13.5.07

O MOBBING

"O mobbing é uma prática complexa, tão complexa que raramente se conseguem reunir provas que confirmem a sua existência; daí que seja um dos expedientes mais usados num país onde a cobardia prevalece. Meias-palavras, uns pós de intriga, uma pitada de difamação, muita invejazinha, medíocres e tolos à mistura e, pronto, uma vítima isolada, denegrida, intimidada e "desaparecida". Este processo campeia nos ministérios, nas universidades, nas câmaras, nas empresas públicas e privadas. Praticam-na, sobretudo, os desclassificados trabalhando em rede, os tolos ciosos das suas quintas e campanários, os descerebrados e incapazes aterrados pela perspectiva de se baterem contra homens (e mulheres) dotados de coluna vertebral, princípios e capacidade de realização."

in Combustões. Cito-o, Miguel, porque, para além de se tratar de um texto notável e, como sempre, corajosamente "anti-banana" e "anti-réptil", sei perfeitamente do que fala. E muitos soi disant "amigas e amigos" meus também.

7 comentários:

Anónimo disse...

Tenham DECORO.

Este do Combustões, ardendo num barril de petróleo, mais parece a Maria Velho da Costa a azucrinar o Vasco Pulido Valente, por causa do saneamento então feito.

Se o João Gonçalves o queria citar, que o citasse por inteiro e assim se perceberia a motivação do combustível.

Finalmente, e sobre o mobbing, qual dos 2 tem autoridade para atirar a primeira pedra?

Anónimo disse...

«Mobbing» :

Le harcèlement psychologique ou harcèlement moral (mobbing en anglais) est un enchaînement de propos et d'agissements hostiles qui pourraient sembler anodins si on les prenait isolément, mais dont la répétition peut « briser » psychologiquement la personne qui en est la cible et la victime».

Anónimo disse...

Ao anónimo anterior,


É muito feio citar sem indicar a fonte.

Anónimo disse...

Foi mesmo distracção.
É pra já :
- Wikipédia.

Combustões disse...

Não, não o fiz por mim, mas não deixei de me identificar com pessoas vítimas de mobbing. Felizmente, saí triunfante de todas as tentativas de que fui alvo; felizmente, não preciso do dinheiro que a tantos leva sofrer em silêncio tamanhas humilhações. Que eu saiba, fui dos poucos funcionários do Estado a levar o assunto ao ministro da tutela. Aguentei até ao último minuto o mobbing: o instigador está hoje reduzido e sem funções de direcção. A palavra de ordem é: resistir e contra-atacar. Recomendo ao caro anónimo a mesma postura: se alvo de mobbing, ataque e não retire.

cristina ribeiro disse...

Tanta verdade,Miguel!

Anónimo disse...

Eu também sei muito bem o que é o "mobbing", infelizmente! É é, para além de desgastante, uma canseira.....Medíocores e mais medíocres, ocisos do que obtiveram à custa do tal "mobbing" e que não querem largar, e que, portanto, os levam a prejudicar os competentes e a subjugá-los às suas ultrajantes decisões.....

Um país de MEDÍCORES nomeados/designados por MEDÍCORES para cargos de comando que, por sua vez, exercem as mais infames e injustas represálias sobre os seus "subditos", ficando estes com muito pouca margem de manobra para se defenderem e fazer justiça por necessidade de emprego/dinheiro!!!!

Uma VERGONHA e, o pior, é que Ninguém se pode queixar porque, se o fizer, terá de ser a esses tais MEDÍOCRES que estão feitos com os que designaram/nomearam, ficando tudo em "águas de bacalhau"!....

Entenderam-me????!!!.....