12.9.06

TODOS OS NOMES

Um amável leitor deixou neste post os nomes das vítimas do "11 de Setembro". Fez bem. Na sua infelicidade, aquela gente tem, pelo menos, um nome. Foram cidadãos do mundo que desapareceram em actos estúpidos e brutais. Como eles, por actos e omissões igualmente estúpidos e brutais, morrem diariamente centenas e centenas de anónimos, preferencialmente crianças (não andamos sempre com as crianças nos lábios?), nesse continente abandonado que é África. Ou em atentados mortíferos, com ou sem nome, na "democracia sonhada" de George W. Bush no Iraque. Morrer em Nova Iorque é diferente de morrer no Sudão, em Angola, no Líbano, em Bagdade, em Bali, em Madrid, em Londres ou no Egipto? A morte anónima é menos digna que a morte mediática? A tragédia nova-iorquina arrancou a quase toda a gente prosas e poesia de partir o coração, mesmo àqueles que nunca puseram os pés nos EUA. O bonzinho Guterres bem se espreme para que o ouçam. Só que a miséria do pó africano e dos corpos escanzelados dos nativos não provocam tantos delíquios como a macabra "magia" da queda em directo de duas torres gigantescas no "centro" imaginário do mundo. Se guardássemos um minuto de silêncio por todos os nomes que, hora a hora, desaparecem sem terem chegado a saber que estiveram vivos, nunca mais abríamos a boca.

7 comentários:

Anónimo disse...

Eu não guardo minutos de silêncio por nomes e sim por pessoas mortas.

San disse...

Pois. tal como na "Animal Farm" do George Orwell, somos todos iguais mas uns são mais iguais do que outros. Como se a morte de uns fosse mais morte do que de outros!

Anónimo disse...

Na minha opinião o post "Jogo de Lágrimas" está muito bem escrito. Os nomes das pessoas que morreram em Nova Iorque só o completa, não lhe tira um átomo de razão.

Anónimo disse...

A dignidade que se não dá às "mortes anónimas" não pode retirar a dignidade devida às mortes que as circunstâncias fizeram mediáticas.

A ideia expressa, bondosa e justa que seja, é presa fácil, da forma como é posta, da afirmação de que uma morte americana vale menos do que uma somali (por exemplo).

E, porque não se faz o que se deveria fazer quanto às mortes dessa África, deduz-se (poder-se-á deduzir, da forma como a coisa é exposta) que nada se deve fazer, quanto a essas mortes americanas.

Admitir-se-á que é um exercício lamentável de nivelamento por baixo (mas há muito político que concordará jubilosamente!).

Mas nós, portugueses, vistas as coisas assim, até continuaríamos iguais à nossa história: algures no meio (enfim, mais para os lugares do fim).

As nossas mortes seriam "remediadas". Pobrezinhas mas honradas...

Sónia Monteiro disse...

Sem querer parecer insensível a tudo o que se passou, mas era tempo de pensar no 12 de Set...

Anónimo disse...

Não resisto a dar um contributo "sério" sobre este tema, na linha aliás do "consistente raciocínio" de Mário Soares sobre as teorias da conspiração. Eles andam aí...
O autor do post, qual "salta-pocinhas", com a visão holística que tem do mundo, também parece entender que os problemas do terrorismo e da miséria nasceram e perpetuam-se devido ao grande Satã americano. Será mesmo assim? Talvez os autóctones de algumas das nações citadas - em África e na Ásia - e a sua nomenclatura corrupta, despótica e sanguinária, tenham também alguma dose de responsabilidade neste presente sem futuro. Talvez... Todos os que morrem ao abandono e por desumanidade merecem a nossa compungida compaixão. Todos os responsáveis por tais mortes devem ser perseguidos e submetidos à justiça. Mas a mortes de uns não relativiza, nem desvaloriza, as mortes dos outros. E, os governos de cada país têm o direito e o dever de defender os seus concidadãos. Talvez seja isso que os EUA têm tentado fazer. Talvez...

"Loose Brains", "intelligente design" ou uma nova conspiração para o 11 de Setembro
(A conclusão final merece alguma reflexão)
O "11" passou a ser um número inquietante .Pode pensar-se que é uma casualidade forçada ou simplesmente uma tontice, mas o que está claro é que há coisas interessantes. Que têm de ser explicadas como ontem disse Mário Soares e um "intelectual muçulmano" no Prós & Contras. Senão, vejamos:

1 - New York City tem 11 letras.
2 - Afeganistão tem 11 letras.
3 - "The Pentagon" tem 11 letras.
4 - George W. Bush tem 11 letras.

Até aqui, meras coincidências ou casualidades forçadas (será?).

Agora começa o interessante.....

1 - Nova Iorque é o estado Nº 11 dos EUA.
2 - O primeiro dos voos que embateu contra as Torres Gémeas era o Nº 11.
3 - O voo Nº 11 levava a bordo 92 passageiros; a soma dos seus algarismos dá: 9+2 = 11
4 - O outro voo que bateu contra as Torres, levava 65 passageiros; a soma dos seus algarismos dá: 6+5 =11.
5 - A tragédia teve lugar a 11 de Setembro, ou seja, 11 do 9; a soma dos seus algarismos dá: 1+1+9 =11.

E agora o inquietante.....

1 - As vítimas totais que faleceram nos aviões eram 254: 2+5+4 =11.
2 - O dia 11 de Setembro, é o dia número 254 do ano: 2+5+4 = 11.
3 - A partir do 11 de Setembro sobram 111 dias até ao fim de um ano.
4 - Nostradamus (11 letras) profetiza a destruição de Nova Iorque na Centúria número 11 dos seus versos...

Mas o mais chocante de tudo é que, se pensarmos nas Torres Gémeas, damo-nos conta que tinham a forma de um gigantesco número 11.

E, como se não bastasse, o atentado de Madrid aconteceu no dia 11.03.2004.

Somando estes algarismos dá: 1+1+0+3+2+0+0+4 = 11.

Intrigante, não acham??

O atentado de Madrid aconteceu 911 dias depois do de New York.
Somando os seus algarismos dá: 9+1+1 = 11

E AGORA o mais arrepiante:
- VERMELHICES ("site" sobre o benfica: http://www.vermelhices.com/ ), tem 11 letras...foi criado no dia 01.05.2002 e colocado online à 01 hora.

Somando os algarismos dá: 0+1+0+5+2+0+0+2+1 = 11.

CONCLUSÃO DE TUDO ISSO: Bin Laden é benfiquista desde pequenino...

Felizmente esta época os "rapazes" não andam afinados.

Anónimo disse...

Este último anónimo por que é que não experimenta os conselhos do Prof. Karamba?