5.10.09

O ESPEVITADOR NACIONAL


Cavaco não foi mas apareceu no seu Jardim da Cascata com uma alocução sobre a "efeméride". E que disse? «Devemos unir-nos em torno dos grandes ideais republicanos. Ideais que exigem, da parte dos agentes políticos, um esforço acrescido para a concretização da ética republicana e para a transparência na vida pública.» Com certeza. E mais? «Os governantes têm de conhecer a realidade do País. E os cidadãos, por seu turno, têm o dever de participar na vida cívica, ao invés de se queixarem sistematicamente do Estado ou da classe política», logo os portugueses «têm de vencer a tendência para se lamentar de “tudo e de todos”» para «melhorar “o que é de tudo e de todos”.» Isto faz lembrar a conversa da maledicência que, em duas ou três semanas, tão auspiciosas venturas trouxe ao senhor engenheiro. Sócrates - como ele não se cansou de repetir - é uma espécie de espevitador da vida pública nacional a quem o próprio Chefe de Estado, pelos vistos, não fica "estrategicamente" indiferente. Ainda acaba a dar vida a mortos.

4 comentários:

Anónimo disse...

Se alguém me puder dizer exactamente quais são era de grande agradecimento:

"O Presidente da República exortou hoje à união em torno dos “grandes ideais republicanos”, sublinhando que esses ideais exigem dos políticos um “esforço acrescido para a concretização da ética republicana e para a transparência na vida pública”."- Público.

Anónimo disse...

Cavaco está cada vez melhor. Falta-nos aumentar a competitividade (como ele diz)para nos catapultarmos para a frente, definitivamente e em força.

Piotr Kropotkine disse...

Convinha igualmente ter um Presidente que não mandasse plantar noticias e que vivesse os valores que apregoa. Um presidente e de caminho um primeiro ministro um segundo ministro e por aí fora ....

as pessoas calhando seguiam essa malta. De outro modo ficam onde estão e reconfortam-se com uma dose de cinismo e um lexotan. e meio...

S.C. disse...

A lata desses senhores! Fazem-nos a vida num inferno, esbanjam os dinheiros dos nossos impostos, intoxicam-nos de propaganda, limitam-nos os mais elementares direitos (ao trabalho, por exemplo!) e vêm depois com tretas de exortações à participação cívica? Agora, até o PR?!