13.1.10

É O QUE HÁ


A miséria não é só o que costuma passar por miséria. No metro de Lisboa - e não sei se também nas televisões - está afixada uma publicidade prolixa do "Wall Street Institute" (um "instituto" onde alegadamente se aprende a língua inglesa) centrada na pessoa do sr. Camarinha. O sr. Camarinha, "Zeze" de nome próprio (com o cabelinho e o bigode pintados, óculos escuros "à malandro" e uma blusinha de alças a condizer que alterna nos cartazes com um roupão vermelho), insta à frequência do referido "instituto". Em inglês? Não, em "camarinhês" que é um ruído supostamente adequado ao engate no Algarve ao qual serão sensíveis as falantes do inglês propriamente dito, sempre impressionadas com os alegados atributos sexuais masculinos do primeiro palonço que lhes aparecer pela frente. "Camone", "you are done to beef" e alarvidades do género constam dos cartazes. Ou seja, o "instituto", para atrair clientela, satisfaz-se em "trair" a língua de Shakespeare à conta do pobre Camarinha. Não é ele que é pornográfico. Ele apenas evidencia uma miséria moral que floresce por aí tão ligeira como impunemente. É o que há.

10 comentários:

radical livre disse...

li ontem no Satiricon de Petrónio
«cotidie peius» ou cada dia pior.

em Garcia de Resende há poemas de Diogo Brandâo
«vejo tanto desengano / que non tenho confiança / mal eu com fals'esperança / infindas vezes m'engano»
«comigo na fantesia / mil vezes tenho cuidado / cuidando se poderia / ter um dia descansado»

Anónimo disse...

De facto não lembra a ninguém usar o Camarinha para fazer publicidade a um Instituto de línguas.

Karocha disse...

É muito Português "Nivelar por baixo" JG

Fernando Cabral disse...

O Sócrates usou o Comandante Chaves para promover alta tecnologia portuguesa, diga-se "Magalhães", para mim é tudo o mesmo. É o que temos e já se começa a entranhar.

DL disse...

Fez um bom resumo do nosso sistema educativo.

João Gante disse...

Não estará a levar isto demasiado a sério? Eu sei que é um argumento irritante, mas às vezes é benéfico não nos levarmos demasiado a sério.

É assim tão melhor a típica seriedade/preocupação sincera/sentimentalismo/humor fácil que grassa no marketing actual? Aliás, que o compõe.

Anónimo disse...

Exactamente...Pró-lixo. Agradeço que nos "incomode" com os seus textos porque temos que dizer NÃO a esta ....caca.

Anónimo disse...

Mas também é "Zézito". :D

Os cursos são igualmente ao Domingo, havendo possibilidades dos exames serem realizados por fax.

Quem sabe pelos seus "atributos", agora em época "Gay" se o homem não irá substituir um Bernardo Trindade na sedução do mercado de turismo britânico.

A

Rui

PS: Apenas para apreciadores: Isabelle Antena : Nouvelle Vague : late Nigth Tales - Le Poisson Des Mers du SUD.

Pedro Coimbra disse...

Estive a ver a campanha.
Deprimente!
E quem usou (o termo é para ser intepretado em toda a sua literalidade) este tipo nesta campanha também revela uma ausência de escrúpulos que faz favor!

Anónimo disse...

Desculpem lá, eu gosto do anúncio!! Qual é o vosso problema? Ser um homem?!

Para a próxima arranja-se uma meretriz. Porque aí ninguém nota: está a seguir-se a ordem natural das coisas.

A propósito. O anúncio que me tem chocado é o da mercedes, aquele do carro q estaciona sozinho. Já viram?