4.5.07

O ANTI-HERÓI


Quando Santana Lopes tomou posse como presidente da CML, em Janeiro de 2002, lembro-me de ver um sujeito que desconhecia, plantado atrás do dito Santana, silencioso e estático, que tomei por alguém da casa, tipo secretário-geral ou assim. Lopes fez uma campanha solitária que começava e acabava nele. Sucede que a criatura misteriosa chamava-se Carmona Rodrigues. Era amigo "do peito" de Santana e o seu homem de confiança. Tinha fama de "técnico" - ui - e foi com essa fama que se safou. Não me parece que seja mau tipo ou um intriguista como a maior parte da seita que acompanhou Santana na primeira fase do naufrágio. Convém não esquecer nomes como essa extraordinária Helena Lopes da Costa, a vereadora de luxo de Lopes, cuja história nunca foi bem contada. Carmona é - já aqui o disse - inteira criação de Santana que, por razões conhecidas e desconhecidas, a renegou. Traíram-se todos uns aos outros e, graças ao "talento" que a política confere, Santana permanece aureolado enquanto Carmona é crucificado. Não significa isto que tenha pena dele, bem pelo contrário. Desde a soberba infantil dos últimos dias de João Soares que a CML não se endireita. Lisboa é o trágico espelho do "bloco central" e da vaidade dos homens. Sá Fernandes, ao contrário do que ele imagina, não é menos tiranete do qualquer um dos outros. Só de pensar que o vamos gramar outra vez, arrepiam-se-me os cabelos. O bom senso reclama eleições e, naturalmente, para tudo. Carmona quis ficar na petite histoire. Ficará porque não é um traste.

8 comentários:

Anónimo disse...

Pois é! O bloco central anda a tramar a vida de todos nós. Agora teremos a principal câmara do País nas mãos do PS por incompetência do PSD. Como se já não bastasse o governo. Para quando um PSD assumidamente liberal, moderno e, porque não, de direita?
josé rocha

Anónimo disse...

Carmona Rodrigues e Marques Mendes foram chamados à “Judite” de José Sócrates. Carmona foi chamado à Judite do ministro Alberto Costa para explicar as trapalhadas em que se meteu ou em que se deixou meter ou em que foi metido no âmbito das negociatas entre a Bragaparques e a Câmara de Lisboa. Marques Mendes também foi à Judite. Não à Judite do ministro Costa, mas à Judite da RTP do ministro Augusto Santos Silva. Graças ao segredo de justiça, não sabemos o que Carmona disse à Judite do ministro Alberto Costa. Só sabemos que o homem não sai do barco antes da tripulação abandonar o naufrágio lisboeta. Mais transparente foi o depoimento de Marques Mendes, pois foi feito à vista de toda a gente. E não foi preciso muito tempo para percebermos que o seu barco também está seriamente ameaçado pela tempestade. Depois destas chamadas à Judite, só falta saber qual será o primeiro barco a ir ao fundo…

Anónimo disse...

Constato duas evidências com esta petite histoire: 1ª A convicção generalizada de que os Independentes são boas escolhas porque governam de costas voltadas aos mesquinhos interesse partidários é uma enorme balela. Ficou provado que se houve governo autarquico permeável aos lobbies foi este do Professor Carmona; 2ª governação de uma cidade feita por um tecnocrata é melhor do quando feita por políticos é um mito tonto. Sobretudo quando esse tecnocrata não demonstrou qualquer visão estratégica, sentido tático e sensibilidade para levar a cabo uma tarefa tão complexa como governar Lisboa. Governar não é dar aulas no técnico nem andar de capacete das obras posto para o boneco nas TVs; governar não é ser o gajo mais porreiro da CML e parceiro de patuscadas e futeboladas com os motoristas da CML.
L Vaz

Anónimo disse...

POis não, Carmona NÃO é um traste!

Ele quis ficar porque tem todo o direito a continuar a sua obra e não anda a JOGAR às politiquices como têm feito os da oposição que estão SÔFREGOS de poder, esses arrogantes!

Carmona é Sério, é Trabalhador, é Honesto e NÂO de se deixa atirar para "borda fora", como ele muito bem referiu, pela escumalha!!!!

Arrebenta disse...

Parabéns :-)
Excelente texto.
Justement, monsieur :-)

Anónimo disse...

O texto do autor do "blog" e os dois comentários que se lhe seguem, resumem admirávelmente aquilo mesmo que o Dr Mário Saraiva («Razões Reais») resumia quanto ao carácter estruturalmente des-ordeiro da "organização" da res-pública. A democracia, a liberdade, e os direitos fundamentais da cidadania, não têm que ser assim.

Anónimo disse...

Santana continua "aureolado" (?!). A sua ironia , se bem que subtil, é arrasadora.

Anónimo disse...

Carmona foi preferido porque era um técnico. Agora é crucificado porque é mau político.
Como é que Carmona estragou a cidade como se ouve dizer? Mais música estragada para alimentar os neurónios de quem não pensa.
Felizmente começa a haver autonomia relativamente ao que nos querem obrigar a pensar. 90% contra a demissão?