10.5.07

A CRIATURA

Hoje é dia de alegria para o regime. Uma sua criatura, o sr. Ramos Horta, foi eleito presidente de Timor-Leste em substituição do já de si extraordinário Xanana Gusmão. Horta - nunca é esdrúxulo recordá-lo - foi apascentado, de Lisboa, a Díli, passando por Nova Iorque e outros portos, por nós. O regime sitiado em Belém e em São Bento não fez outra coisa senão subsidiar a criatura através do orçamento de Estado. A sua vitória sobre o sr. Lu Olo consagra politicamente anos e anos de inútil colo português. Inútil para nós, naturalmente. Timor-Leste é uma memória longínqua, mal tratada durante o PREC, e que obrigou o regime a rasurar essa má consciência quer antes, quer depois da "independência". Ficaram alguns bem intencionados professores de português, estátuas de Nossa Senhora de Fátima e a GNR para ganhar uns "cobres" extra. Ou seja, não sobrou nada.

8 comentários:

Anónimo disse...

Mas ao menos ganha um com uma visão mais larga da democracia.Ao passo que os outros andaram ao colo da FRELIMO...

Unknown disse...

Desde que, há quase 32 anos, Mário Lemos Pires, o último governador português de Timor fugiu, à frente das tropas indonésias, que o referido território não era "governado" por alguém que soubesse falar português, Ramos Horta sabe e também sabe que agora é tempo de falar inglês, com sotaque da Austrália, que o argumento da "responsabilidade histórica de Portugal" já não paga a gorda factura de quem passa a mexer no combustível fóssil. And for our portuguese friends? Well... coffee for same, fresh air and sun for everyone...G'day, mate!

Anónimo disse...

aquilo que ficou nos sítios por onde andámos foi sempre o mesmo, nada.

nem o sr salazar, que tanto defendia o portugal do minho a timor, conseguiu evitar este fatalismo de não termos nada para deixar.

'estou de passagem/amo o efémero'
boa fórmula esta que o sr eugénio de andrade encontrou, digo eu, para resumir o português.

nunocavaco disse...

Ramos Horta e Xanana Gusmão representam hoje aquilo que combateram ontem.

cristina ribeiro disse...

Timor é uma prova viva da irresponsabilidade dos nossos "heroizinhos",que abandonaram um Povo que confiava em Portugal...

lusitânea disse...

Mataram ou não um tenente coronel o Magiolo?E este matou alguém?Ou outros?
Acho bem que se tenha dado esta última oportunidade mas cuidado que as boas acções custam muito dinheiro...
Não devemos nada a ninguém!

Anónimo disse...

Ramos-Horta é o fim do princípio. A menos - ou a mais - que haja um dos infindos grupos «esotéricos» que rebente, de novo, com tudo. Ironia do destino: o convidado de honra vai ser o presidente da... Indonésia.

Anónimo disse...

Como podiamos esperar, ganho um hibrido do Papa e do Primeiro Ministro australiano