8.1.10

PIOR É SEMPRE POSSÍVEL


Eduardo Cintra Torres, no Público, sugere alguns "prémios" relativos ao ano que passou, imagens, pior e melhor. Acompanho-o nalguns.

«Imagens:

Marinho Pinto aos gritos contra Manuela Moura Guedes no Jornal Nacional de 6ª, no âmbito da preparação da censura e proibição definitiva do programa, dizendo-lhe que os patrões a deviam despedir.

Sócrates contra o PÚBLICO e a TVI no congresso do PS e contra o Jornal Nacional de 6ª numa entrevista televisiva.

Sócrates no parlamento dizendo que não sabia de nada do negócio PT-MediaCapital.

Mário Soares, o das liberdades, dizendo que a suspensão do JN6ª era um mero caso de gestão.

O deputado José Eduardo Martins, do PSD, obrigou os portugueses a estudar leitura orofacial para perceberem os palavrões que proferiu em defesa da honra no parlamento. Sem som e sem legendas não se chegava lá.

Cenas de um parlamento: Os cornos gestuais de Manuel Pinho; um deputado do PSD insultando um do PS; vários deputados insultando-se de esquizofrénicos, palhaços e vendidos a qualquer preço — tudo na mesma tarde; Oliveira Costa, do BPN, a chegar ao parlamento muito doentinho; Vítor Constâncio, o português mais cheio de si, enfadado com os deputados a quem tem de prestar esclarecimentos.

Prémio Primeira Pandemia Mediática: o vírus da gripe A espalhou-se rapidamente pelas TVs, originando milhares de injecções noticiosas aplicadas aos espectadores, mas não conseguiu espalhar-se da mesma forma na população. Esperemos que se fique pelos media. A ministra da Constipação, Ana Jorge, esteve diariamente nos telejornais dando conta de cada espirro suspeito.

Prémio Rede Social do Ano: qual Twitter, qual Facebook! E a Second Life já foi! A rede social dos portugueses é o futebol. Os 10 programas mais vistos foram 10 jogos de futebol. Antes isso.

Prémio Pior Programa de Informação do Ano: para o Prós & Contras, uma peça fundamental da propaganda governamental quanto aos temas, convidados e estratégia. Nunca se desceu tão baixo na sujeição ao poder político.

Prémio Melhor Canal do Ano: para o quinto canal. O governo queria-o para si com o dinheiro dos privados da ZON, mas depois, como estes quiseram acautelar o investimento, o governo mandou a ERC chumbar as propostas com desculpas esfarrapadas.

Prémio Porno 2009: para Como Nunca os Viu, de Raquel Alexandra (SIC), quatro supostas entrevistas sobre a suposta vida privada de dirigentes políticos nos seus supostos espaços privados. Quatro vómitos.

Prémio Informação Mais Livre Não Há: para José Alberto Carvalho e D. de Informação da RTP. O Jornal da Tarde e o Telejornal preenchem exacta e rigorosamente os interesses do governo. O Prós e Contras é um Prós e Prós. Em 2009, a DI fez os possíveis para tornar as Escolhas de Marcelo um programa confidencial. Judite de Sousa, depois de confrontada pelo Sócrates mais arrogante de sempre numa entrevista em Maio, fez-lhe em Setembro a entrevista mais fofinha de sempre.

Prémio “Amigo Joaquim”: para o grupo Controlinveste, pela sua maravilhosa relação com o governo e com o BCP de Armando Vara, que se traduziu numa relação íntima de órgãos como o DN e a TSF com os interesses da central de propaganda. O zénite desta amizade foi a divulgação pelo DN de um suposto email entre jornalistas de outro jornal, um caso para os anais da sordidez do jornalismo português.

Vencedores: Sócrates e Luís Paixão Martins, LPM. Calaram o JN6ª no momento em que desejavam. Não conseguiram o negócio da PT-MediaCapital mas estão em vias de conseguir o mesmo através da OnGoing. A acção da sua central de propaganda foi de tal forma brutal que os outros partidos não conseguiram reagir, muito menos os media foram capazes de enfrentar a violência da desinformação. Apesar dos casos em que o nome de Sócrates aparece envolvido e da governação desastrosa em alguns sectores, a manipulação grosseira da verdade e a violência da propaganda conseguiram manter Sócrates à tona com 36%. O objectivo central foi conseguido: ficar com o poder político, o controle dos grandes negócios do Estado e das grandes empresas. É certo que os vencedores de ontem serão os derrotados de amanhã. Paixão Martins já percebeu isso e criou outra empresa, para afastar a coqueluche LPM da agitação mais política. O PS-governo já mudou de estratégia e diminuiu a violência da desinformação e propaganda, mas é certo e sabido que nos momentos cruciais, como ensinam os manuais militares, voltará ao mesmo.

2009, Ano dos Blogues: Foram plenamente reconhecidos como um “parceiro comunicacional”, intervindo alguns bloguistas em debates e noutros programas. Perante o sufoco comunicacional do PS-Governo até às legislativas, os blogues foram um mundo alternativo à Disneyland/Socratesland da maioria dos media tradicionais. Todavia, muitos blogues começam também a revelar a fraqueza da soberba, funcionando em autocitação e em circuito fechado. A central de propaganda, quem sabe se com o nosso dinheiro, também promove blogues, como o Câmara Corporativa, numa acção típica das técnicas de desinformação dos países totalitários. Finalmente, a blogosfera também serve hoje, como desde há uma década, para a autopromoção, caso de João Galamba, hiperactivo bloguista só até chegar a deputado.»

4 comentários:

Anónimo disse...

Falta o Grande Prémio para a Infamia em Jornalismo que vai para a SIC pela peça de apresentação de MFL que antecedeu o debate com Socrates em que até viúva alegre lhe chamaram .
Nauseated Portuguese

Anónimo disse...

E podemos começar já a escolher os prémios para 2010. O Prémio da Palhaçada para a lei dos casamentos gay aprovada no parlamento. Foi a coisa mais ridícula que me foi dado ver até hoje

Anónimo disse...

Prémio estrume (acho este termo mais fofinho que o verdadeiro) para todos os habitantes d'"isto" pelo que "isto" se tornou por responsabilidade, em diversos graus, desses mesmo habitantes, nos quais me incluo.

Uns porque apadrinham esta cambada absolutamente nojenta, ou permanentemente ou de vez em quando.

Outros nunca contribuiram para colocar no poleiro o dito cujo (aquele cujo nome não se deve pronunciar porque surge logo envolvido num caso de polícia) ou outras alarvidades (ex. beiçolas guterres ou presidente sampas). Mas as nossas escolhas também nem sempre foram as melhores (ex. entre outros, carreirista durinho... e outro que ainda não tenho a certeza). Mas fundamentalmente porque pagamos e calamos, não votamos com os pés (indo embora de vez), ficando na nossa zona de "conforto" imediato.

Para todos nós, o tal prémio... acho que já pode ser entregue.

PC

Anónimo disse...

São indios capitães da malta, os putos os putos, mas quando a noite,....

A

Rui

PS. Carlos do Carmo : Foto