12.10.09

AMANHÃ HÁ SOL E VIDA


Alguns dos muitos cobardes que aqui vêm porventura não entenderam - porque a sua estupidez natural não os deixa perceber - que decidi terminar, neste blogue, com o "formato" dedicado quase em exclusivo a essa coisa a que chamam de vida política e que mais parece um urinol público. Até pelo cheiro os "circuitos maioritários" não se recomendam. Não sou dado ao proselitismo e não sirvo de biombo a ninguém. Tudo o que desprezo - individual ou colectivamente - acabou em supremacia ao longo deste ano com particular destaque para o triunfo da vulgaridade (ou dos porcos, o que vai dar ao mesmo). O mau jornalismo praticamente a roçar a pornografia, a sabujice, o amiguismo, o engraçadismo, o "somos todos porreiros", a trafulhice, os interesses, o regime dos abraços e dos "fellatios" institucionais, a falta de noção de elite, a carneirização, a complacência, as cumplicidades declaradas ou ocultas, tudo isso ganhou foros de "exemplaridade" na sociedade portuguesa. Até deu mais votos! E não foram tão poucos como isso. Escrevi milhares de posts contra essa miséria instintual e, inutilmente, até um livro. Para nada. Como diria o dr. Cunhal, amarga é uma palavra pequenina para descrever um sentimento meu de derrota relativamente a pessoas e à realidade. Podia ser nojo mas é mais, de facto, amargura. Quem quiser armar-se em herói, vá ao blogger, siga os passos e construa um blogue ou assoe-se ao guardanapo do regime. Vai dar ao mesmo. Não escrevo para burgessos nem dou a cara por pusilânimes. Cansei-me e tenho, felizmente, mais com que me entreter. O que não falta por aí é pantomimeiros tagarelas e prosélitos lambe-botas. Eles que narrem o esplendor "disto" enquanto a curvatura da espinha dorsal o permitir. Amanhã há sol e vida.

28 comentários:

Garganta Funda... disse...

Absolutamente de acordo.

A luta empreendida por este blogue e pelo seu autor em prol da decência e da higienização da vida pública sai vencedora.

Estamos a assistir na sociedade portuguesa a um fenómeno muito típico das sociedades decadentes ou
que estão empobrecendo alegremente de dia para dia.

Com a escassez de "ossos para roer" a fauna prosélita enfia-se instintivamente na fila onde estão a ser distribuidas as gamelas.

Quando Deus criou o Mundo, ordenou que fizessem duas filas: uma foi para distribuir pão; a outra a inteligência...

Descubram Vs. Exª.s pelo vosso próprio método dedutivo onde se enfiaram toda essa rapaziada lambe-botas e que se converteram a esta pobreza franciscana...

Pedro Barbosa Pinto disse...

"Todo esforço, qualquer que seja o fim para que tenda, sofre, ao manifestar-se, os desvios que a vida lhe impõe; torna-se outro esforço, serve outros fins, consuma por vezes o mesmo contrário do que pretendera realizar. Só um baixo fim vale a pena, porque só um baixo fim se pode inteiramente efectuar. Se quero empregar os meus esforços para conseguir uma fortuna, poderei em certo modo consegui-la; o fim é baixo, como todos os fins quantitativos, pessoais ou não, e é atingível e verificável. Mas como hei-de efectuar o intento de servir minha pátria, ou alargar a cultura humana, ou melhorar a humanidade? Nem posso ter a certeza dos processos nem a verificação dos fins."

Um desassossego Pessoano

Um abraço

ana laura disse...

Em jeito de requiem, apetece-me contar esta história verdadeira e, que aparentemente, fez escola. Quando Giscard enfrentou Miterrand nas presidenciais, Chirac apelou publicamente ao voto em Giscard. No entanto, soou na campanha deste último que, em surdina, Chirac se aliara a Miterrand, estando, então, a pedir aos apoiantes que votassem nele. Giscard, incrédulo, pediu a um colaborador da campanha que ligasse ao staff de Chirac, então Presidente da Câmara de Paris, e se fizesse passar por seu admirador,e perguntasse onde devia votar. A resposta foi inequívoca, Miterrand. E como dizia Gil Vicente, e assim se fazem as cousas.

pedro frederico disse...

Boa tarde, sou seguidor e digamos, concordo com muita coisa que o Sr escreve; e esse nojo que descreve também o sinto, mas não nos podemos calar, mesmo contra tudo e todos....um dia o país vai acordar num pântano ainda maior que o de guterres....e os parasitas nessa altura terão de ser exterminados...é política, é a vida, e espero que alguns "anónimos" do regime façam parte da lista de purga...eu por mim ainda estou em guerra...que se foda...

João Carpinteiro disse...

O único caminho que resta a este desgraçado país é o do desmantelamento das quadrilhas partidárias. Todas, sem excepção! Em 1926 foi pela força das armas, ditou-o a conjuntura do pós-guerra de 14-18. Amanhã será por exaustão, ditá-lo-á a antropofagia. E isto nada tem que ver com eleições ou actos circenses similares. É a força da gula e o descontrolo bulímico... They live.

Anónimo disse...

Caro Dr. João Gonçalves.

Não haverá no seu próprio partido muita da vulgaridade e sabujige que menciona no seu post?

Acredite que eu comungo de muitas das suas opiniões. Mas, agora é necessário reflectir o que falhou.

E o que falhou é muito simples: o país onde vivemos é composto em sua grande maioria de gente medíocre, sem a mínima base de instrução e/ou interesse pela cultura.

Um país onde um canal de televisão (onde o Srº esteve , em parte, a colaborar durante a campanha), limita-se a difundir telenovelas até a exaustão

Um país onde os jovens são cada vez mais alienados e estudificados. Poder-se-ia dizer: "Magalhaneizados" (perdoe-me este pequeno atentado)

O que querem os jovens Portugueses actualmente? Quantos livros lêem? De que forma contribuem para a sociedade? Este é o verdadeiro futuro, muito negro, de Portugal

Está tudo explicado no livro "Portugal e o Medo de Existir"

Este é um país muito pequeno e todos sabemos quem controla as rédeas do poder. Não vale a pena chover sobre o molhado.

Agora... o PSD teve muitas culpas. Como dizia alguém, até o rato Mickey ganharia ao pseudo engenheiro. Mas não a MFL. O Rangel não faria melhor figura?

Todos sabemos que o PS ganhou porque teve o voto dos excluídos e subsídio dependentes do estado. Não dizia o Medina Carreira que 2 milhões trabalham para 6 ?

Infelizmente a máquina da propaganda dos senhores do poder é terrível.

O PSD que deixe de olhar para o seu umbigo de vaidades e interesses e os canalize, isso sim, para o país. Mas não estarei a pedir demais? Claro que sim...

Já se estão a apunhalar uns aos outros pelas costas. O que querem, no fundo, é o que os socialistas têm conseguido no último ano: o controlo do bolo do orçamento do estado.

Até o senhor PR tem demasiados telhados de vidro. As suas actitudes têm deixado muito a desejar. Desde o caso BPN até a novela das escutas.

Claro que este governo que está a se iniciar em funções vai continuar a nos levar triunfalmente em direcção ao abismo.

Todos sabemos que ele demorará, quando muito, uns dois anos. Mas o PSD que tenha muito cuidado. Não cometa o erro do PRD em 87. De resto, sabemos já qual seria o resultado deste acto tresloucado

De resto, os portugueses não merecem outra coisa.
Cumprimentos sinceros

LGR disse...

Caro João Gonçalves,

há vários meses que acompanho diariamente o seu blog e também sinto o mesmo nojo que expressa em relação ao que se passa neste canto. Por isso apelo para que continue... como eu, há mais jovens que o admiram a si e aos seus valores, e que estão prontos para repor a «boa moeda» apenas pelo prazer de dar o seu contributo desinteressado à Nação. Não está sozinho na guerra. Há que lutar e correr com esta corja imunda, Portugal não pode continuar a ser adiado.

Cumprimentos.

João Gonçalves disse...

Não milito em nenhum partido.

Anónimo disse...

A minha afirmação teve a ver com um post seu onde, pelo menos pareceu-me, que o Srº teria regressado ao PSD. Foi a seguir as legislativas.

De qualquer modo, se fui injusto para consigo, apresento as minhas desculpas.

Isto, porque percebo a conotação negativa que a militância partidária tem hoje em dia na nossa sociedade.

Cumprimentos sinceros

Anónimo disse...

Há uns meses, escrevi aqui que "isto" tinha este ano uma das últimas oportunidades de deixar de ser "isto". Os diplomas do 9º ano analfabeto, os computadores bimbalhães e a propaganda insuportável dos comuniqueiros de meia-gamela não deixou que esta oportunidade fosse agarrada.

Também me recolho à minha vidinha, porque tenho que arranjar maneira de ser o menos afectado (materialmente) possível pela burrice reinante...

Parabéns ao João pela sua tenacidade e coragem. Mas vou continuar a visitar este sítio, para arejar da asfixia burrificante (que ainda é pior que a democrática).

PC

joão alberto disse...

-É verdade o sr. não milita em nenhum partido. No entanto está carregado de responsabilidades quanto ao caminho que a democracia portuguesa tem trilhado.

CCz disse...

Caro João Gonçalves,
.
A Verdade não é decidida pela maioria, quando muito, esta impõe uma verdade transiente.
.
E não falo de política partidária.

Maria Manuel Alves disse...

eu também não sou militante, sou recém-chegada ao mundo dos blogues, gostei muito de conhecer este blogue, vamos com calma meus senhores! :-)

Rui Almeida disse...

Caro João,

eu não tenho o prazer de o conhecer, nem provavelmente tal lhe interesse muito mas leio-o desde há algum tempo com muito gosto e prefiro-o - de longe - aos orgãos de comunicação tradicional, pelos quais tenho, em geral, pouca consideração.
Percebo a sua mágoa, também partilhei alguma aquando do resultado das legislativas (sobretudo agudizada pela opinião anti-MFL quase unânime entre os meus colegas "cursados").
Porque a situação é má, peço-lhe que reconsidere.
Não sou um católico muito praticante, mas relembro-lhe - em favor do meu pedido - (mais ou menos) a história da cidade de 10000 habitantes salva por tinha apenas um justo.
Ou duma outra - pagã - acerca da cotovia que, apenas com a água que levava nas penas, tentava apagar um incêndio.

Boa noite e, se não for por mais, obrigado pelo que já fez até hoje - consigo ter por si mais respeito que pela maioria dos políticos e jornalistas cá do burgo, a somar!

Cumprimentos,
Rui Almeida.

Anónimo disse...

"Tudo o que desprezo - individual ou colectivamente - acabou em supremacia ao longo deste ano com particular destaque para o triunfo da vulgaridade (ou dos porcos, o que vai dar ao mesmo)."

Alguém fez já o registo do triunfo da vontade. Cabe-lhe a si fazer fazer o registo do triunfo da vulgaridade. E não deixa de ser curioso como consegue tranformar a merda (desta vulgaridade) no ouro de certos posts...

O seu lugar não é, neste momento, substituível. Fazer a crónica da nossa decadência é, apesar de tudo, uma forma de evitar a queda total. Fica o resto que ficar. A soma será sempre da vulgaridade.

Anónimo disse...

Buckle up John 'cause Democracy is going bye-bye
Nauseated Portuguese

mfonseca disse...

É verdade,apetece desistir.Portugal transformou-se num imenso subúrbio,sobretudo mental.Mas não podemos,pois não?

Anónimo disse...

É nestas alturas que os fortes têm de mostrar a fibra de que são feitos.
O dr. Cunhal também deve ter tido momentos em que pensou desistir...

Anónimo disse...

Continue a sua luta, que há-de ter a recompensa. Dos fracos não reza a História. É verdade que por razões que a razão desconhece P.S.L. não ganhou a Câmara. Ou talvez não seja tanto assim. Mas que é muito estranho, lá isso não deixa de o ser. Depois das completas nojeiras que Costa fez durante o seu reinado em Lisboa, em tudo o que tocou fez borrada, só a derrota lhe podia ter sido granjeada com louros. Repito, há qualquer coisa de muito estranho nestes resultados eleitorais.

Não interessa. A luta tem que continuar nos Blogs, os jornais não interessam a ninguém, só mentem, salvo um ou outro cronista valente.
Repito, só dos Bravos a História deixará registo. Todos (e seremos poucos) temos de continuar a nossa luta e um dia a vitória será nossa. Não desistamos, sigamos o exemplo de resistência digna de louvor de PSL.
Diz-se que Deus protege os audazes, é possível. Uma coisa eu sei, Ele ajuda de certeza absoluta os crentes, aqueles que com Fé profunda Lhe pedem ajuda.

Parabéns pelos seus excelentes escritos e parabéns ainda pela sua incansável defesa duma demcracia expurgada de corruptos e ladrões. Entretanto aguardemos pelo expulsor ou pela expultriz que - dentro do PSD ou que vindo de fora
mas venha a fazer parte dele, quem sabe se esse alguém não poderá ser V.Exª. - expurgue a corja que o enxameia e que paulatinamenete, desde há muito, tem vindo a dar cabo dele. Excluídas as horrosas excepções... que, inacreditàvelmente, ainda as vai havendo.
Maria

Anónimo disse...

Que pessimismo santo Deus! Não somos piores, nem melhores que os outros. Preferia que Santana Lopes tivesse ganho as eleições porque fez uma boa campanha e, como tal, merecia.A ver vamos, como vais er a coabitação do Sr. Costa com Helena Roseta, mais aquele albergue espanhol que ele criou e de onde obteve benefícios mediáticos. Santana não ganhou, paciência. A Drª Ferreira Leite pode ser uma criatura cheia de virtudes mas não tem jeito para esta política mediática. Com tanta coisa para discutir, falou em asfixia democrática. Que é isso? Que o PS tem uma central de contra-informação bem afinada, que Sócrates é um reles demagogo, tudo bem. Mas, daqui a 4 anos haverá novas eleições, se não houver antes como tudo parece indicar. O PSD tem que estar preparado para essa eventualidade e deixar de esgrimir guerras de alecrim e manjerona que só interessam ao PS e que lhe têm dado muito jeito.

Eduardo Freitas disse...

Caro João Gonçalves,

Também eu estou zangado com o meu país.
Também não vejo hoje saída para este acelerar em direcção à catástrofe para que caminhamos com os votos da bovina maioria (absoluta ou relativa).

Mas hoje é também o momento de não desistir.
De manter e exercer o direito à indignação.
De manter e exercer o direito à denúncia das canalhices e respectivos canalhas.

É certo que o João fez, nestes últimos anos, muito mais do que outros. Mas o João ainda é muito novo para desistir e, julgo, tem a saúde necessária para tal.

Por todos os que o lêem, pelo país que é o nosso, não desista da sua intervenção cívica! Seja na blogofesra, seja nos jornais, seja nos livros.

João, não desistas!

Amélia disse...

Pode não vir a propósito, mas também eu tenho os meus e envio um poema de um poeta mexicano contemporãneO.
´
Alta traição

Não amo minha pátria.
Seu fulgor abstrato
é intangível.
Porém (embora soe mal)
daria a vida
por dez lugares seus,
certa gente,
portos, bosques de pinhos,
fortalezas,
uma cidade desfeita,
gris, monstruosa,
várias figuras de sua história,
montanhas
-- e três ou quatro rios.



José Emilio Pacgeco

trad. de Antonio Cícero em

http://antoniocicero.blogspot.com

Anónimo disse...

O que tem de se lamentar é a ignorância dos portugueses que tão facilmente se deixam ludibriar pelos agentes dos partidos.
Hoje estão reunidos em Fátima milhares de fieis. Quantos dos que estão em Fátima, ainda há três meses, há quinze e há dois dias votaram, por ignorância, em partidos que lhes pretendem arrasar o Santuário, fechar as igrejas e queimar os Santos?
Os Crucifíxos e demais símbols religiosos já foram retirados das escolas e dos hospitais.
Foi o princípio.

Anónimo disse...

Caro Sr. João Gonçalves
Sou um assíduo frequentador do seu blog, não gostava que desistisse, compreendo o seu nojo, mas que podemos fazer ?
Nisso o Dr. Salazar tinha razão, os portugueses não sabem viver em democracia, usam e abusam dos poderes conforme lhes dá na real gana, proveitam-se da iliteracia que grassa na sociedade portuguesa,não é por acaso que nos quase 100 anos de republica, apenas resta sujeira e muitos Vasconcelos.
Por isso temos que lutar sempre e sem desfalecimentos, até que desapareça a corja que nos coarcta a liberdade de pensar pela nossa cabeça.
Cps
S. Guimarães

M. Abrantes disse...

"fellatios" institucionais.

Alguns já nem sabem por que lambem.

Anónimo disse...

Realmente sois todos uma caca. Jamais voltarei a este blogue. Então Santana, então MFL. Isso sim é que é gente da boa. Pobres diabos que não vêm mais que o umbigo. Sois uma corja.

José Peralta disse...

Alguns dos muitos cobardes que aqui vêm (os "pequeninos de portugal", no sentido mais pejorativo do termo), porque a sua estupidez natural não os deixa percebêr, transformaram, com a sua colaboração, o seu blog num urinol público.

Quando você diz que não é dado ao proselitismo, mente com quantos dentes têm na boca, porque o que você aqui fez, com os cobardes anónimos que o acompanham, foi proselitismo do mais rasca e insultuoso, em favôr das Manuelas e dos Santanas, mas que acabou por sêr a derrota da vulgaridade e...dos porcos.

E como esse destemperado proselitismo, redundou num fracasso,sai você agora, muito dorido, choramingão e com orabo entre as pernas !

Quando um energúmeno, noutro blog, o insultou, chamando-lhe o que você sabe, eu insurgi-me revoltado, noutros dois blogues, porque é intolerável que, à falta de argumentos nobres e válidos, se traga à liça, o nome da Família .

Soube, à posteriori, que você, em determinada ocasião, tinha publicado no blog, um comentàrio em que chamava "filhos da puta" a meio mundo, mas que o tinha soez e apressadamente apagado, para não perdêr a face e a vitimização.

Nos dois blogues em que me tinha insurgido, transcrevi,NA ÍNTEGRA, O SEU COMENTÁRIO,com a minha apreciação "elogiosa" sobre o seu "perfil"...

Censure-me à vontade !Porque, para me censurar, têm que me lêr, e assim sabêr o que eu penso de si, sem me acobertar no anonimato dos seus "prosélitos"...

Anónimo disse...

Ex.mo Senhor João Gonçalves
Estou a passar a primeira vez pelo seu Blogue e rapidamente me apercebi do valor do que escreve.
Compreendo, oh se compreendo, o seu desânimo.
Os Partidos realmente espelham um Povo.
Guerra Junqueiro, quando se referia aos dois maiores Partidos da sua época, chamou-lhes, com muita propriedade, "Duas metades do mesmo zero".
Nada mudou porque o actual Povo Português não mudou e ainda não passa de um medíocre invertebrado.
Para fazer deste Povo GENTE merecedora deste nome, é indispensável que vozes como a sua, não se calem.
Por isso não desista e verá que tem muita gente ao seu redor, com vontade de não se render até ao último sopro de vida.
Não devemos desistir à moda de Antero de Quental.
O sangue com que a Terra Portuguesa está empapada, o dos nossos antepassados, ainda nos corre nas veias, não o que cá derramaram os nossos Inimigos que vencemos nas sucessivas Aljubarrotas de outrora.
Desistir, só mortos.
FORÇA!Prá frente! Estamos ao seu lado!