23.7.07

DOS LIVROS - 5

Não se vê bem, mas é mais um livro sobre Salazar, desta vez de Jaime Nogueira Pinto que já tinha escrito o notável guião do programa dedicado ao antigo presidente do conselho no concurso da D. Elisa, o tal que ele ganhou, obrigando a apresentadora a engolir uma vassoura. O título: António de Oliveira Salazar, O Outro Retrato, da Esfera dos Livros. O facto de o casal Nogueira Pinto me andar a irritar ultimamente, não justifica o menoscabo da prosa do marido da futura colaboradora da câmara socialista de Lisboa. Nem tão pouco os "aconselhamentos estratégicos" do autor. O objecto do trabalho - o Doutor Salazar - supera as precauções. Vale sempre a pena revisitá-lo e aprender novas coisas sobre um velho tema.

13 comentários:

  1. Fiquei agradavelmente surpreendido por verificar que um homem que, assumidamente, militou, nos tempos de estudante, em movimentos de extrema direita tal como o Dr. Júdice, tenha feito uma síntese, o mais objectiva possível, daquilo que foi o salazarismo e o Estado Novo, contextualizando-o na época conturbada em que esses acontecimentos se passaram,sendo raros os regimes democráticos existentes na Europa.

    ResponderEliminar
  2. mas quem é esse casal nogueira pinto?
    talvez uns pretensiosos a pensarem que estamos em africa nos anos 60. calma que o fascismo não está ainda implantado. está quase a chegar o vosso reinado.

    ResponderEliminar
  3. Sobre SALAZAR há sempre muito a ESCREVER, a LER e, sobretudo, a APRENDER!!!!

    ResponderEliminar
  4. Há muito a aprender sobre Portugal em geral.

    E Vera, se me pudesses explcar a frase " ... calma que o fascismo não está ainda implantado. está quase a chegar o vosso reinado..."
    Agradecia, já, que lamentavelmente, me encontro fora de Portugal, e não me parece que se tenha implatado nada.

    Bom blog, voltarei

    ResponderEliminar
  5. Andei a fazer uma pesqisa por aqui. Excelente quando fala de livros, dos autores que temos em comum, de Sontag, de Steiner, de Gore Vidal. Surpreendente. Li-o com muito, muito agrado.
    E que tristeza depois quando assistimos às opiniões politicas, ao saudosismo Salazarista (!) Que desilusão...

    ResponderEliminar
  6. Salazar e o «Jardim da Celeste» ...

    "A meio do mandato da actual legislatura, a Assembleia da República já registou 201 alterações de deputados, o equivalente a 87,4% do total. Em 230 parlamentares eleitos em 20 de Fevereiro de 2005, 108 já pediram a suspensão do mandato. Destes, 59 já retomaram as funções e 34 renunciaram ao cargo para exercer actividades nos sectores privado e público. Contas feitas , permanecem fora do Parlamento, 83 deputados, 49 suspensões e 34 renúncias".
    (CM, 23-07-2007)

    ResponderEliminar
  7. Ainda bem que agora estamos em democracia, e você pode ter este balde de merda...

    ResponderEliminar
  8. Os Beirões, dos quais alguns são notórios renegados, é que nunca mais fazem avançar o MUSEU ao seu MAIOR...

    ResponderEliminar
  9. "Ainda bem que agora estamos em democracia, e você pode ter este balde de merda..."

    Não filho, o balde de merda é todo seu. Eu não voto nem nunca votei em representantes da "ética republicana".

    ResponderEliminar
  10. Ainda hoje, Salazar é alvo da crítica esquerdista devido à inveja de não ter um homem honesto, sério e que gostava do seu país (e não da URSS)e doutor (em Coimbra). Isso é que lhes custa.

    ResponderEliminar
  11. Salazar foi o maior Homem de Estado que Portugal já teve ou terá ....... leiam os seus discursos!!!

    ResponderEliminar
  12. Leiam os seus discursos estudem a sua obra e verão que foi o maior estadista de sempre o mais honesto ,de grande inteligencia de grandes dotes intlectuais o maior de todos os governtes que Portugal ja teve.

    ResponderEliminar