15.6.09

RECOMEÇO

«Poderíamos dizer que [Michaux] teve de esperar pelo meio da vida para fazer essa mesma experiência da perda que para muitas pessoas começa logo no dealbar da existência, ou seja, o descobrimento traumático de que o Outro íntimo se tornou inalcançável e que, por conseguinte, uma pessoa tem de enquistar-se em si mesma e endurecer-se. De modo geral, resulta inclusive válida a sabedoria de que só poderá converter-se num indivíduo independente aquele que sabe de uma vez por todas ou que quer saber o seguinte: «No fim, ficarei só.»

Peter Sloterdijk

Nem sempre o homem é um lugar triste.
Há noites em que o sorriso
dos anjos
o torna habitável e leve;
com a cabeça no teu regaço
é um cão ao lume a correr às lebres.


Eugénio de Andrade

Foto: Abrupto

4 comentários:

angelo ochoa disse...

Amigo, o seu a seu dono, a foto que consta em RECOMEÇO seu post matutino, que, é facto, eu lhe envieei, não é de autoria minha, já que facilmente a reverá no http://abrupto.blogspot.com de José Pacheco Pereira e onde de Agosto de 2007 a Maio 13 de 2008 dezenas de fotos minhas Pacheco Pereira pessoa e figura humana por quem nutro a mais subida consideração aí pôs... Essa foi de lá copypastada -- passe o palavrão.

radical livre disse...

henri michaux fez experiências com mescalina tal aldous huxley.
portes de la perception
admirable miracle
das éditions du rocher

os drogas são narcisistas "orgulhosamente sós"

angelo ochoa disse...

Renée Char (ou Henri Michaux) -- perdoe-se-me o equivocado troço da perturbada desmemoriada memória -- un des deux, tive a sorte de ouvir bem audivelmente em claríssimo francês pelo Ateneu de Coimbra a anos 60... Quem poderia ajudar-me a os discernir seria o contempôraneo Joaquim Manuel Magalhães que dado agora a lides mais anglofónas foi e bem lembro parceiro de poéticas lidas... Do Char, mais provavelmento, o de mim ouvido, restou um versinho meu em «Nomes: » «Sonhadas Palavras»:
Char: Teia teceste, enoitado insecto.
Vale, J.G.!

www.angeloochoa.net disse...

...(Comment a comment meu 1º): Pode até muito bem ser que essa foto seja minha ou por mim tirada mas meu não é certamente o trecho que me lembra declives d' Arrábida vagueados de meu passo... dentre milhares que arquivo de jpp se nao diletou possuirá... a uma média de 10 dia desde um remoto Agosto da nossa ilusão... A beleza aí está divina, nem Hegel espirualizaria mais o etéreo sonho nosso sonhado porque vivido... Não me importo nada de assinar por baixo tal negativo!