18.4.07

"BURROS AJAEZADOS DE DOUTORES"


"A Universidade, tal como ainda a concebemos, é um viveiro de doutorismo funcional: os burros entram burros e transitam burros ajaezados de doutores. Prefiro um bom criado de servir - compenetrado, eficiente, célere e voluntarioso - a um criado de servir doutor. Ora, o que mais produz a nossa cara Universidade são essas criadinhas atrevidas, arrogantes e ignaras que enxameiam com protagonismo liliputiano ministérios, fundações, câmaras, partidos, jornais e televisões com o seu vedetismo fruste, a sua mediocridade impante e uma total ausência de humildade. Estes "doutores" nunca leram um livro, jamais franquearam uma biblioteca, raramente entraram numa livraria ou num museu, não se lhes conhecem preocupações e ânsias cerebrais, vivem derrancados nas mesmas crenças e gostos do povo-chão - amiúde grosseiros, brutais e supersticiosos - e constituem, com a sua lei de bronze, o maior factor de inibição sobre o conjunto da sociedade. Se, de todo, não gostaria que me tratassem por sr. engenheiro, por favor, não me tratem por "doutor".

In Combustões, pelo Miguel. Cito porque finalmente alguém, sem me conhecer, percebe o que quero dizer quando menciono que as maiores bestas que conheço são todas licenciadas.

2 comentários:

Movimento Pela Net Mais Barata disse...

vamos mas é dar atenção ao que realmente interessa!
O país precisa é de pessoas que queiram pensar e trabalhar!No nosso blog lutamos por uma internet a preços mais justos e de melhor qualidade.
Participem!

Anónimo disse...

Bem....mas também há muita BESTA não licenciada.....

Há de tudo....