4.6.06

ABRIU A "SAISON"


Aqui há uns meses, o dr. António Costa apareceu rodeado de batalhões de bombeiros e de GNR's. Foi inventada uma saison de combate aos fogos, dividida em várias parcelas, com uns nomes patuscos que não consigo reproduzir. Ou seja, neste momento está em vigor um desses sublimes momentos da saison, supostamente protegido pelos ditos batalhões de homens e de máquinas. Apenas quatro dias são passados sobre o início do mês de Junho e já estão aí os fogos, os tais que o dr. Costa diligentemente pretendia evitar. Num deles, no Marão, a "máquina", no caso um helicóptero, levou quatro horas a chegar. Em matéria de fogos, tudo, pois, como dantes. Do choque tecnológico para este sector fica apenas o choque permanente das populações, ano após ano à espera que o inferno não desça, como já está a descer, à terra.

6 comentários:

Anónimo disse...

A RTP não tinha convidado os outros canais a não apresentar imagens em cima de fogos?
Parece que foram os primeiros a quebrar...

diogenes

Anónimo disse...

e já começou a historia de aproveitar os fogos para dizer mal do governo. Agora é esperar que alguém vá de férias para continuar o triste deita-abaixo. Ide apagar os fogos!

Anónimo disse...

seja honesto. Há quantos meses tinha este post escrito?

Pedro Malaquias disse...

Concordo plenamente com este post (tomei a liberdade de fazer copy / paste no meu blog, com a devida referência).

Quanto ao respondido pelo caminhante solitário, infelizmente o blogger não gravou a minha resposta (bem mais completa que esta) ao teu comentário na zona do meu blog. Mas cá fica algo semelhante:

1) O problema dos fogos no nosso país é algo que se arrasta há anos. O problema não está nos Governos, mas sim na falta de coragem.

2) Falta de coragem para quê? Evidentemente, para o combate da "indústria do eucalipto" e para uma verdadeira reordenação da área florestal nacional.

3) Enquanto tal não for feito, os fogos são inevitáveis. As medidas tomadas (a criação de uma super task force contra incêndios florestais) terão a mesma eficácia que todas as medidas tomadas até hoje, ou seja, muito pouca.

4) Não foi este o primeiro Governo a tomar medidas contra este flagelo. De facto, todos os Governos o têm feito, agora não o têm é publicitado da forma que este o fez. Desconheço se este programa tem algum nome sonante, mas não me admiraria nada se houvesse um Programa Incendex. Enfim...

Pedro Malaquias disse...

2) Falta de coragem para quê? Evidentemente, para combater a "indústria do eucalipto" e para uma verdadeira reordenação da área florestal nacional.

Anónimo disse...

alfa e bravo