioso que cabia ao mentiroso.
A mim basta-me.
As manobras de bastidores, as correntes de opinião e as vagas de fundo são da política que vale o que vale.
Aquele excerto sintetiza tudo. Limpidamente. E o parolo do Pedro acha que ainda se pode considerá-lo uma vítima. Deixem-no andar por aí.
Não li (nem vou ler) e não gostei.
Não li mas VOU LER e só depois comentarei!!!! Gosto de comentar/falar COM CONHECIMENTO DE CAUSA!! Não me movem ódios nem "révanches" como tanto por aqui se lê !!!!
PSL poderá ser pior que alguns, mas será certamente MELHOR que muitos outros!!....
E, já agora, "o último a rir é o que ri melhor"!!!!! CIAO!!!
Enviar um comentário