5.5.11

O CANDIDATO CHARLATÃO

«Como todos já percebemos, um excelente candidato poder tornar-se um péssimo governante, da mesma forma que um mau candidato se pode tornar num óptimo governante. Isto acontece porque as qualidades exigidas a um e a outro, não sendo incompatíveis - como o demonstram vários estadistas - , são manifestamente bem distintas: as que são requeridas na conquista do poder são cada vez mais opostas às que são exigidas no seu exercício responsável. Quando o candidato já governou, o histórico ajuda muito. Os eleitores não são, em geral, injustos nem masoquistas, pelo que tenderão a premiar o bem e a punir o mal que foi feito. A dificuldade, aqui, é que o nosso julgamento se faz com base numa percepção que é limitada, por um lado pela nossa capacidade de apanhar toda uma realidade cada vez mais complexa e, por outro lado, pelas estratégias de comunicação do governante-agora-candidato, que tudo faz para minimizar (ou apagar!) os erros, e maximizar as "vitórias". No caso dos outros candidatos, temos de temperar a atracção natural da novidade com uma observação cuidada, que procure antecipar o que será a sua eventual transformação em governantes: em termos de abertura (ouvem realmente o que se lhes diz?), em termos de verdade (cumprem efectivamente o que prometem?) e em termos de responsabilidade (respondem realmente pelo que fazem?). (...) O candidato que tudo reduz ao presente relativiza erros e universaliza responsabilidades (como alguém cantava, "é preciso que a culpa seja de todos em geral para não ser de ninguém em particular"). E reserva-se o privilégio de dar em primeira mão as "boas notícias", deixando aos outros o papel de, no dia seguinte, darem as "más".»

M.M. Carrilho, DN

6 comentários:

  1. Anónimo2:27 p.m.

    cds 16% ? nao sera desta mas vai estar muito proximo.

    ResponderEliminar
  2. Anónimo2:58 p.m.

    "...por um lado pela nossa capacidade de apanhar toda uma realidade cada vez mais complexa..."

    Só as ignorantes gentes da "cultura" que na verdade são incultos porque recusam os números e as contas podem dizer uma coisa destas. Os números estiveram sempre presentes desde que como espécie estamos ao cimo da terra.
    O Líder é um péssimo vigarista. Só tem sucesso porque o povo que Governa é composto por pessoas incultas. Especialmente a Elite é inculta. Não porque não tenha meios de ser culta, pelo contrário nada lhe falta, mas porque adoptaram um ideologia de esquerda que despreza a cultura dos números.

    lucklucky

    ResponderEliminar
  3. Anónimo6:21 p.m.

    Eu gostava de ver este senhor a dizer, "preto no branco": desta vez não vou poder votar no peiésse porque estarei a contribuir para que o ordinário dos pavões continue... Vou votar noutros que este fulano (este termo é quase elogioso para o dito cujo) não presta para nada!

    PC

    ResponderEliminar
  4. Viram o comunicado de Teixeira dos Santos à CNN?

    http://supraciliar.blogspot.com/2011/05/o-endividamento-continua.html

    ResponderEliminar
  5. Este cabrão já está a pensar numa maneira de deitar as patas sujas do PS à última reserva estratégica que temos:

    http://jugular.blogs.sapo.pt/2630257.html

    ResponderEliminar
  6. Anónimo9:30 p.m.

    E se os Homens da Luta ganham a Eurovisão?

    ResponderEliminar