12.5.07

O DESPREZO

Como lisboeta, espero poder subscrever o maior número possível de candidaturas independentes à CML. Não pelo o que elas possam valer, mas como um acto de desprezo perante o tricot partidário - sem exclusão de ninguém - que levou a Câmara ao estado a que ela se encontra.

14 comentários:

Anónimo disse...

Porque é que a sua amiga F. não fala sobre este e outros assuntos da actualidade politica ? Ficou cega, surda e muda depois do referendo ? Ou será que nada vê devido ao fumo do Tabaco ?

Anónimo disse...

O problema é que cada um só pode subscrever uma.

Anónimo disse...

O "tricot partidário", como você tão arrogantemente designa os partidos,é a essência da democracia. Sem partidos teríamos uma ditadura. Aliás Sarkosy, que você tanto admira, o que é ele senão um subproduto do "tric0ot partidário"?

Anónimo disse...

Democracia? Quem falou em democracia ? Democracia sem justica
so se for democracia saloia como a que alguns apregoam...

Anónimo disse...

oh ninha senhora.. O home so disse que entre os maus ele era o melhorzito...Seja democrata e batasse pela injustica que nao funciona nesse country....

Anónimo disse...

Acalme-se a D. Clara, por favor. A essência da democracia está muito acima da escabrosa actuação dos partidos que temos. Fazer descer essa essência ao nível da actuação clientelista e embrutecedora desses nossos partidos, é insultar de forma intolerável a Democracia.

Não são, definitivamente, os partidos da democracia portuguesa, D. Clara, que constituem uma lição de Democracia que valha a pena passar a quem nos seguirá. A não ser pela negativa.

E já agora, D. Clara, por favor poupe-nos às suas dores quanto à decisão dos franceses. Aceite uma sugestão: fale nisso quando isso vier a propósito. E só então.

Anónimo disse...

Quando os partidos não se renovam, entre outras causas porque as juventudes partidárias se nos apresentam requentadas, sem ideais e com muitos interesses, os partidos não são a «essência» de nenhuma democracia. São mesmo a causa próxima e longínqua da sua inexistência. Um secretário-geral, por exemplo, eleito com 98% de votos internos do seu partido denuncia uma estrutura não-democrática no próprio interior do partido, muito à imagem e semelhança do ido Sr Brejenev.
É sintoma de uma grande falta de democracia, um deputado europeu "largar" as suas funções de deputado para acudir à Administração Interna do Governo e desta seguir para candidato à Presidência de uma Câmara Municipal. Ou aqueloutro que abandona o seu mandato numa Câmara para "acudir" a outra. Os partidos estão exangues. A democracia também. É inevitável um abalo neste eterno ramerame e é bem possível que comece já em Lisboa.

Anónimo disse...

Estimado João Gonçalves: estou consigo nisso de independentes. Pena é que eles não sejam mesmo, mesmo, independentes.

Cá por mim, vou votar Carmona Rodrigues.

Digo eu...

Saloio

Mar Arável disse...

Na minha opinião - os desesperados também são filhos de deus - independentes?

Anónimo disse...

Caríssima Clara Martins

A mim dá-me a impressão que a essência da democracia é o voto por maioria

Anónimo disse...

É claro q existe "tricot-político" neste país d "pacóvios":aliás,sermos d facto pacóvios,é a real e única razão d termos/querermos este País assim. 1º)Se começássemos p/proibir o Estado d dar "subvenções"d s/Orçamento aos partidos,era lg a 1ªgrande talhada p/os deitar abaixo(p/menos alguns...talvez até o PS fosse lg o 1º...).Depois, assistimos a 1 desmedida «embriaguês» d gentalha/partidária p/PODER,exactamente p/ser o único meio q os Partidos têm(p/além d se financiarem/roubarem o Erário Público!!!)d arranjar emprego p/os seus correligionários,pagar favores pessoais(pacionais/paneleiradas),familiares(já nem digo amigos,pq estes às xx são os 1ºs a não entrar nesses jogos:NÃO VERGAM,p/n lhes fazerem VÉNIAS p/lhes irem ao ...)etc. Pto,sou a favor daquele princípio q o Manuel Alegre lembrou em 2004:o facto d 1 Partido(estatuto do PS,p/ex.)ganhar eleições,n significa obrigatoriamte q o s/Sec-Geral seja o 1ºMin e/ou q o Governo seja constituído esssencialmente pelos s/militantes:O Governo pode até ser totalmente constituído p/independentes=civis s/cartão político.Lg,CONCORDANDO ABSOLUTAMTE C/ISTO(e contigo JG,apesar d saber q n gostas d M.Alegre).
Temos então q questionar:pq n seguir este RUMO:o Partido ganhador ds eleições,apresenta a s/escolhas d Governantes=elites/técnicas/éticas(C/vidas escrutinadas s/a s/idoneidade e SABER servir o Estado-sem FUGAS aos Impostos,nem Canudos académicos sacados c/cartões d gabinetes Ministeriais...p/exemplo...)d sociedade civil?
CLARO QUE ISTO SÓ NÃO SE FAZ,PQ OBRIGA OS PARTIDOS A NÃO SEREM CÁBULAS!Teriam de estudar a sério as políticas TODAS do Desenvolvimento(Educação;Justiça;Economia/Produção;Saúde;Segurança/Defesa;Finanças Públicas),depois construir PROGRAMAS políticos credíveis,com metas/objectivos(NÃO PROMESSAS,atenção),quantificações e "timings".É isso q os Partidos não fazem,nem estudam(razão pq mentem tanto nas campanhas eleitorais,ms o SARKOZI fê-lo frontalmente e a França gostou e elegeu-o,percebem a diferença?).Qto Sócrates apregoa q n aumenta impostos,pensava-se q ele tinha tudo estudado p/n o fazer,n axam?Ms mal "agatanha" o Poder,aumenta os impostos todos,dizenbdo q a "coisa"tava pior d q ele pensava(?),como é possível:quer givernar e desconhece os dossiers...?!MENTIU E NÓS CALÁMOS,pq acreditamos sp ns mesmos entusiasmos eleitoralistas,n esperança d apanhar algumas "migalhas" d promoção n AdministPública(central/Local)ou taxo ns EP's,EM's:Gestor Público em Portugal é o melhor q há em toda a Europa e EUA(ex:V.Constâncio=1 carapinhoso q recebe milhões e só diz asneiras:n acerta 1nº sp q abre a boca,ou s/PIB,ou Exports ou Inflação,etc,mil coisas q já disse e nunca acertou nenhuma(!),excepto qdo fala depois d ouvir os outros experts ou previsões d UE ou OCDE...é Burro e isso basta p/com o PS,ser 1RICALHAÇO).
Final de MSG:Temos de ver PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO dos Partidos Candidatos a Ganhador de Eleições,depois entregar essa missão e responsabilidade a INDEPENDENTES do melhor q temos na Socieadde Civil.No fim pedimos contas:haverá prémios ou haverá prisões!!!
Isto deve ser já posto em prática c/as eleições intercalares da CMLisboa:Venham daí os Independentes e Vejamos c/atenção o que nos propÕem fazer pela CAPITAL.
Midarte

Quintanilha disse...

A culpa não é dos partidos políticos mas sim da gentinha de Lisboa que entregou de mão beijada os destinos da maior Câmara do país a tipos como Pedro Santana Lopes. O descalabro começou precisamente aí!

Anónimo disse...

Cada qual "vai com a sua" e como já faz parte das palavras gastas, gastíssimas, denunciar «o sistema», não há remédio que remedeie.
Há-de cair de pôdre como sempre aconteceu em Portugal. Portanto, pacientemos; tarde é o que nunca chega.

Anónimo disse...

MAs ainda há quem não tenha entendido que a DESGRAÇA/PROBLEMA GRAVE deste país é a PARTIDARITE???!!!