6.4.07

O "RUMO"


Em alguns comentários a posts anteriores associa-se a alegada "crucificação" de Sócrates - só imbecis poderiam utilizar este termo em plena Páscoa - aos "interesses" de Belmiro de Azevedo e respectivo reflexo daqueles no jornal Público. Se bem me lembro, o Público, como a maioria da comunicação social e dos blogues (o meu incluído) não pouparam a "saga Santana Lopes" e, cada um à sua maneira, directa ou indirectamente, "puxou" por Sócrates em 2005. Isso permitiu a emergência, de imediato associada à "imagem" do agora primeiro-ministro, das ideias da "mudança de rumo", da "determinação", da "coragem" e do "fazer o que deve ser feito". O trilho percorrido por Sócrates - zurzir em todos ao mesmo e a todo o tempo - exigia, pelo menos da sua parte, um estatuto de exemplaridade - política, pessoal e profissional - acima de qualquer suspeita. Ao "mexer" em milhares de pessoas e em centenas de corporações, o primeiro-ministro, presumia-se, estaria acima daquilo a que tenho chamado de "descalabro ético do regime". Não se corrigem os erros do regime seguindo a sua pior "gramática". Por isso - e bem - os media e os blogues estão, uma vez mais, a cumprir a sua função. Fizeram-no quando foi necessário em relação a Santana Lopes (onde é que não estaríamos já se isto tudo se passasse com ele?) e fazem-no, agora, em relação a Sócrates. Não existem movimentos inocentes em política. Não compete aos media ou aos blogues "provarem" o que quer que seja. Até ao momento, nada de substancial do que tem sido escrito em relação à biografia do chefe do governo foi desmentido. Pelo contrário, é a biografia oficial do primeiro-ministro que tem sido alterada por quem de direito (?) sem qualquer explicação pública. Fazer o que deve ser feito inclui dissipar sombras e mistérios sob pena de o famoso "rumo" ir parar a lado nenhum.

13 comentários:

Anónimo disse...

Acerca deste mesmo assunto :
«Da questão da Independente ao fundo da questão» (tempo que passa)Prof. Adelino Maltez. Imperdível.

Anónimo disse...

Não se pode inverter o ónus da prova, meu caro. Quem levantou ou levanta suspeitas, insinuações, possíveis contradições é que tem de provar que está a dizer a verdade. Se~não for assim, então concluiremos todos, mais uma vez, que tudo não passa de uma atoarda, de uma cabala para tentar desacreditar Sócrates. Então? Provem lá o que insinuam!

Anónimo disse...

«Não compete aos media ou aos blogues "provarem" o que quer que seja.»
É claro, aos blogues e aos media só compete insinuar, distorcer, chafurdar, mentir... Esclarecer, mostrar prova do que dizem em títulos garrafais... nada. Exemplar, caro João.

Allexandre disse...

Não foram Santana Lopes e Durão Barroso alguns dos que foram beneficiados pelas passagens administrativas do PREC? Estou em crer que sim...

João Gonçalves disse...

Os amáveis comentadores não entenderam o que quis dizer. Explico. Até agora, pelo menos do que tenho lido, tudo foi escrito com base em documentação, a que existe de facto. Cabe a quem de direito provar que essa documentação ou é forjada, ou nunca existiu e que a "verdadeira" é outra. Pode ser que, como na canção do Marco Paulo, afinal havia a outra.

AM disse...

O anónimo das 8:58 mais parece o MST...
"Afinal havia outra", não é do Marco paulo mas sim da famosa "soprana" Mónica Sintra.
Afinal sempre havia outra :)

Anónimo disse...

Eu por mim até já dava de barato a aparente trapalhada do currículo do PM (afinal, quero lá bem saber!).
Outra coisa é a continuada promíscuidade de personagens e instituições universitárias e/ou financeiras, públicas e privadas, entretanto divulgada hoje por todos os canais de TV, bem como em um excelente "post" do Prof. Adelino Maltez.
Já só falta o Dr Jorge Lacão ou o Prof. Medeiros Ferreira virem falar-nos mais uma vez da «ética republicana» ... há uma nova Constituinte que grita por Portugal.

Anónimo disse...

O João é que parece não entender o que está em causa. José Sócrates tem um diploma de licenciado, com o mesmo exacto valor de outros milhares de diplomas das dezenas de universidades portuguesas. Até agora, ainda não vi nada, preto no branco, que desminta esta realidade. Só insinuações.

Anónimo disse...

João, podes garantir aos teus leitores que as tuas notas na Católica estão correctamente lançadas?
Tens a certeza de que nenhuma foi lançada num feriado. Não digo domingo, porque é dia Santo...
Tal como eu, estás-te nas tintas para isso. Fizeste as cadeiras, tens a licenciatura feita, ponto!
Levantar este tipo de suspeitas, é feio, e tem de ser provado por quem as levanta - se tiveres notas lançadas num fim-de-semana, a tua licenciatura em direito deixa de o ser? Eu sobre a minha, não sei nem quero saber, nem fui levantar o diploma!...
HJP

Anónimo disse...

João, podes garantir aos teus leitores que as tuas notas na Católica, estão correctamente lançadas?
Tens a certeza de que nenhuma foi lançada num feriado. Não digo domingo, porque é dia Santo...
Tal como eu, estás-te nas tintas para isso. Fizeste as cadeiras, tens a licenciatura feita, ponto!
Levantar este tipo de suspeitas, é feio, e tem de ser provado por quem as levanta - se tiveres notas lançadas num fim-de-semana, a tua licenciatura em direito deixa de o ser?
HJP

João Gonçalves disse...

Ao Humberto e a outros comentadores: o sr. PM até podia ser canalizador - de preferência, polaco - e nada disso importava para o desempenho do cargo. Se ainda não perceberam que não é a "licenciatura" do PM que está em causa, metam explicador mas de preferência sem ser da UNI.A circunstância de os seus próprios serviços (gabinete) andarem à volta da sua "biografia oficial" - um dia tem uma coisa a mais, outro dia a menos e vice-versa - interessa escrutinar porque, ao contrário de qualquer um de nós , ele manda no governo desta choldra. E em democracia, descontando as latino-americanas que são muito parecidas com a nossa dita "europeia", isso importa. A mim interessa-me o carácter e a biografia de quem manda em mim. A V.Exas não? Qualquer coisinha serve?

Anónimo disse...

Não, não é feio lançar "este tipo de suspeitas" como diz um comentarista anterior. Trata-se de se saber a VERDADE, de se saber se o Sr. Pinto de Sousa tem ou não tem licenciatura e, se se apurar que não tem (não há fumo sem fogo.....) ser punido como qualquer cidadão que se faz passar pelo que não é só para subir de posição social!!

Tanto me faz que o primeiro-ministro seja sapateiro, doutorado, pasteleiro.....mas o que ele não pode ser é MENTIROSO e tomar-nos ao todos por IDIOTAS, percebeu, sr ou srª. do comentário das 11:36???!!!

Alvaro disse...

Em
http://cabalas.blogspot.com/2007/04/acreditar-preciso.html
está uma nova versão deste cartaz. Mais actualizada...