20.5.10

O INSULTO AOS POBRES

Por falar em Estado mitómano - ou, mais adequadamente, em políticos mitómanos geralmente optimistas - ocorreu-me, a propósito daquela encenação tropical em torno de Lula e das suas brilhantes tiradas para "alavancar" (sic) a economia portuguesa, uma ideia do escritor católico Georges Bernanos: o optimismo é um insulto aos pobres.

4 comentários:

  1. Agora que já é rico e poderoso, Lula pode fazer planos com riquezas alheias, com dinheiro que não é dele e quinquenalizando um povo vasto e diverso, mas maioritariamente pobre e descendente de escravo ou serviçal. Já se acabou há muito a angústia da justiça para todos. Por isso é optimista. Também bate as palmas para dar ordens aos circunstantes - como nos maus filmes americanos, em que o eunuco do harém mandava assim entrar ou saír as meninas. Que pérola da civilização nos saiu esta Lula.

    Ass.: Besta Imunda

    ResponderEliminar
  2. É. E um optimista nunca dum pessimista pessimamente informado.
    O Lula não é nada disto porque não entende sequer optimismo com 'p'.
    Cumpts.

    ResponderEliminar
  3. De nihilo nihil4:49 da tarde

    Nas últimas semanas as alterações aos planos de ?recuperação? são tantas que temo pelo que ainda está para vir.
    Talvez seja bom acrescentar que o mundo mudou muito nestas últimas três semanas contrariamente ao que disse o técnico, referindo-se apenas a duas. Para a próxima semana "há mais".

    ResponderEliminar
  4. De nihilo nihil1:47 da tarde

    Afinal enganei-me, foi hoje mesmo.
    Estamos mal, estamos muito mal!

    ResponderEliminar