5.4.07

NO MEIO DE NÓS

"O processo contra Jesus continua e continuará. Ele está no meio de nós. E por isso será julgado. Hoje, como ontem, Jesus, em vez de se apoderar da nossa liberdade, como fazem os poderes políticos - e, também, muitas vezes, as igrejas -, deixou-a nas nossas mãos, tão grande quanto a obra do seu próprio Pai. E hoje, como ontem, muitos rejeitam-na. E escolhem. Contra Ele. O processo continua e continuará. E nesse processo toda a humanidade terá de pronunciar-se, porque se trata, para além da fé, da sua própria liberdade."

Victor Cunha Rego

2 comentários:

Anónimo disse...

Caro João,
Esta Páscoa não deixe de ouvir esse monumento de toda a arte ocidental que é a "Paixão Segundo S. Mateus" de J.S.Bach.
(Já agora a m/versão favorita: Rolfe-Johnson, Schmidt,Bonney, Monoyios, Von Otter, Chance... O Coro Monteverdi e direcção de J.E. Gardiner).
Uma santa Páscoa para todos.

Anónimo disse...

É também por esta vivência da liberdade que Jesus desde logo nos avisou que não veio trazer a paz. As tribulações não deixariam de existir, contrariamente ao que diziam os falsos profetas. Mas nesta existência miserável, constante exigência, perdão e reconciliação têm um papel imprescindível, talvez o desafio mais difícil do cristianismo que apaixonou tantos contemporâneos da "lei de talião" judaica e do "pão e circo" romano.
Nestes tempos, em que até para tantos venerados e propagandeados sistemas a violência é um remédio e uma necessidade sustentada por profeciazinhas muito bem conhecidas, não admira que seja tão difícil mencionar as raízes cristãs da Europa (que a fizeram um lugar de referência para todo o mundo) numa nova constituição. Ninguém disse que a constituição se torna uma catequese por relembrar tão nobres valores. Uma autêntica cruxifixão do Amor cristão! Que desperdício!