11.5.07

MÁS INFLUÊNCIAS

Lê-se no Metro - o jornaleco distribuído gratuitamente - que o sr. Pinto Coelho, dirigente do PNR, foi "despromovido" pelo Colégio Planalto onde lecciona por forma a não "contaminar" os alunos mais velhinhos com as suas supostas ideias malévolas e politicamente incorrectas. Os responsáveis falam de "questões pedagógicas" para restringirem o docente de educação visual a turmas do antigo ciclo preparatório, ou seja, a pouco mais que imberbes. O Planalto é um colégio "bem", para rapazes, ligado à "Obra" do Beato Josemaría Escrivá, tal como o Mira Rio o é para o equivalente feminino. Lembro-me de Pinto Coelho, com ar de menino perdido, nos corredores da Universidade Católica, longe ainda do ar solene e barbado que agora ostenta num cartaz solitário em Lisboa. Pelos vistos, seguiu outro rumo académico. Consta que é designer. A "Obra" obra no regime como peixe na água. Talvez por isso se sinta "obrigada" a não lhe desagradar. Se o professor, em vez de ser do folclórico PNR, fosse do não menos folclórico BE, será que os "responsáveis pedagógicos" teriam a mesma "preocupação"?

10 comentários:

lusitânea disse...

Ele é o Sr Cardeal que no aborto quase abortou, ele é agora o "esconder" dum professor incómodo.
De facto a grande loja anda com muito poder.Riscaram o plano de sociedade e pronto.É só tirar as areias da frente...
Eu ainda vou ver este democrático regime a colocar uns tipos com gabardine e óculos escuros por aí a seguir o zé mais arisco...
No dinheiro entendem-se eles todos bem.Dividem.
Quem os viu com o sangue revolucionário na guelra e quem os vê...

Anónimo disse...

A tragédia é que neste regime da "grande treta", cabe Deus e o Diabo. Ambos contentes por servirem de eunucos à liberdade da cidadania. É pacientar.

Anónimo disse...

...e o falatório que por aí existiria se o "elemento" alinha-se pelos folclóricos da esquerda e fosse assim despromovido.

Anónimo disse...

Obviamente que não teriam a mesma preocupação, uma vez que o fascismo vermelho é autorizado e subsidiado nesta terriola. Veja-se o silêncio comprometedor dos bloquistas em torno dos cursos do zéquinha de engenharia, que soa quase a uma benção dada por eles. Ou será porque o fazendeiro, que só tem o 12ºano, diz que é professor? Como inteligência é coisa que parece não abundar nos crâneos ermos dos seguidores do beato Escrivá, o que eles e os seus amigos estão a fabricar é mais uma vítima, o que é bom, pois assim só fazem com que o PNR cresça ainda mais. Não aprenderam mesmo nada com a recente e retumbante vitória do Grande Morto do Vimieiro. Óptimo!

Zé Pedro Silva disse...

João Gonçalves,

Não me parece possível o exercício de funções pedagógicas, nos colégios que refere, por destacados militantes do BE. De resto, a militância de Pinto Coelho conseguiu resistir como nenhuma outra que se encontrasse nos seus antípodas.
E com algum sacrifício, confesso, oponho-me à sua opinião. Quando um professor se destaca como líder de um partido radical (o PNR tem direito a existir e direito de colocar cartazes, mas é um partido radical da mesma forma que Joaquim Bastinhas é cavaleiro tauromáquico: mau, mas é), faz sentido – dizia eu – que não leccione cadeira alguma (mesmo “desenho”) a jovens que estão na idade certa para receber todas as influências, quanto mais recrutamento político.
Não acho que isto deva ser decretado pelo poder político e regulado por uma entidade pejada de malta do partido, mas quando um colégio privado decide afastar um político radical de determinado grupo etário, também não acho que a decisão seja criticável. Muito menos – e permita-me a provocação – com recorrentes teorias conspirativas em relação à “Obra”. A meu ver, está-se o regime nas tintas para os professores do Planalto (menos ainda quando falamos de Pinto Coelho) e o Planalto nas tintas para o regime, quando falamos de despromover um professor.

JCS

Anónimo disse...

Não tenha duvidas de que se fosse no Colegio da Luz de igual modo se passaria...

Anónimo disse...

Vejo aqui um salutar distanciamento da Obra, eh eh eh, numa pessoa que se afirma como profundamente católica e radicalmente conservadora.
Mas tenho quase a certeza que os bloquistas não entram no Planalto. Esses obreiros são totalmente anti-comunistas.

Quintanilha disse...

«Se o professor, em vez de ser do folclórico PNR, fosse do não menos folclórico BE, será que os "responsáveis pedagógicos"

Acha que é a mesma coisa?
Loução proclama ideiais nazis?

Anónimo disse...

quintanilha disse...
"Loução proclama ideiais nazis?"

Não, mas por exemplo defende a despenalização do uso de drogas!!!

Anónimo disse...

Sr. Quintanilha

Louçã (e não Loução...) é comunista trotskista.
Acha melhor que nazi?
Claro que é tudo a mesma merda.
Mas o dito Professor de Educação Visual é Nacionalista, não tem nada a ver com comunismo ou nazismo.