5.4.06

ASCENSO

Existe no governo uma criatura à qual ainda não se prestou a devida atenção, salvo honrosas excepções. Falo de Ascenso Simões, secretário de Estado de António Costa e um produto típico do aparelho socialista. Recordo-me de, antes das eleições, ter lido uma sua delirante entrevista ao Independente que me fez pensar como é que um rapaz ainda relativamente novo, conseguia elaborar sobre a vida partidária como um velho cacique local. Eis senão quando o vejo aterrar no governo, não sei bem por que mão, registando aquele momento sublime na tomada de posse em que, envolvido pelos abraços do "peixe graúdo" socialista, o rapaz se emocionou. Estaria ele, já nessa altura, convencido de que não era especialmente vocacionado para aquilo para que o estavam a empossar? Alguém vê, por exemplo, o seu colega José Magalhães, oportunamente formado na boa escola da discrição comunista, a dizer mais do que deve? Cada vez que Ascenso desce à terra, ou seja, quando fala, as coisas baralham-se e alguém tem que vir logo a seguir colocar um módico de ordem. Por causa da taxa de álcool no sangue e da condução, Ascenso aparentemente voou mais alto do que o governo gostaria. Caridosamente, o ministro da Agricultura falou em "desabafo", remetendo Ascenso a um prudente silêncio. O governo é "certinho" demais - estou fundamentalmente a pensar em Sócrates, em mais uma mão cheia de membros do executivo e na propaganda - para ser verdade. Todavia os Ascensos desta vida sempre servem para nos trazer a realidade de volta.

4 comentários:

Anónimo disse...

Vocês, de direita, são de morrer a rir: andam de ministro em ministro, e agora já desceram ao nível dos sec. de Estado, a atacar as palavrinhas todas que dizem, quais jornalistas estagiários a mostrar trabalho ao orientador. Não me lixem!

Anónimo disse...

os "esquerdistas" que têm andado a comentar neste blogue e noutros blogues estão a dar origem a uma nova espécie de esquerda: a esquerda-imbecil.

Anónimo disse...

É para corresponder à direita imbecil!

Anónimo disse...

começam a ser demasiadas as trapalhadas deste "governo"....
parecem estar a copiar o estilo santana...
será que o "engenheiro" quer bater um record de "governar sem fazer uma profunda remodelação?
que, na realidade nada resolveria....