27.3.06

O SIMPLEX


O primeiro-ministro apresentou o "Programa de Simplificação Administrativa e Legislativa" que leva um nome parecido com o de um detergente para a loiça, "Simplex 2006". O "programa" é manifestamente louvável e, na sua generosa intenção, prevê um conjunto de medidas que, a ser posto em prática, deixa muito do Estado à porta dos cidadãos. Aliás, Sócrates socorreu-se de uma expressão feliz quando esclareceu que a "grande ambição deste programa" era "pôr fim à era do Estado desconfiado que fiscaliza todos os actos e que acredita existir uma solução burocrática para cada problema". É pena que este zelo verdadeiramente liberal do chefe do governo não seja prosseguido noutras coisas e que, em tantos aspectos das nossas vidas pessoais e profissionais, continuemos a ser tratados como perfeitos idiotas por quem exerce um qualquer módico, mesmo que miserável, de autoridade. Não é por causa destas 333 "medidas" que vamos deixar de olhar para o Estado sem desconfiança. Com a nossa maldita tradição, jamais o Estado poderá ser um "parceiro" confiável e estimável. Existe por detrás de tudo uma "máquina" alimentada por homens e mulheres que não estão dispostos a, do pé para a mão, abdicarem das suas pequeninas prerrogativas e dos seus pequeninos poderes. Nessa matéria, o "Simplex" é, seguramente, demasiado simples e porventura ingénuo. Sobretudo quando vê nos dados electrónicos e na Internet a varinha mágica para combater a burocracia. Será que os cérebros do "Simplex" estão mesmo certos do país em que vivem? Esperemos para ver, como dizia o cego.

5 comentários:

Anónimo disse...

Oh Pá,eu até gostei d ouvir aquelas medidas TODINHAS p/simpificar a relação Cidadão/Estado.Não reparáste n botão mágico?É só carregar num botão q tem 1"esse"azul(azul d linha azul,a tal q dá acesso a tudo,especialmnte gravadores d chamadas,n sei se me faço entender...)e tudo o resto-montes/dezenas d coisas-é feito p/Estado lá d lado d dentro...Até 1qq Agricultor ds Beiras,c/1qq PC em cima d 1qq rabo d burro,ou 1qq Alentejano c/1qq PC à sombra d 1qq XAPARRO,pode candidatar-se a 1qq Subsídio d PAC q é dinheiro d Europa,CARAGOS!!!Ainda n tinhas percebido isto?Ka Ganda Funcionário Público me saíste John!!!Puxa,tá td tão bom d ver;vai ser td munta rápido e eficiente,pá...podes crer,m/KRIDO,a INOVAÇÃO vai fazer td,mesmo qdo estiveres a dormir:
Xau bjs Fá

Anónimo disse...

... mais um "pertinente e excelente" artigo, assim como o da passada 6ªf do "Independente"
... não esquecendo a tão oportuna "ilustração"

Anónimo disse...

SIMPLEXMENTE MARIA.....
deixem-me rir....

João Melo disse...

o nome é bonito..

Pedro Duarte disse...

Simplex ... Este tipo de termos já passou de moda há bué. Ainda estou lembrado do Clix com o seu "borlix" e o Asterix com o "Ideafix".

Agora a verdadeira história sobre as 333 medidas : Na verdade, inicialmente pensou-se em 666 medidas, mas o peculiar significado associado ao número podia levantar algumas suspeitas, por isso, dividiu-se por 2.