15.6.09

SEM GLÓRIA



Ainda me lembro do tempo - não foi assim há tanto - em que Presidentes da República e assessores de Presidentes da República acorriam a Belgais. Quando Maria João Pires intercalava uns refogados e um lavar de loiça com uns acordes que deixavam as eminências em êxtase. Pela "modéstia" temperada com o "génio", naturalmente. Entretanto parece que Belgais vai passar pelo vexame de um arresto de bens por "falta de apoios". Subsídios do ministério da educação (aparentemente os únicos), móveis e instrumentos ficam todos por conta do tribunal. E porquê um tribunal? Porque, segundo a filha da pianista, há «uma acção movida por quatro ex-funcionários, despedidos a meio do ano, e que, de acordo com Joana Pires, discordam das indemnizações que lhes foram pagas. O valor do arresto ronda "os 78 mil euros", acrescentou.» E disse mais. «Despedimos funcionários para não termos que declarar insolvência a meio do ano. Perdemos patrocinadores e donativos e só lhes podíamos pagar o que o Ministério da Educação nos dava. Ficámos sem o resto do dinheiro que recebíamos", fruto da crise financeira, justificou.» A Câmara de Castelo Branco também se está nas tintas para o "projecto Belgais" - não é uma rotunda, um estádio ou uma estátua - e disse à moça que não tinha nada a ver com o assunto. Quando Maria João Pires se declarou «torturada" por Portugal, escrevi que era o Estado que ia a Belgais e não contrário. Há ainda três anos, Belgais era «um "projecto" nobre, sem dúvida, numa terra onde quase nada existe, que tem uma gestão para a qual foi canalizado dinheiro público, cerca de dois milhões de euros.» A seguir, por não lhe darem o que pretendia, Pires deixou de gostar de Portugal. A novela acaba, assim, com Portugal (o oficioso e o oficial que dantes voava para Belgais, para os petiscos e para a música em privado) a deixar de gostar do projecto de Maria João Pires. Sem glória.

Clip: Maria João Pires, Pierre Boulez e a Berliner Philarmoniker tocam Mozart no Mosteiro dos Jerónimos (Maio de 2003)

12 comentários:

Frioleiras disse...

pois... portugal dos pequeninos...

Mani Pulite disse...

Mais uma enganada pelos Socialistas.Será que aprendeu?Belgais não é como o Freeport.Não paga comissões.O Grande Líder não gosta de Mozart.Só gosta dos fatinhos da Rodeo Drive.

José Barros disse...

Uma história exemplar de socialismo bem-pensante.

Karocha disse...

Triste!

caozito disse...

Sócrates 'já' fala em humildade, mas ... que mal lhe fica !!!, diz que quer mais diálogo mas ... quem quer falar com ele ?

Constâncio, o anjo guerreiro, explicando o inexplicável, dá-nos uma "boa notícia" : o "BURACÃO" do BPN são só! mil milhões!!! ... que bom para a 'gente'! e, pela sua agradável revelação, merece ... aumento de ordenado.

Canas, o Vitalino, disse ontem uma coisa e hoje diz o contrário mas, para o ilustre cavalheiro, é a mesma coisa.

Lino anda na 'sua cruzada' a convencer o 'zé povinho' de que "rebentar" com as míseras finanças do país nos projectos megalómanos, tem imensas vantagens para o país, para os nossos filhos e netos.

Pinho e mais alguns andam desaparecidos; há algum tempo que não 'estão' visíveis ... e ainda bem!

Os deliciosos sons de piano da Maria João Pires estão prestes a ser 'memória'.

São algumas das ruínas do país.

joshua disse...

Vai de vela Belgais como toda a 'Cultura' apascentada pela nulidade encoberta e inexistente Zé Tó Pinto Ribeiro, o Grande Ministro Trocado (em miúdos).

Mani Pulite disse...

Maria João Pires é só uma grande pianista de estatura internacional.Que é isso?Aposto que se se tivesse inscrito nas Novas Oportunidades Belgais não tinha fechado.Ou feito uma "licenciatura" de inginharia do tambor na Independente.

radical livre disse...

tenho uma amiga de outra nacionalidade que na nossa pré-adolescência viveu 2 anos no alentejo. passados 65 anos conhece uma só palavra que utiliza com frequência em vários casos «acôntêcêu».
sobre as fugazes glórias mundanas havia uma expressão latinas que se poderia aplicar às promessas do empreparada e prepotente pm «ubi sunt?».
no altar das lojas maçónicas do rito escocês está aberto o Evangelho de S. João onde a mesma expressão pode ser lida na versão latina.
conheci um pequeno vigarista que sobrevivia de habilidade. chamavam-lhe «promessas» ou «facilidades». tinha estofo de politico dito de esquerda

angelo ochoa disse...

Assunto séro, Gonçalves, João... Reconheço aliás reconhecemos todos os raros méritos pianísticos de Maria Joao Pires... Mas hoje em dia ninguém encaminha filha a tocar piano e falar francês que muito árdua vidinha a espera... Não digo com isto que MJP não tenha suas satisfações e reconhecimento de seu ardor! Filha minha com Conservatório acabado arrumou piano e deu-se a Arquitectura. Filha actriz condenada é a mão estendida, pai poeta, se quiser publicar-se, a pagar quatro meses de reforma sua de prf... Se quiser ver uns 500 exemplares de livro suado décadas em letra de forma... A não ser (e aí bate outro ponto) que dê aconchegadas humilhantes palmadinhas a costas camaradas. Miséria da Arte ou Arte da Miséria... Neste recanto que não quereríamos sórdido! Interessa tudo menos espírito! E povo reza simples chão culto só de agricultura!
Grato desde já a João Gonçalves se lhe dê que esta publique a bem da verdade vivida que aqui nos é dada a jeito de letal veneno!

Anónimo disse...

Belgais mudou-se para os bairros problemáticos do sobado de Lisboa.Daqui a uns tempos seremos assaltados com música...

leftbrain disse...

faz confusão ler tanto disparate de tantos tão bem pensantes. Vê-se bem como a questão da Arte incomoda mesmo... A uns anónimos só dá para ver a política, no básico do básico que é «a cultura é uma coisa de esquerdistas e radicais» e têm medo de «ser assaltados»; outros aproveitam para malhar no ps, pois em sua beatitude exacerbada estão certamente convencidos que o psd faria melhor pelas artes.

Ora, tecnicamente falando, toda a gente acha coisas como:

1 - os palhaços devem ser de borla;
2 - os palhaços são um problema de animação, que a câmara devia pagar;
3 - os palhaços não são certamente a primeira prioridade da câmara.
4 - os palhaços devem ser pagos pelo ps;
5 - coitados dos palhaços, ninguém gosta deles.
6 - fazem o que gostam e ainda pedem dinheiro por cima... grande lata.
7 - os palhaços foram inventados pela esquerda.
8 - os palhaços são de esquerda.

Quando não se passa disto, não há curso que valha. Não há colecção de discos das selecções que ensine o que é música. Não há hipótese.

A não ser perceber o estado de miséria moral a que se chegou. Como se toda a gente se concentrasse a explicar que não há futuro para o país.

lol

Isaac Baulot disse...

Não há dinheiro, não há palhaços.

Dois mil e quinhentos milhões para o BPN.
Dois milhões de pessoas (20% da população) no limiar de miséria.

Quantos têm a barriga suficientemente cheia para ouvir piano?