4.1.10

AMORES E ÓDIOS



O Henrique Raposo escreve no seu «blogue» A Tempo e a Desmodo – um blogue a sério – que o «mote» para 2010 deve ser «amar o país, odiar o regime». A segunda parte do dito mote compreende-se. Só não odeia este regime quem ainda não lhe prestou muita atenção. A segunda obrigou-me a coçar as duas orelhas. Porquê amar o país? Ando há tempos para ler isto e umas coisas semelhantes sobre isso do «patriotismo», um sentimento que sempre me pareceu estranho e cuja «obrigatoriedade» ainda me parece mais estranha. Sem querer ser negativista, novo pecado na lógica reinante, reduziria o mote a metade. Amar o país ainda não é uma obrigação. Fazer alguma coisa por ele é, antes de tudo, uma necessidade básica. Mais do que isso, é com cada um.

7 comentários:

radical livre disse...

trabalhei para consolidar um país
que o pm se encarregou de destruir.

de comum com esta gentalha
tenho apenas o que resta da língua
e o espaço em que nos movimentamos.

recebi bolsas de estudo de outros países
neste o grito de guerra continuará
"a bolsa ou a vida"

o governo olha para mim apenas como contribuinte sempre ao seu dispor

Nuno Castelo-Branco disse...

Só se deve fazer algo por aquilo que se está pronto para amar. De outra forma, qualquer obsessão crítica, torna-se inútil. Não é lógico? Agora, o que temos tido consiste apenas em esfarrapar, destruir e nada de convincente para propor. Se alguém o tenta, é esmagado com o habitual apodo de "idiotia" ou pior ainda. Isso é que me parece estranho. Infelizmente, é a norma oposicionista regimental.

francisco disse...

País não é o mesmo que Nação nem é o mesmo que Pátria, com toda a carga ideológica que cada termo ainda transporte, de usos e abusos linguísticos do passado.
Não me suscita pejo, essa ideia de amar o país.

alexandre o médio disse...

Penso que quem ama a sua terra faz mais por ela do que quem por ela sente indiferença ou repulsa.

alexandre o médio disse...

ya ó gajo do bigode

observador disse...

Ai essa coerência com as ideias defendidas pelo bomfeitor S ....

Anónimo disse...

Se por acaso lhe interessa uma meia dissertação sobre direitos adquiridos, deixo-lhe aqui uma singela pista:

http://livroreclamacoes.blogdrive.com/

Parece que foi ontem

Cps,

HN