
À noite, com o rádio ligado, ouço a voz do sr. Ricardo Rodrigues, do PS, que verberava a "ousadia" - "como é que ousam?" perguntava, qual balão vazio à espera que o enchessem, o deputado - de alguém querer levar Sócrates a depôr numa inútil comissão de inquérito parlamentar. Porquê? O 1º ministro é alguma vaca sagrada que emergiu em São Bento por obra e graça do Paracleto? Não se lhe pode tocar como se fosse a taça do Santo Graal? É algum místico encontrado na Serra da Estrela por um grupo de escuteiros da Buraca que andava a "limpar Portugal"? Não, sr. Rodrigues, o seu 1º ministro é mais ou menos isto que, uma oportuna "falha de impressão", não permitiu que fosse lido em papel em Lisboa. Nem vale a pena traduzir embora o senhor, que mal sabe português, deva ter dificuldades em entender. Mas amanhe-se como cobardemente o seu grupo parlamentar, cheio de "sensibilidade social" nas algibeiras, engoliu o PEC. Não é para isso que está na política e no PS? «A la manière d’un Sarkozy portugais, Sócrates est un fonceur, un communicateur zélé qui a phagocyté son parti et personnalisé à l’extrême l’exercice du pouvoir. Autres similitudes : il ne craint pas de tailler dans le vif, supporte mal les critiques, perd facilement ses nerfs et cultive la perméabilité entre la sphère politique et celle des affaires.»
calma..muita calminha dr. João Gonçalves.
ResponderEliminarLembre-se que dia13 DE MAIO está próximo,e não pode perder a missa celbrada pelo Cardeal RATZINGER no seu tão amado TERREIRO DO PAÇO .
Não diga que o A.C. NÃO TEM ACELARADO AS OBRAS............
Rien ne va plus pour le Premier ministre socialiste, dont le nom est associé à des affaires de corruption...
ResponderEliminarOh la la LIBÉ!
Tenho a impressão que ele falou em ousar chamar "um PM", não "o PM". Ricardo Rodrigues é um mestre na arte de "accountability obfuscation". Se calhar tem lugar garantido por causa da especialidade nórdica em viagens de recreio que, dizem, foi legalmente reconhecida.
ResponderEliminarEste Rodrigues é o mesmo que há uns anos atrás foi visto todo pintado a dançar com os Talibans ???
ResponderEliminarRealmente a máquina de propaganda anda mal oleada. Um tal RR com sotaque açoreano que só diz "farfalhadas". Há uns tempos atrás, tinha um porta-voz "sopinha de massa" que foi promovido a um qualquer lugar no Governo. Pois não foi à procura da dita...
ResponderEliminar«É algum místico encontrado na Serra da Estrela por um grupo de escuteiros da Buraca que andava a "limpar Portugal"?»
ResponderEliminarIsto teria a sua graça.
vi o ricardo rodrigues a falar mas não fui a tempo de colocar os auriculares para a tradução simultânea
ResponderEliminarProntos... Os franciús ajudaram a gente a definir o insuportável "dito cujo" - é um focinhador (fonceur)! Só pode ser esta a tradução para o "animal feroz"!...
ResponderEliminarE o Libération não é da famelga xuxa a que pertence o nosso incrível focinhador? Está bonito... Até a "canhota" já anda a falar do inegável envolvimento do focinhador en casos de corrupção...
PC
Caro Sr. Gonçalves,
ResponderEliminarLendo todo o artigo "José Sócrates, le Portugais ensablé", encontrei esta passagem: "Fernandes reconnaît que le tonitruant Sócrates a été, au début de son premier mandat - de 2005 à 2007 -, un chef de gouvernement courageux, qui a ramené un gros déficit à 3% (aujourd’hui de nouveau autour de 10%), réformé le système des retraites (âge légal et temps de cotisation augmentés), accru les recettes fiscales, créé 150 000 emplois, fait le ménage au sein de la haute administration…"
Se a minha leitura está correcta, das duas uma: o jornalista percebeu mal, não está bem a par da situação ou foi mal informado, da qual destaco "crée 15 000 emplois". Em França também não são lá muito rigorosos na divulgação da informação... ou o Libération também tem gerência PS?