9.5.06

VONTADES


"Quanto mais voluntária a morte, mais bela. A vida depende da vontade de outros, a morte, da nossa."

Michel de Montaigne, Essais

6 comentários:

Anónimo disse...

Afirmação bela, mas perigosa.

António Viriato disse...

Esta nem o nosso genial, mas maníaco-depressivo, Fernando se lembrou de advogar. Convém guardar sempre alguma reserva de vitalidade, para momentos de maior desespero. Já houve alguém que dissesse que «isto dá vontade de morrer», quando a País também se debatia com graves dificuldades. Afinal, acabou por morrer, sim, mas de morte natural. Montaigne, aliás, tinha uma certa atracção pelo tema da Morte. Salvo erro, dizia Montaigne que filosofar é aprender a morrer. Mas chamar-lhe bela, à Morte voluntária, parece-me de mais e enaltecer este pensamento, perigoso...

Anónimo disse...

Para escrever isto, Montaigne viveu e pensou muito. Há que respeitar os grandes sábios e mestres. E não são as palavras que são perigosas. São as pessoas que podem sê-lo.

Anónimo disse...

Bela a valer é de cabeça, da Ponte 25A.

Anónimo disse...

Será que o Tozé Martinho leu Montaigne para engendrar o pseudo-suicídio do Rodrigo?
Não sabem quem é o Rodrigo? O novo herói ultra-romântico nacional! O protagonista da telenovela da noite da TVI (eu só queria aparecer num rodapé da TVI, para ter a certeza que estou vivo!!!) Chora, apanha de toda a gente, é baleado por uma criança, passa o tempo nas palhas deitado, nas palhas estendido, demonstrando a eficiência dos nossos hospitais! É brilhante!!!

Anónimo disse...

"Não me encontro onde procuro, mas de repente, quando menos espero"