15.9.06

O MISTÉRIO DA CULTURA

A sra. profª Isabel Pires de Lima que dirige, a partir do Palácio da Ajuda, o ministério da Cultura - uma extravagância que podia perfeitamente ser extinta - explicou ao país que tenciona devolver "às suas vidas" alguns dirigentes de organismos da casa, isto depois do PRACE (lembram-se?) entrar em vigor. Seja. No máximo, disse, cada instituição sob a sua tutela deverá ter "apenas" dois ou três dirigentes. Um dos que Pires de Lima entende que deve manter os três, é a secretaria-geral, precisamente o serviço onde até os elevadores pararam por falta de verba e por falta de imaginação. Depois seguem-se os "novos" organismos que resultam de fusões, e os teatros que adquirem a natureza jurídico-financeira de empresa pública. Sim senhor. Escusado será dizer que a "fonte" é sempre a mesma, mais os trocos do mecenato, uma coisa que não há meio de ser organizada com pés e cabeça: o orçamento de Estado. Por falar nele, a ministra avisou logo que 2007 vai ser de penúria para o seu esplendoroso sector. Assim sendo, vamos ver quem são os "gestores" que Pires de Lima mantém, manda para casa e vai buscar a outro lado qualquer. Eu, que dei para o peditório da penúria entre 2002 e 2003, esclareço que o exercício não compensa. Todavia, há sempre gente disposta a tudo e que, sem mudar nada, acompanha sempre as "mudanças". Palpita-me que Isabel Pires de Lima conta com eles.

5 comentários:

Anónimo disse...

Já está na fila?

João Gonçalves disse...

Acha? É mesmo uma proposta de candidatura.

Anónimo disse...

Pois é, caro João, quando se trata de professores - bons e maus - e a humilhação e que têm sido alvo, você não podia estar mais de acordo com a ministra.
Agora quando nos toca a nós a coisa é bem diferente, não é verdade?

João Gonçalves disse...

A mim não me toca nada. E não concordo com nenhuma humilhação. Concordo com a racionalização das coisas. Ou, pelo menos, com a tentativa.

Anónimo disse...

Tem o cineasta alguma razão. Mas poderia ser mais coerente com as suas ideias.
Mas concerteza a pessoa mais dispensável é a Senhora Lima. Espera-se pois que aproveite a ocasião para regressar aos seus afazeres, seguida pelo seu secretário de estado.
Quanto a candidaturas haverá concerteza muitas mas podem ir tirando o cãozinho da chuva.