6.9.09

O EVANGELISTA E A REALIDADE


Gosto muito das homilias do padre Mário Rui na Igreja de São Nicolau. Porque é o múnus dele. Detesto as homilias do dr. Louçã. Louçã interpreta-se a si próprio e define o cânone que ele, e só ele, aprova. É uma espécie de Sócrates em intelectual. Perigoso, portanto. A sua realidade é inverosímil. Nem uma palavra - como Sócrates, aliás - sobre o empobrecimento do país, sobre o endividamento externo. Ferreira Leite lida bem com a realidade das pessoas comuns porque é uma pessoa comum sem ser vulgar. E autêntica, um pecado capital para os papagaios do regime que desconhecem o que é o princípio da igualdade à força de tanto quererem impor o deles. Não é iluminada nem perfeitinha como Sócrates ou Louçã. Disso estamos definitivamente fartos.

19 comentários:

radical livre disse...

os químicos da minha geração habituaram-se à leitura dos resumos da revista Chemical Abstracts.
não é meu hábito ver debates, oiço os resumos.
espero que a Dra. Manuela Dias Ferreira tenha vencido a demagogia de cordel e tenha partido a louça do loção

Anónimo disse...

Pois é... mas na apresentação de politicas economico-sociais concretas a manuela ferreira leite foi de uma clarividencia fenomenal, se é que as apresentou. Ainda há quem a queira para governar Portugal, que infelizmente já é pobre. Também graças a esta "fenomenal" líder, enquanto ministra das finanças no governo de durao barroso. Entre ela e socrates venha o diabo e escolha... acho que até ele fugia.

Luis Morais

fado alexandrino. disse...

Sentei-me no sofá e esperava o pior, que era Manuela Ferreira Leite ser trucidada por aquele demagogo.
Quase que acontecia o contrário.

Anónimo disse...

MFL esteve muito bem.

Vamos ter uma 1ª ministra!

(pela primeira vez na minha já "longuita" vida vou votar PPD)

AH

Anónimo disse...

Manuela esteve bem. Anacleto Louça não concebe que o casamento seja um acto de liberdade. Ele é básico...paciência.

APC disse...

Eu lamento muito JG, mas em bom rigor que curriculim politico (a não ser 2 vezes má ministra) tem a Dra.Ferreira Leite para apresentar ao País ? Ser honesta ?
Bem a ser este o único crédito apresentado ouvi dizer que o João Gonçalves também se pode candidatar - ou eu ! A Direita está tramada, infelizmente.

Garganta Funda... disse...

O pregador Louçã, do alto da sua cátedra, foi obrigado a "baixar a bola" e a "descer à terra".

De facto MFL, utilizando uma lingua chã, derrubou os pressupostos ideológicos do Pregador-Geral da República.

O Louçã só quer falar da Galp e da EDP, mas não quer falar nas centenas de milhares de pequenas e médias empresas que é que aguentam este país e alimentam as bocas dos politicos e respectivos sequazes...

Contráriamente à ideia que a comunicação social tenta alimentar, neste aspecto o Jerónimo de Sousa é mais assertivo, moderador, realista e até menos ideológico.

Na verdade, se é um perigo votar no PS Socrático, também é muito perigoso votar no Sr.Louçã e sus muchachos e guapas, voilá!

Anónimo disse...

Na RTPN, a comentar (?) o debate, está um tipo gordo que me parece o "tal" primo do Sócrates. Pelos ataques que faz a MFL, parece-me que sim!

Anónimo disse...

Os analistas e politólogos estão muito optimistas quanto aos votos de Sócrates. O mundo real de que estão desligados mostrar-se-á mais bipolar e agressivo para com Kim e todos aqueles que terão de mudar de bandeira da noite para o dia.

Anónimo disse...

Enquanto o PS empaleia a malta com meia dúzia de mulheres e levanta a bandeira da paridade, o PSD oferece a Portugal um PM no feminino.

Anónimo disse...

Você é um perigosíssimo reaccionário, João Gonçalves. Perigosíssimo! Mas há-de levar na tromba também, se Deus quiser.

Anónimo disse...

MFL 2 vezes má ministra? Em dezembro de 2001 Guterres fugiu e deixou um deficit de 4,3% ( não a previsão de 6,83%)novo governo e a ministra das finanças para cumprir o limite de 3% do PEC( asinado pelo governo de guterres, socrates e ferro rodrigues) teve que tomar medidas extraordinárias para que portugal não deixasse de receber fundos comunitários.

Anónimo disse...

Quando se fala de MFL,vêm sempre aqui pousar os papagaios da desinformação socretina.Mentir é a sua profissão.Para isso lhes pagam as trinta moedas.

Anónimo disse...

Mai uma vez, pude confirmar: Louçã não passa de um oco rodeado de palavras, muitas palavras.

Anónimo disse...

aqui muito se fala no Socrates... comentar propostas do PSD é mais dificil...como eu vos compreendo!

sts disse...

Eu vi, enfim, sou estrábico, a MFL levar para a tabaqueira, que é uma empresa muito querida pelo povo. Mas não inalou, honra lhe seja creditada. Em época de créditos, ninguém deve.

Anónimo disse...

A triste figura que fez Manuela Ferreira Leite... É esta a senhora que quer ser primeiro ministro?

www.angeloochoa.net disse...

Email enviado a José Pacheco Pereira, às 8:49 AM (com óbvias emendas, sobre o ponto da situação «disto, aqui, e agora»:

1
Estamos ante recessão mundial da qual nem 1º ministro nem ministros seus conhecem contornos, ou, se os conhecem, não os dizem, porque nos habituaram a mentiras ou a contra-verdades deles cozinhadas em corredores e gabinetes deles para enganar incautos e caçar voto.
2
Manuela Ferreira Leite tem um programa que credível em que crê mas cuja execução não depende de debates mas 1º do voto que lhe derem ou não 2º da situação reaíissima do «estado da nação» que encontre quando chamada a governar, situação essa agora «camuflada». ( Não nos venham com a de que «isto» é suspeição nossa, porque é BEM CONHECIDA de quem nos governa barco ou casa.)
3
Em todos os partidos há bom e mau homem político.
4
No partido do governo (à frente nas sondagens) predomina o embuste e a demagogia e na sua «propaganda» há que ler que são eles «o que acusam» outros de ser.
Também são hábeis na manipulação e na autosuficiência eles que acusam outros de senhores absolutos da verdade.
5
Como escreveu em famoso manifesto Soljenitzin tudo o que politicamente assente na mentira ruirá.
Donde concluo:
Ou me engano muito ou com todas as sondagens favoráveis como para as europeias a 27 este governo cairá que cada vez haverá menos cegos e menos surdos e menos iludidos.
Porque a «coisa pública» dói todos os dias e em especial aos sem nome de gazetas e espero isso contra quantos me quiserem comprovar por a + b -- ainda que não menospreze réstias de boa intenção em alguns de esquerda ou de direita extremas ou moderadas.

Unknown disse...

Os habituais "marcelinos" do regime a marcar presença - a tentar justificar a "tença"...