tag:blogger.com,1999:blog-5470532.post114185505409384883..comments2023-11-07T22:14:42.026+00:00Comments on portugal dos pequeninos: HEIDEGGERUnknownnoreply@blogger.comBlogger9125tag:blogger.com,1999:blog-5470532.post-1142029288093590872006-03-10T22:21:00.000+00:002006-03-10T22:21:00.000+00:00Coitadito dele ao pé de um Russel, Bertrand, mesmo...Coitadito dele ao pé de um Russel, Bertrand, mesmo sem o "Sir".Macrohttps://www.blogger.com/profile/17793670790298075474noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5470532.post-1142011484648251322006-03-10T17:24:00.000+00:002006-03-10T17:24:00.000+00:00... e, aindaNo livro “A origem da obra de arte” – ...... e, ainda<BR/><BR/>No livro “A origem da obra de arte” – M. Heidegger diz<BR/><BR/>“A arte é um enigma.<BR/>Nela se revela e esconde a verdade daquilo que é”<BR/><BR/>E, neste livro, por exemplo ele tenta mostrar como<BR/><BR/>“através de uma obra, poderemos aperceber-nos do outro lado das coisas e, como deveremos utilizar o que vemos como ponto de partida para uma reflexão sobre o sentido último da arte”<BR/><BR/>... podendo lêr-se um poema de Meyer que, ele usou para demonstrar o que atrás é relatado<BR/><BR/>A Fonte Romana<BR/><BR/>Eleva-se o jacto de água e, caindo, enche<BR/>Por inteiro o redondo da taça de mármore,<BR/>E a taça, enchendo-se, extravaza<BR/>Sobre o fundo de uma segunda taça<BR/>E a segunda, tomando água a mais,<BR/>Dá à terceira, em ondas, o seu jorro,<BR/>E cada uma ao mesmo tempo toma e dá<BR/>E jorra e repousa<BR/><BR/>No fundo, procura a realidade na obra de arte, para aí encontrar realmente a arte, que nela impera<BR/><BR/>... isto interessa-me mais, do que comentários “toscos” e, sem conteúdo, que por aqui passamAnonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5470532.post-1142008797452309702006-03-10T16:39:00.000+00:002006-03-10T16:39:00.000+00:00"Anónimo" das 9:16 então porque é que não "comento..."Anónimo" das 9:16 então porque é que não "comentou" convenientemente?<BR/>Não é porque eu não soubesse, porem acho que quando se faz um "comentário", ou se faz bem "feito" e "fundamentado" ou "não se faz"<BR/>e, como diz o João e, tambem estou de acordo<BR/> "A mim só me interessa o filósofo e não propriamente a sua biografia enquanto funcionário público"Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5470532.post-1141971959770150012006-03-10T06:25:00.000+00:002006-03-10T06:25:00.000+00:00Hannah Arendt era judia e parece nunca ter concord...Hannah Arendt era judia e parece nunca ter concordado com essas supostas certezas... Eu só penso que na altura devia de ser difícil ser alemão, a mim por exemplo é-me difícil ser portuguesa.<BR/><BR/>Especulações à parte eu não concordo que ele tenha sido o melhor filósofo do século XX, temos a própria Hanna Arendt, Nietzsche e na minha opinião o melhor dos melhores de todos os séculos Gilles Deleuze... gostos também à parte há que concordar que a concorrência a Heidegger é feroz.Bruxa de Endorhttps://www.blogger.com/profile/17548560871584738260noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5470532.post-1141944089419541282006-03-09T22:41:00.000+00:002006-03-09T22:41:00.000+00:00O argumento "nazi" dá normalmente pano para mangas...O argumento "nazi" dá normalmente pano para mangas. Nem Ratzinger escapou. Aconselho, no entanto, a leitura de um livrinho de George Steiner,um autor perfeitamente insuspeito, chamado "Heidegger", traduzido- e bem - na Dom Quixote. A mim só me interessa o filósofo e não propriamente a sua biografia enquanto funcionário público.João Gonçalveshttps://www.blogger.com/profile/02447952427468371771noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5470532.post-1141938964714954382006-03-09T21:16:00.000+00:002006-03-09T21:16:00.000+00:00Caro anónimo das 6:58Falando de certezas: Martin H...Caro anónimo das 6:58<BR/>Falando de certezas: Martin Heidegger inscreveu-se no partido nazi em 1 de Maio de 1933, pouco antes de se tornar reitor da universidade de Freiburg, onde esteve pouco tempo, é verdade, mas não seria possível ocupar um tal cargo sem apoio das autoridades alemãs.As simpatias nazis de MH, a que chamei "flirt" por ironia,tornaram-se públicas já há uns anos.Creio que vi a notícia pela primeira vez na revista Time, em meados dos anos 80. Além disso quem ler o romance "O último encontro" de Caterine Clement, não tem dúvidas sobre as inclinações de juventude do pai da fenonenologia.<BR/>Boa noite.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5470532.post-1141930690068417792006-03-09T18:58:00.000+00:002006-03-09T18:58:00.000+00:00... uma coisa é "ouvir dizer" outra bem mais "conc...... uma coisa é "ouvir dizer" outra bem mais "concreta" é "ter a certeza"<BR/>... e, é pois com "certezas" e, "coisas concretas" que devemos intervir e falar<BR/>... assim, meu caro, está sujeito a perder qualquer "razão" que possa terAnonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5470532.post-1141929864117942432006-03-09T18:44:00.000+00:002006-03-09T18:44:00.000+00:00Ouvi dizer que MH teve um "flirt" com o nazismo......Ouvi dizer que MH teve um "flirt" com o nazismo...Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5470532.post-1141928981498298692006-03-09T18:29:00.000+00:002006-03-09T18:29:00.000+00:00segundo Heidegger “Os seres humanos são, colocados...segundo Heidegger <BR/>“Os seres humanos são, colocados num mundo que eles não fizeram, mas que é constituído de coisas potencialmente úteis, incluíndo objectos naturais e culturais. Estes objectos chegaram à humanidade vindos do passado, são usados no presente, para atingir objectivos futuros” <BR/>Ainda defende <BR/>“A relação fundamental entre o modo de ser dos objectos, a humanidade e a estrutura do tempo. O indivíduo, entretanto, está sempre em risco de ser submerso num mundo de objectos, rotina diária e no comportamento trivial das pessoas. Daí a sensação de medo e angústia, que trás o indivíduo a uma confrontação com a morte e com a inutilidade da vida. Porem só com essa confrontação é que se pode alcançar a autêntica sensação de liberdade e exististência. <BR/>Ele percebeu <BR/>“Que, em contraste com a concepção Grega do ser, a moderna sociedade da tecnologia favoreceu simples atitudes manipulativas, que retiraram o significado da vida. A humanidade esqueceu-se da sua vocação original, que é recuperar um profundo entendimento do ser, que foi conseguido pelos Gregos e perdido pelos filósofos subsequentes“<BR/><BR/>... aqui está tudo dito<BR/><BR/>... melhor será ler o que foi escrito<BR/>... e, na realidade tambem penso como o João é “"apenas" o melhor filósofo desse século inacabado”Anonymousnoreply@blogger.com