4.1.09

A DIREITA E A BLOGOSFERA


Lamento o desaparecimento do Blogue Atlântico. Era um mix e, depois, um remix de gente diversa aparentada com aquilo que passa por direita em Portugal. Infelizmente a direita - sempre envergonhada em se afirmar como tal - tem a horrível tendência em ser cerimoniosa com a esquerda, sobretudo a "caviar". Alguns gostam de aparecer ao lado de certa gente em "causas" que eles acham "giras" para sacarem uma migalha de graça dessa esquerda. E têm ganho alguma coisa com isso, mas a direita não ganha nada. A separação de águas é o sal da democracia. Tal como o conflito despojado de oportunismo. Há demasiada amabilidade na vida pública portuguesa e, entre blogues, nem sequer se fala. E por amabilidade não entendo a circunstância de apreciarem ler-se uns aos outros. Ainda outro dia elogiei a "comunidade não real" que está por trás da blogosfera, hoje, no melhor e no pior, bem mais interessante do que muitos jornais e telejornais. A amabilidade de que falo (o excesso dela) é uma das consequências do país pequenino que somos e do medo que temos da liberdade. O Atlântico era um espaço de liberdade e o desvio do seu pivot (o Paulo Pinto Mascarenhas) para outra aventura - que, se Deus quiser, dará muito pretexto (e texto) à blogosfera - ditou aparentemente o seu fim. Espero continuar a lê-los a todos por aí.

Foto: Tirada com o meu telemóvel, esta manhã, nas escarpas do Carvoeiro, Algarve. Um ser verdadeiramente livre.

10 comentários:

  1. CARO AMIGO

    A BLOGOSFERA NÃO É MAIS DO QUE O RETRATO DA SOCIEDADE PORTUGUESA.
    ALIAS É UM ESPELHO AUTENTICO.
    TAMBEM TEMOS QUE TER EM ATENÇÃO, QUE A PERSEGUIÇÃO Á LIVRE EXPRESSÃO
    É UM FACTO CONCRETO.

    NO MEU BLOG RELATEI UM FACTO VERÍDICO PASSADO COMIGO.
    CONCLUSÃO:-

    5 ( CINCO) QUEIXAS EM TRIBUNAL, GASTEI ALGUNS MILHARES DE EUROS
    E LEVEI UM SAFANAO VALENTE NA MINHA SAUDE.

    NO PRIMEIRO PROCESSO FUI ABSOLVIDO
    NAS 4 QUEIXAS SEGUINTES (2) NO M.P.
    E (2) NO TRIBUNAL JUDICIAL..TODAS
    AS (4) FORAM ARQUIVADAS, BEM COMO
    UM RECURSO PARA A RELAÇÃO DO PORTO
    NÃO FOI ACEITE.

    ISTO TUDO DE CÁ PARA LÁ DURANTE QUASE 4 ANOS ( UMA AUTENTICA TORTURA) PSICOLOGICA E GASTOS INFINDAVEIS.
    ASSIM É DIFICIL.

    EM DUAS DAS QUEIXAS ATÉ COMENTARIOS QUE FIZ, SERVIRAM PARA
    ACUSAÇÃO...É DEMAIS.

    UM ABRAÇO

    (SEM PALAVRAS)

    ResponderEliminar
  2. Não deve ser verdade! o que é descrito neste comentário passa-se no tempo da PIDE?

    ResponderEliminar
  3. O que está na moda é dizer que se é de direita, como aquele pateta que entrou agora no Eixo do Mal e é convidado frequente de outro pateta chamado Crespo, e fazer os comentários que a esquerda gosta de ouvir. Só um conjunto de patetas é que podiam dizer a um pateta, como esse companheiro da D. Clara, que é fantástico. Seria bom que na direita se denunciasse os intrujões, porque são agentes do Sócrates

    ResponderEliminar
  4. Obrigado pela parte que me toca, caro João. Eu que não tenho vergonha de dizer que sou de direita. abraço.

    ResponderEliminar
  5. Mais outro elemento do blog Atlântico a entrar em conflito com Paulo Pinto Mascarenhas?
    Desta vez foi com o próprio com Paulo Pinto Mascarenhas?

    ResponderEliminar
  6. Mas afinal o que é isso de direita e esquerda?
    "O plutocrata não é, pois, nem o grande industrial nem o financeiro: é uma espécie híbrida, intermediária entre a economia e a finança; é a "flor do mal" do pior capitalismo. Na produção, não é a produção em si mesma que lhe interessa, mas a operação financeira a que pode dar lugar; na finança, a administração regular dos seus capitais não lhe interessa demasiado, mas sim a multiplicação graças a acrobacias contra os interesses alheios. O seu campo de acção está fora da produção organizada de qualquer riqueza e fora da normal circulação dos capitais em dinheiro; ele não conhece nem os direitos do trabalho, nem as exigências da moral, nem as leis da humanidade.(...)Estes indivíduos, a quem alguns chamam também grandes homens de negócios, vivem precisamente de três características dos nossos dias: instabilidade das condições económicas, falta de organização da economia nacional, corrupção política."

    Quem terá escrito isto? Terá sido um homem de direita ou de esquerda?
    O João Gonçalves sabe quem foi, pois foi ele quem transcreveu este texto e o colocou em Post em Maio.

    ResponderEliminar
  7. Você disse direita, João ? Á direta de quê ? Á direita do caviar como a esquerda ? Do tacho como á esquerda ? Do Padrinho como na esquerda ? Do etc e tal e passa cá o meu, como na esquerda respeitável e na outra ?! Ó João, você com o devido respeito tem de passar na MultiÓpticas

    ResponderEliminar
  8. Quem terá escrito isto?

    Pois é. O texto do comentário das 1:51AM foi escrito por Salazar. Esse mesmo o Salazar de Sª.Combadão.

    ResponderEliminar
  9. CARO ANONIMO

    NÃO DEVE SER VERDADE SÓ NO TEMPO DA PIDE?

    OH MEU CARO ANONIMO COMO VOCE VIVE NA IGNORANCIA, ENTÃO VOCE JULGA QUE NO TEMPO DA PIDE, SE FAZIAM COISAS DESTAS? E DE OUTRAS QUE VEMOS TODOS OD DIAS. ESTA TOTALMENTE ENGANADO, ASSIM COMO A MAIORIA DOS PORTUGUESES, MAS SE DUVIDA DAS TAIS 5 QUEIXAS E DE UM RECURSO, POIS AMIGO SE QUIZER DOU-LHE OS NUMEROS DOS PROCESSOS DE QUE FUI ALVO, E NÃO FOI POR DIZER MAL DE QUALQUER POLITICO.
    APENAS FUI BURLADO POR UMA GRANDE SUPERFICIE...E RELATEI AQUI NO BLOG...CUSTOU-ME APENAS 5 QUEIXAS EM TRIBUNAL E UM RECURSO.
    FUI BURLADO E OS BURLÕES É QUE FIZERAM QUEIXA, POR EU TER DENUNCIADO AQUI.
    NO TEMPO DA PIDE NADA DISTO. O QUE SE FALA SOBRE A PIDE A ESMAGADORA MAIORIA É SÓ MENTIRAS E LAVAGENS AO CEREBRO, SENÃO COM TANTAS TORTURAS COMO APREGOAM COMO É QUE TODOS QUE POR LÁ PASSARAM MORREM
    ACIMA DO 80 ANOS, ISTO NÃO O FAZ PENSAR?

    SE VOCE VISSE O QUE PASSEI SÓ POR ME QUEIXAR AQUI QUE FUI BURLADO, VOCE NAO ACREDITARIA MAS EU TENHO TODOS OS PROCESSOS E PROVAS, SE SE INTERSSAR POR ESTES CASOIS CLARO, ISTO É SE QUIZER SABER A VERDADE COM DOCUMENTOS E NÃO PALAVRAS DE TELEVISÃO.

    UM ABRAÇO CARO ANONIMO E " ABRA OS OLHOS " E LEIA MAIS E VEJA MENOS TELEVISÃO.

    (SEM PALAVRAS)

    ResponderEliminar