15.4.06

RARAS


Não sei bem porquê, martela-me na cabeça a frase com que Baruch Spinoza termina a sua "Ética": "todas as coisas dignas de atenção são tão difíceis quanto raras". As pessoas também.

5 comentários:

Macro disse...

Era das lentes, polia-as..

Hoje, não obstante as lentes, nem as pessoas vemos.

É simples, vê.

Só que na altura filosofar implicava ir parar à cadeia ou ver a cabeça rolar como uma abóbora descendo por uma ribanceira abaixo; hoje filosofar implica ficarmos como o Carriho: frustrado pela derrota de Lx, embora o console a mulher q tem e um puto que um dia, se for filósofo, irá tb precisar de lentes, e aí entra o Espinosa, para polir as lentes, naturalmente.


Mas nc leia "Os jogos de racionalidade" do Carrilho pq nem com lente aquilo se lê..

Digo-lhe mais para responder à sua angústia metafísica: essa apreensão de não se ver nada à frente, nem as pessoas, não é por elas serem tão pequenas assim. Tal decorre duma ideologia que se tem vindo a impôr a galope: a indiferença.

Esta é a pior ideologia do séc. XXI, e confesso que é dificil combatê-la, desmantelá-la, pq ela é acima de tudo cultural, e com os hábitos e as mentalidades não se brinca. Provavelmente, ainda estamos tão desenvolvidos como no tempo dele, séc. XVII.

Aliás, aqui mmo na net, na blogosfera há blogs de m... com imensos que se julgam o máximo, mas só têm uma coisa: arrogância; outros são melhores, mto melhores, depende da atitude.


Se calhar ele quis furar esse bloqueio social e cultural instituído, e lá está, foi excomungado, devido às suas heresias, tentaram até assassiná-lo apenas por ter criticado a religião oficial - que ele achava dogmática e rígida, além de ser o 1º a interpretar críticamente a Bíblia.

Portanto, era mesmo um tipo ideal para ter confrontado o beato C. das neves no outro dia na dona Fátima, já que a outra fátima - a bonifácio, é uma anormalidade da ciência e da historiografia, não se aprende nada com ela, só banalidades.Ouvi-la falar do homem branco foi regresar à idade média... não por que mivros elas sistematizou a história, ainda por cima era antropocentrada, que é a única atitude que uma soit disant historiadora jamais devera ter.. Para ela, portanto, a Europa é que é, o Ocidente é que é; se ela levasse longe demais aquilo descambáva-mos numa ditaduram depois totalitarismo, seria a Dt. + o Total. da dona bonifácio. Dasse... E vão estes gajos para a tv ofender a inteligência dos outros.

Hoje qdo vejo um padre sabujo, pançudo, para variar, lembro-me logo do brilhantismo do Espinosa, por efeito de contraste, claro está!!
Acho que respondi - através das lentes do Spinosa. Um tipo tão bom e tão genial que até foi abandonado pela família...
Um gajo já n pode ser intelignete, mto menos talentoso. A mediocridade é que está a dar, pois assim não se distingue de ninguém e fazemos o homem-massa
best
rpm

Anónimo disse...

"Todas as coisas dignas de atenção são tão difíceis quanto raras"
(Baruch Spinoza)
“As pessoas também”
(João Gonçalves)

Eu, que o considero, uma pessoa com uma “visão” fora do comum “não acredito”, que não entenda e/ou sinta esta tão profunda, quanto verdadeira e, ou simplesmente simples e magnífica frase de Baruch Spinoza.
Por isso tenho a certeza que ...
“Saber porquê, sabe ...”
pelo que ...

Macro disse...

Mto obrigado pela consideração, ainda olhei para trás, não fosse pensar que estaria a dirigir-se para o Spinoza...Um Espinosa nas minhas costas no séc. XXI, era, no mínimo,interessante. Tentarei ilustrar ou polir o seu teste à "americana" ... ... ... Ié, tentarei preencher os espaços que deixou para mim.

Com efeito, a minha crítica foi mais de tipo sistémico, e não pessoal. Basta reler... Qto à indiferença...ideologia do séc. XX-XXI... EXperimente entrar na sede na AMi e veja a lápide que lá está com umas frases cravadas no mármore... A vida pessoal e institucional é pautada por isso mesmo. Depende sp do status que se tem, pois isso modela tudo o resto..

Olhe aqui mmo para a blogosfera... as guerrinhas entre bloguinhos e gentinha egocêntrica que copia umas coisas, adultera outras mas se um dia tivesse de teclar alguma coisa sem cábulas ou compêndios diante dos olhos nada escreveriam...uns decidem acabar como se eles fosse autores do que quer q seja, senão da sua própria vaidade , soberba e arrogância, vcê até os cita por aí.. são uns putos, é escola duma direita que ficou órfã qdo o barroso se pirou para a mer... da Europa que temos; e se a Europa é uma m... os subúrbios tb não podem ser melhores.., é o efeito de periferia que nós criticamos à Europa; o alberto da madeira critica-nos a nós - "contenente"..e assim por diante..
Já não há pessoas raras, e hoje muito poucas são as dignas de atenção. Logo(...)

Pois havia que dizer algo que fosse além do enunciado, já de si profundamente clarificador. Mas ao mesmo tempo tão óbvio qto enigmático... LOgo, impunha-se destapar a crosta e ver os bichinhos sob a ferida a mexer, foi o que fiz à boleia do polidor-filósofo.

Ou seja, tentei raciocinar por extensão.. e nessa extensão cabe muita coisa: uma certa tv, uma certa blogosfera, uma certa intelectualidade, uma certa anti-ideia do Ser e do ter...Et voilá, uma certa ideia do Homem contida no enunciado..

Afinal, o que há de mais digno de atenção qto as próprias pessoas, apesar das pessoas...

Mas se perguntar a meio mundo quem as desiludiu mais, verá que a maior parte responde: - as pessoas, e não o cão!!! pense nisso, verá que vai além do enunciado..

Só tem é de fazer uma coisa: polir a lente..

Logo, as pessoas em quem podemos e devemos confiar são os filósofos e os diamantes (que tb são raros)..
Além de que um tipo que já morreu tb não nos pode enganar...E os diamantes não estão ao alcance de qqr um...

Saõ as pessoas, sempre as pessoas
por elas se vive, por elas se mata, até por causa dos diamantes.

Olhe ao Baruch quiseram matá-lo só pq pensava diferente da ortodoxia religiosoa vigente. Isto é tão caricato qto absurdo, o mesmo seria vcê querer matar-m a mim e eu a si só pq ambos não coincidam num ponto de vista.

Lá está, a vista, sempre a vista, sempre a lente, sempre o polidor delas: o Spinosa, Baruck pró amigos..

Obrigado
rpm

Anónimo disse...

Meu caro Rui Paula de Matos

Eu, geralmente quando "comento" e, da forma como fiz às 5:15 é, relativo ao tema e/ou ao texto do autor

Realmente é "muito convencido" e, escreve, escreve, mas tão pouco nos diz

Macro disse...

Sr. Gonçalves,tem toda a razão. Há dias assim. Não conseguimos produzir nada de jeito. Hje foi um desses dias. SE calhar os outros tb.É o preço do ouro negro, são os deputados, é a recessão económica social tudo. Sugiro mesmo que apague não só esse tal de macroconvencido c/o os comentários q nada dizem. Eu pp/ estou tentando liquidar o macroconvencido só q já nem das passwords me lembro.Obridado e bons posts.