9.6.09

CAVACO A PRETO E BRANCO

A preto: a condecoração, parece que das mais "elevadas", a Moita Flores, amanhã, no inefável "10 de Junho". Moita Flores começou a vida (pelo menos, a mais conhecida) como agente da PJ. Isso deve tê-lo inspirado e, fatalmente, começou a escrever. Romances, guiões, novelas, artigos em jornais. O PSD, num momento de rara subtileza eleitoral, candidatou-o a presidente da Câmara de Santarém. Ganhou. Juntou o útil - passar por "intelectual orgânico" do regime, típico, que veio das extremas e assentou rabo no "centrão" (sim, se o PS lhe acenar de certeza que ele não desdenha...) - ao agradável: um cargo oficial de carácter electivo. Da última vez que estive em Santarém, no Festival de Gastronomia, alguém me soprou que o medalhado de amanhã também era conhecido pelo "biscateiro da SIC". Parece que a Câmara, explicaram-me, é mais coisa de part-time. Bem haja, Moita, o novo "autarca-modelo".
A branco: o veto à lei "chico esperta" do financiamento dos partidos, mais uma das muitas vergonhas aprovadas nesta legislatura pelo "Solene Congresso" do regime. Não é preciso dizer mais nada. «Sem aliviar o esforço dos contribuintes no financiamento dos partidos – que, pelo contrário, até será acrescido – são reduzidas as exigências que visavam a transparência e o controlo do financiamento privado dos partidos.»

5 comentários:

fado alexandrino. disse...

Pior que Valentins Loureiros & Outros é um autarca que passa metade do tempo nas televisões.
Qual é a necessidade de pagar a um fulano destes, quando o trabalho é feito pelos serviços?

Fernando Antolin disse...

Parece que vai também condecorar Salgueiro Maia. Ainda bem.Também a "branco".

Manuel Brás disse...

Sobre a brancura do "regime":

A descarada inoportunidade
das alterações aprovadas,
revela a absurda afinidade
entre mentes enlevadas!

Sem ficar acautelada
a necessária transparência,
esta democracia debelada
carece de maior coerência.

A lei chumbada
pela caneta presidencial,
serve para a cambada
ganhar tino prudencial.

Anónimo disse...

Às riscas: você também gostava de escrever romances e guiões, não gostava? Porque é tão despeitado? Qual é o seu problema? Alguma fraqueza que não assume?

Nuno Castelo-Branco disse...

Quanto ao BRANCO: faz bem, o residente de Belém. Aliás, faz muitíssimo bem.

Quanto ao PRETO: a nobreza da república, infinitamente comilona, cara e despesista à TUA conta, gosta dessas coisas. Há muita gente que por aí quase rasteja por se tornar cavaleiro d uma Ordem, mesmo daquelas que desde 1910 se encontram mutiladas. Mais um penduricalho que TU pagas. E não bufas, pá...