28.2.10

AS COISAS SÃO O QUE SÃO

Qual é o problema de Paulo Rangel em concordar com Passos Coelho acerca da substituição do PGR? Só porque Passos tem razão?

CHACUN À SON GOÛT?



Se não visse e ouvisse, não acreditava. O Morcego, a opereta de Strauss em cena no São Carlos, resume, na perfeição, a desgraça - ou a maldição - que se abateu sobre o nosso único teatro lírico. Com o devido respeito pela Orquestra Sinfónica Portuguesa, pelo coro e pela generalidade dos cantores, este Morcego é um escarro. A encenação, em torno de vampiros e matrafonas, é um remake ordinário do "tema" do momento nas livrarias e em telenovelas. Uma valsa passou a declinação rasca do "thriller" de Jackson. Os diálogos em português, particularmente as falas protagonizadas por Maria Rueff, são dignos da pior e mais reles "comédia" de televisão onde o engraçadismo roça o puro atrasadismo mental e a graçola porcalhona. As alusões à vida pública são trocadas por insultos às características físicas dos políticos. Nem Gabriela Canavilhas, a ministra da cultura presente, escapou à vulgaridade baixa de Rueff (estilo pianos a dar à cauda perante a suposta beleza da ministra) e permaneceu no camarote, impávida e serena (como se não tutelasse politicamente aquele lixo todo) a contemplar a canalhice que decorria no palco. Pelo meio apareceu Carlos Guilherme paramentado de "benfiquista" a trautear o hino do clube de futebol. O público - o mais bronco, quase todo agora, que olha para aquilo como se estivesse no circo ou num estádio - ria-se e aplaudia as alarvidades. Outros patearam (como eu) e saíram. O Prof. Jorge Miranda, no intervalo, sugeria que o São Carlos devia fechar. Concordo. Um teatro lírico que anda a fazer de teatro lírico quando não passa de uma co-incineradora da inteligência e da sensibilidade, devia encerrar. Os três ornamentos da direcção portuguesa e o alemão director artístico envergonham a história e os pergaminhos do São Carlos. Fiquei com a ideia, pela sua passividade perante tamanho disparate, que a actual ministra não entende o que se está a passar. O seu aval a este descrédito pago com dinheiro público é inadmissível. Melhor sorte teve o assessor cultural do Chefe do Estado que saiu logo no fim do 1º acto e não teve de ouvir as enormidades que Rueff disse de Cavaco como se estivesse no Maria Vitória ou na retrete. Chacun à son goût?

Clip: Johann Strauss Jr., Die Fledermaus. Royal Opera House Covent Garden, 1984. Doris Soffel, Herman Prey. Direcção de Placido Domingo.

O CURSO DAS COISAS


Pulido Valente, e bem, tem sido desde quase o princípio disto (anos 70 do glorioso pós-Abril), o mais veemente e esclarecido "denunciador" do pior disto. Tem, contra os papagaios e cristãos-novos, a vantagem de saber história. E de, em alguma forma, ter participado dela. Ao lado de Eanes - o presidente da RTP, de 75, e o Presidente da República da "tentação presidencialista" manifestada em discursos que VPV ajudou a escrever - e depois contra Eanes, com Sá Carneiro, em oposição a um vago "eanismo" que Sá Carneiro e Soares não controlavam. Daí para diante, Pulido Valente só se meteu no primeiro MASP e preferiu os livros e as crónicas. A de hoje devia ter terminado duas frases antes. VPV sabe tão bem como eu que só outro regime, justamente o presidencialista, pode devolver um módico de autoridade a esta coisa untuosa em que tornaram (todos) o dito regime. Frases como «é melhor deixar as coisas seguirem o seu curso, de preferência na legalidade», equivalem a preferir um pastelão feito de restos e de batatas doces a um resoluto steak au poivre de carne limpa. De tanto terem seguido o seu curso, as coisas chegaram ao ponto a que chegaram. Já chega.

27.2.10

IMODESTOS CANASTRÕES

Já havia o canastrão Alegre, o improvável Camões do regime. Agora, parece, outro definiu-se como tal. Estão bem um para o outro.

ESSE QUASE


Uma insónia de princípio de dia permitiu, na cama e ao som de ventos, acabar de (re)ler um belo livro de Eduardo Lourenço sobre Pessoa, de 1973. Nessa altura Lourenço não era ainda, e tão tanto por vezes, o luminoso tagarela a quem o regime "cultural" passa a vida a acender velinhas. Mas, fora isto, Lourenço é curto num país onde há poucos como ele. Acabado o Pessoa Revisitado, a rádio dava-me uma voz altiva e embotada que só minutos depois identifiquei. Falava dela e de um livro dela como se fosse a nova Penélope dos inventados labirintos fantasmagóricos de meia dúzia de famosas criaturas, "heróicas" ou nem por isso. Vaidosa e pesporrente, Joana Amaral Dias quer, à força, ser a enfant terrible dessa casta pseudo-imaculada de antigos devotos de santinhos vermelhos que é o BE. E o meu amigo Medeiros Ferreira acha-lhe um futuro qualquer na tortuosa caverna neo-platónica bimba que acolhe as esquerdas portuguesas. Até hoje não consegui perceber o que é que acha e por que é que o acha. Tão pouco me interessa perceber. É evidente que perto das tolinhas mais evidentes dessas esquerdas (e das simétricas das direitas) que se pavoneiam no parlamento e nas televisões às costas e cotas dos respectivos partidos, Joana quase parece uma Madame de Stäel à moda do Bairro Alto. Todavia, é precisamente esse intervalo que a liquida. Esse quase.

MAS INFELIZMENTE TAMBÉM JÁ NÃO HÁ TROPA

«Na II República já não existem partidos. Existem sombras de partidos, restos de partidos, destroços de partidos. O regime não irá durar muito.»

Vasco Pulido Valente, Público

26.2.10

INTENDÊNCIA


O blogue da candidatura de Paulo Rangel à presidência do PSD e o site oficial.

UM "FRAQUINHO"

O Delgado, na SICN, confessa - como se alguém ainda tivesse dúvidas - que tem um "fraquinho" pelo 1º ministro. E até o "pressionou" (ao dito 1º ministro) para ele tomar uma "medida". Que ele, obedientemente delgado, tomou. Pobre ténia celiniana que nem sentido do ridículo tem.

O PAROLO

Lê-se no Sol, num artigo intitulado "Ferreira Leite falhou missão", que um ex-líder do partido - «que não quis ser identificado» - diz-se «mais preocupado com os vivos do que os mortos» e deseja que a senhora «descanse em paz (politicamente) e que não incomode mais.» É preciso nomear o parolo?

PORQUE PENSA

Na lixeira em que nos movemos, é reconfortante saber que há compatriotas nossos cujo pensamento - sim, ainda há quem pense apesar da bulimia intelectual que nos atacou como uma praga de mosquitos - é reconhecido por ele mesmo. Porque pensa.

O ESTRANHO MUNDO DE SÓCRATES


«As mil e uma manhãs de revelações sobre esse estranho mundo que gira à volta do primeiro-ministro não param. Verdade que ele próprio, como disse a Miguel Sousa Tavares, não sabe nada, não autorizou nada e nem sequer foi informado. De qualquer maneira, cada dia chega pontualmente com o seu "caso".»

Vasco Pulido Valente, Público

25.2.10

«QUIS CUSTODIET IPSOS CUSTODES?»

«O PGR tem razão ao dizer que neste momento o caso das escutas no processo Face Oculta é meramente politico. Mas só o é, porém, porque o PGR optou por uma interpretação muito restritiva do conceito 'atentado ao Estado de Direito'. Até ele o fazer, o caso era meramente jurídico"(Freitas do Amaral, prof. insuspeito de direito desde os tempos do Prof. Dr. Marcello Caetano).

RUI PEDRO SOARES OU NÓS

O que digo para o sr. Penedos, digo para o sr. Soares. A culpa é deles ou de quem faz brotar e sustenta pessoas como eles?

TEMPO

De calamidades naturais.

PENEDOS OU NÓS

A "comissão" ouviu ontem um tal sr. Penedos, um jovem quadro do PS, promissor como todos os jovens quadros quadrados que o regime produz como cogumelos. O sr. Penedos, à conta do famoso "segredo da justiça", esteve à conversa com a deputação num estilo "vejam como eu gozo com isto tudo e como vocês são um bando de totós". Até aqui tem toda a razão. Até agora, segundo o sr. Penedos, os jornais têm-nos fornecido balelas em que o "Penedos" que figura nas transcrições de conversas é outro que não o sr. Penedos cujo jurídico rabo se senta em empresas onde o Estado tem golden shares e onde está precisamente por ser um jovem quadro promissor. E a deputação inalou e engoliu isto como vulgares adolescentes em experiências místico-eróticas. Ainda acabamos a admirar o sr. Penedos e demais seres como o sr. Penedos. Porque, como dizia Gore Vidal de Nixon, eles são o que nós somos e nós somos o que eles são.

24.2.10

A BUROCRATA PERMANENTE

I believe it's her technical description.

MANUELA PEDESTRE


Parece que a Dra. Ferreira Leite teve um desvio helénico. Segundo a ainda líder do PSD - e ao contrário do que pensa outro economista, por sinal PR, Cavaco Silva - Portugal pode chegar ao estado da Grécia. Isto gerou um pequeno tumulto caseiro. A senhora foi apodada de anti-patriota e, praticamente, de irresponsável. Não lhe sendo conhecidos dotes de pitonisa, prefiro ver nisto um regresso involuntário ao que de melhor a antiguidade clássica legou à civilização ocidental e não exactamente pura mercearia. Manuela, afinal, limitou-se a ser pedestre. Nada mais do que isso.

UMA MISÉRIA

Afinal, a tal "comissão de ética" continua a funcionar. Aparentemente para o boneco. Estamos para ver as brilhantes conclusões que dali vão brotar depois de quase todos os ouvidos falarem de ficções, de coisas que nunca existiram, de conversas que nunca tiveram lugar, de pessoas que só cumprimentam de longe em longe. De vez em quando aparece um - tipo Henrique Monteiro - que revela umas coisas mas os intervenientes ouvem aquilo como se estivessem a comer castanhas assadas. O DN fez entretanto o seu tradicional papel oficioso para assegurar a equanimidade na distribuição do lixo. Uma miséria.

AO CONTRÁRIO DE EGMONT



Onde almoçava, almoçavam igualmente distintos membros da mais alta magistratura judicial portuguesa. Não me pareceu que fossem prosélitos. Um deles falava alto e a minha leitura de Walter Pater foi surpreendida por essa fala exaltada. E quem assim falava dizia, com manifesto propósito e lembrança, que o senhor conselheiro Pinto Monteiro, em tempos, mencionou que, por ele, toda a sua "despachada" podia ser revelada. "Por mim", recordo agora, quando o senhor conselheiro reclama inquéritos e reparos fortuitos. Viu-se em televisões e leu-se, salvo erro, no Expresso. Por ca é tudo ao contrário do herói do clip, Egmont. Leiam Goethe e perceberão porquê.

Adenda: Como não estou na moda, não "revelo" os pormenores da exacerbada fala.

MELHORES TEMPOS



Verdi, Don Carlo. Mara Zampieri, "Tu che le vanità". Coliseu dos Recreios, Lisboa. Fevereiro de 1977

A ÉPOCA DO CICLÓSTOMO


O "mal" deve ser feito todo de uma vez só. Pobre direito. Pobre gente.

23.2.10

«AS PLEBES DE TODAS AS CLASSES»

O país de luto e blogueiros e comentadeiros oficiosos a masturbarem-se uns aos outros sobre trivialidades, quais incansáveis «plebes de todas as classes.» Isto está cada vez menos dimensionado para pessoas altas.

OS LADOS DO SEGREDO

Uma das mais altas protagonistas da PGR sugeriu que os seus colegas fossem escutados para combater a violação do imbecil "segredo de justiça". Só não esclareceu a que lado do dito "segredo" se referia. Se ao bom, se ao negro.

«SE ASSIM É, ASSIM SEJA»

Li isto três ou quatro vezes seguidas no metro. Vale a pena ler na íntegra porque não há ali uma imperfeição, um descaso, uma palavra inoportuna. O pedaço que escolhi ilumina perfeitamente isto hoje. Isto, uma espécie de país. «As plebes de todas as classes cobrem, como uma maré morta, as ruínas do que foi grande e os alicerces desertos do que poderia sê-lo. O circo, mais que em Roma que morria, é hoje a vida de todos; porém alargou os seus muros até os confins da terra. A glória é dos gladiadores e dos mimos. Decide supremo qualquer soldado bárbaro, que a guarda impôs imperador. Nada nasce de grande que não nasça maldito, nem cresce de nobre que se não definhe, crescendo. Se assim é, assim seja! Os Deuses o quiseram assim.»

SINAIS DE FOGO


Pobre Jorge de Sena de facto tão pobremente lembrado.

«GOSTARIA DE SUBSTITUIR»


Neste nº 26 da Rue des Francs-Bourgeois morou o Eduardo Prado Coelho enquanto trabalhou em Paris como conselheiro cultural da embaixada portuguesa. Foi um amigo que mo indicou. Parecia, a dada altura, que o EPC era excessivo e que ocupava toda a cena. Mandarim, dizia-se. Talvez tivesse sido. Porém, aquele Marais frio da semana passada comoveu-me por ter tido a noção, ali, frente àquele 26 de porta fechada, que a partir de certa altura tudo é irremediável e superficial como morrer. EPC foi submerso pela enxurrada de burgessos "informados" que pululam nas sílabas mal amanhadas dos jornais, das televisões e dos blogues. Gente impensável de cujos lábios só brota babugem merdosa, muitos incapazes de construir frases com sujeito, verbo e complementos. Em suma, essa enxurrada varreu tudo e de tudo tomou conta instalando-se como o mandarinato oficial e único. Invariavelmente paupérrimo, alimenta-se de coirões improváveis numa autofagia confrangedoramente risível. O Eduardo, pois. «Sou cada vez mais sensível, mais frágil e desarmado até, em relação aos momentos de humanidade, mas sinto uma crescente repulsa por aquilo que todos somos na vulgaridade do quotidiano: seres mesquinhos, rafeiros, sórdidos, poluentes, corrosivos, invejosos, torpes. É por isso que as relações de força se me impõem para lá da rejeição veemente da própria ideia de força (que eu gostaria de substituir pela de generosidade). O que se vai articulando, como triste filosofia de vida, em torno de três axiomas: quanto mais mal dizem, mais medo têm; quanto mais dizem mal pelas costas, mais elogiam pela frente; quanto mais elogiam, mais medo têm.» Como dizia o mesmo amigo, noutro contexto, que saudade.

DA CLASSE

Se a "classe política" - uma contradição nos termos por causa da classe - é o que é, a "classe jornalística" não lhe fica atrás. Por causa do número revisteiro que Mário Crespo perpetrou na fantástica "comissão de ética" (outra contradição substantiva e terminológica), Constança Cunha e Sá, sua colega de "classe", vem dizer que «a actuação de Mário Crespo na Comissão de Ética foi um exercício deplorável que enxovalha o jornalismo e a Assembleia da República» (como se ambos não fossem já um enxovalho por natureza) e «um exemplo da histeria que hoje em dia reina em Portugal» (presumindo-se por histeria irrelevâncias como as liberdades e a relação do poder com as liberdades). Estamos falados quanto a classe.

Adenda (mail de leitor): "De tanto falar em histeria, fica-se histérico.Transforma-se o histeriador em cousa histérica."

22.2.10

A CONTÍNUA TRANSFORMAÇÃO DE TUDO


Parece que está pronta para aparecer nos jornais uma "carta de renúncia" de Paulo Rangel à militância no CDS escrita noutra encarnação. O objectivo é dos livros e sumariamente primário - o homem não poderia ter dito que não se lembrava. Fernando Pessoa, numa "crónica do tempo que passa", de 1915, responde à "problemática" melhor do que qualquer apressado moralista de arquivo. «Recentemente, entre a poeira de algumas campanhas políticas, tomou de novo relevo aquele grosseiro hábito de polemista que consiste em levar a mal a uma criatura que ela mude de partido, uma ou mais vezes, ou que se contradiga, frequentemente. A gente inferior que usa opiniões continua a empregar esse argumento como se ele fosse depreciativo. Talvez não seja tarde para estabelecer, sobre tão delicado assunto do trato intelectual, a verdadeira atitude científica. Se há facto estranho e inexplicável é que uma criatura de inteligência e sensibilidade se mantenha sempre sentada sobre a mesma opinião, sempre coerente consigo própria. A contínua transformação de tudo dá-se também no nosso corpo, e dá-se no nosso cérebro consequentemente. Como então, senão por doença, cair e reincidir na anormalidade de querer pensar hoje a mesma coisa que se pensou ontem, quando não só o cérebro de hoje já não é o de ontem, mas nem sequer o dia de hoje é o de ontem? Ser coerente é uma doença, um atavismo, talvez; data de antepassados animais em cujo estádio de evolução tal desgraça seria natural.»

BREVE MORAL DE UMA ENTREVISTA

Não invocar o nome de Sócrates em vão.

ESTA

Está muito boa. E esta também. O que é que se poderia esperar do pequeno autor?

A MIM TAMBÉM

«Poder dar um tiro em alguns mafiosos - isso, sim, far-me-ia feliz», afirmou o escritor James Ellroy ao passar por cá.

A "SOCIEDADE CIVIL"

Concordo, da primeira à última linha, com este post de Eduardo Pitta. Apesar de se ter esquecido de mencionar de onde brotou o sr. Silva, agora da Taguspark, como no passado foi secretário de estado de um governo PS e, depois, presidente da RTP. Só se o PS - como no passado o PSD - for da "sociedade civil" como defendem aqueles cuja biografia se confunde com militâncias partidárias, respectivas obediências e prebendas.

FRONTEIRA

O primeiro-ministro fez de conta que tinha sentido de Estado e foi para a Madeira. Depois começaram todos, como um slogan, a dizer que as divergências partidárias não se colocam nestas coisas. Isso a gente já sabe, é o que é suposto de gente normal e não devia ser necessário dizer-se (nem favorecer perguntas idiotas dos jornalistas) se esta gente fosse "normal". As pessoas não vão mais além, nem mesmo essa espécie de entidade chamada "dirigentes". O dr Jardim, feito parvo, disse logo para a jornalada não falar muito por causa do turismo como se isso fosse o que agora importa e como se, como aconteceu, a imprensa internacional não fizesse disto as respectivas primeiras páginas. Depois, o sonso Sócrates, foi lá inteirar-se das ocorrências, de gravata escura, camisa branca e semblante carregado, para, logo depois, aparecer de gravata escarlate, camisa azul vistosa e de largo sorriso à mesma jornalada que, de microfone em punho, o recebia naquela tourné de propaganda do PS que esse secretário-geral iniciou há dias. Em boa verdade, é aquele lugar comum do "é preciso andar para a frente" com muita forma inoportuna e imensa falta de conteúdo. E é também a total ausência de Nobreza ao mesmo tempo que os tais dirigentes, que não é suposto terem variações de personalidade, pelo menos, em público e escandalosas, mostram aquilo que genuinamente são.

PESO MORTO


A melhor resposta que o senhor conselheiro Pinto Monteiro arranjou para colmatar os "danos" emergentes (para ele, naturalmente) da divulgação de parte dos seus "despachos" num processo famoso, foi despachar no sentido de abrir mais processos. Desta feita para descobrir quem é que os divulgou. O PGR pouco mais faz do que desfiar o seu próprio novelo - e para dentro - o que quer dizer que pouco está a fazer enquanto PGR. Começa a ser mais um peso morto do regime.

21.2.10

"EU AXO"

Isto é um extraordinário exemplo do radioso futuro que espera este país de merda.

"POESIA E PROPAGANDA"


Hei-de mandar arrastar com muito orgulho,
Pelo pequeno avião da propaganda
E no céu inocente de Lisboa,
Um dos meus versos, um dos meus
Mais sonoros e compridos versos:

E será um verso de amor...


Alexandre O’Neill

NOÇÃO DE OPORTUNIDADE

Depois há coisas do género os drs. Sampaio e Pinho irem caucionar, como grandes figuras nacionais que são, a candidatura a um campeonato qualquer de golfe a realizar em Portugal lá mais para diante. Temos cada noção de oportunidade.

APARAR ARESTAS

Esta entrevista de Rangel revela alguma vaidade sobranceira que conviria entretanto limar. Rangel é, de longe, o candidato politicamente mais bem preparado para tomar conta do PSD agora. «Não entrar em consensos moles se for líder do PSD» é um lema poderoso que deve ser desenvolvido sem recurso a narcisismos retóricos ou a auto-justificações desnecessárias. Cela va de soi.

DEVOÇÕES

«Quando, hoje, vejo a insistência ridícula na falta de liberdade de informação, em Portugal, tenho muita dificuldade em entender "de que falamos, quando falamos". O que existe, de facto, são modelos e métodos de jornalismo em que vale absolutamente tudo, em que os fins justificam todos os meios, mesmo os mais condenáveis. A obsessão pela instantaneidade leva, por vezes, a noticiar, antecipadamente, o que ainda nem sequer aconteceu. A falta de distância para a reflexão e avaliação da importância de cada situação - só interessa dizer quem arrasou quem - produz uma atmosfera que leva os próprios comentadores a supor que eles pensam o pensar de todos, como se tivessem uma delegação para representar o povo português na sua totalidade. A chamada crise política seria, talvez, bem diferente sem as suas irresponsáveis encenações mediáticas. » Esta prosa podia ter sido escrita num editorial do DN ou do JN. Ou brotar de enlevados jornalistas como Bettencourt ou Delgado. Ou, ainda, ter sido lida nas "novas fronteiras" feitas à medida. Mas não. É do freirinho Bento Domingues, no Público. O freirinho, que foi estigmatizado pela esquerda algures entre a Capela do Rato e o Rato propriamente dito, não admite comparações. De facto, não se trata de comparar mas de evidenciar. Há muitas maneiras de torcer as coisas - ou de as tentar torcer - constrangendo-as. Seja pela influência política, seja pela influência económica que decorre da primeira e vice-versa. Não deve existir nenhum tipo de temor reverencial pelo que se publica e comunica. Tal como não é suposto ter algum pelo poder. Qualquer deles é ridículo, frei Bento.

DESNECESSÁRIO

Sou insuspeito de anti-jardinismo. Todavia, pareceu-me deplorável que Alberto João Jardim tivesse pedido aos jornalistas que evitassem "especulações" e "dramatizações lá para fora", e que fossem "discretos" nos relatos da tragédia para não prejudicar... o turismo. As "especulações" e a "discrição" são a catástrofe natural, destruição do terreno, de bens e de vidas à vista de todos. Até dos turistas que continuam por lá às fotos. Era desnecessário.

"WE ARE FAMILY»?



Vi ontem, na televisão, uma peça sobre uma manifestação a favor da família e do casamento em Lisboa. Culminou nos Restauradores onde todos cantaram e dançaram ao som da música do clip. E como evidencia o clip - o final do filme The Birdcage, de Mike Nichols, de 1996, com Gene Hackman e Robin Williams - "we are family" serve para tudo. Os organizadores deviam ter feito o trabalho de casa.

THE ONE AND ONLY

«Na gabarolice simplória de provinciano como no desrespeito pela oposição, no insulto imperdoável e gratuito como na fantasia de que é uma pura vítima da mentira e da calúnia, há invariavelmente um ponto comum: a ideia de que Sócrates não é comparável à multidão de metecos da política indígena. Que um belo dia os metecos se fartassem dele não lhe passou pela cabeça; e muito menos que pedissem um socialista qualquer mais suportável para o lugar dele. Ele é o líder, o líder sem substituto concebível. Ele é o único Sócrates de Portugal e do universo. O PS que fique ciente.»

Vasco Pulido Valente. Público

20.2.10

TUDO IR MORRENDO


Para quem já subiu e desceu, a pé ou de carro, aquelas ruas laterais às três ribeiras que desaguam no coração do Funchal, dói ver aquela estupidez de água, lama e pedragulhos. Dói ver lugares que associamos a vida, sol e alegria, a tempos melhores e a amigos, assim. Há um título de Vergílio Ferreira, pouco conhecido, que podia somar isto com uma serenidade plausível. Onde tudo foi morrendo. Esta é a única conspiração séria da vida. Tudo ir morrendo.

SAUDAÇÃO


Fica bem ao primeiro-ministro deixar-se de reuniões partidárias autocomplacentes e ir à Madeira como decidiu. Finalmente um módico de sentido de Estado a saudar.

UM POUCO DE MORTE

TRETA

É isto mesmo, a comissão Bimby. Uma coisa que tem apelido de "ética" - com aqueles protagonistas e "convidados" - é meio caminho andado para lugar nenhum. Acabem rapidamente com essa treta.

KIM-IL-EMPREENDEDORISMO


Há oito dias era Granadeiro, presidente da PT, a definir-se "encornado" por dois "colegas" da administração. Agora é o presidente da Taguspark quem ignorava, até ver o resultado na net, o "negócio" da empresa de que é presidente com um jogador de futebol, um negócio aparentemente "combinado" por dois dos seus "colegas". Em comum, alguns dos "colegas" destes crédulos empresários têm o partido a que prestam contas, o PS, e, à altura, umas eleições para vencer. Isto é muito latino-americano e tropical mas, segundo edites, magalhães, almeidas santos e quejandos "democratas", o que está mesmo em curso é uma "campanha" para acabar com o salvador da pátria. O deles, naturalmente.

19.2.10

FACES OCULTAS E DESCOBERTAS


«O "procurador" "geral" da "República" mostrou toda a elevação que o move ao decretar, segundo o JN (18.02), que, no caso Face Oculta, mais não houve do que tentativas de "alteração da linha editorial". O texto da decisão revela que ele confunde sugerir mudanças com acções concretas gravosas (intervir em empresas privadas, levar a despedimentos ou afastamentos, etc.); confunde "luta político-partidária" com acções ocultas a partir do Estado; confunde Sócrates falar ou não ao telefone sobre o assunto com acções do Governo que Sócrates chefia, isto é, do Estado. Quem vê Monteiro falando aos jornalistas nos noticiários já percebeu a táctica: fala nos corredores, em portas e escadas, para poder dizer umas coisas confusas; é tão trapalhão a falar que nem percebo metade das palavras que diz. Mas entendo isto: a trapalhice serve para confundir, e confundir serviu, neste caso, para minorar os danos do Governo.

O Correio da Manhã (17.02) e o PÚBLICO (18.02) confirmam o que tenho escrito há que tempos: o Governo usa meios públicos para desinformar através da blogosfera. O nosso dinheiro é usado pelo Estado (confundido com PS) na montagem de blogues anónimos que despejam argumentário pró-Governo e calúnias sobre adversários. Como escreveu Eduardo Dâmaso, director adjunto do CM, a central de propaganda existe e continua. O caso Face Oculta não abarca toda a teia de interesses do PS-Governo na área dos media, na desinformação e na propaganda. Há outras vertentes ilícitas que a justiça e o Parlamento deveriam investigar de imediato. O Parlamento chamou às audições diversas pessoas que só podem opinar sem nada de factual acrescentar. Deveria chamar às audições um dos putativos cabeças da central, o agora secretário de Estado Almeida Ribeiro, os assessores do Governo que se conhece estarem envolvidos na teia, e o agora deputado João Galamba, que esteve envolvido no esquema antes de promovido.»

Eduardo Cintra Torres, Público

A-B


Aguiar-Branco, no PSD desde os 17 anos, não aprendeu nada. Louvou-se em Sá Carneiro porque, segundo disse, Sá Carneiro "unia" e ele - que não quer nem "romper" nem "mudar" - também vai "unir". Puro disparate. Sá Carneiro foi, até ao fim, fora e dentro do partido, um homem de ruptura. Aliás, a AD foi forjada contra os bonzos internos de quem Aguiar-Branco é hoje o mais fidedigno sucessor. Um banalão sem chama, este A-B.

«TAPAR OS OLHOS DOS OUTROS»

«Tapar os olhos dos outros», uma expressão utilizada numa fala por um esbirro qualquer do PS, podia bem ser o lema destes desbiografados que nos pastoreiam. Ou «degradação da vida pública», na boca de outro, quando é justamente dali que ela vem. Porventura uma raça tão estúpida como a nossa não mereça melhor. «Paris fez a Revolução. Londres deu Shakespeare, Viena deu Mozart, Berlim deu Kant, Lisboa deu-nos a nós.» (Eça de Queiroz, citado aqui)

"DESCONTEXTUALIZADAS", DIZEM ELES

A ideia de que as transcrições das falas são sempre "descontextualizadas" - parece que é o que ocorre dizer ao sr. Perestrello em vez de se demitir - é uma recorrência retórica que não deixa de ter alguma "lógica". A maior parte dos intervenientes corresponde a pessoas descontextualizadas, i. e., gente de quem nunca teríamos ouvido falar se não fosse a política e o regime. Às vezes apetece dar razão a quem berrava, no seu descaso, que certa gente devia ser preventivamente fuzilada.

FILHOS DE MÃE MUITÍSSIMO INCÓGNITA




"Marcos Perestrello: Por acaso não me deram o nome do Figo para os tempos de antena das personalidades para depor.

Paulo Penedos:
Pronto, faz-te de novas que o nome vai-te aparecer, só que o apoiante espontâneo e fervoroso primeiro deve querer assinar o contrato, não é?"

O rapaz da bola que, aos olhos do povo, passa por ser um jogador de futebol em versão sofisticada (coitado do povo) mas que, cada vez que abre a boca, começa sempre com "pois, errr.....", pôs um processo contra o Correio da Manhã por este ter falado pela primeira vez no nome dele e, além disso, ontem já disse que não senhor, esteve na campanha simplesmente como cidadão e por razões ideológicas (como se aquele homem tivesse alguma habilidade e proveito da cintura para cima). Além disso, assumiu que tem um contrato, sim senhor. Com quem? Com o Taguspark que, por acaso, já foi alvo de buscas no âmbito do processo Face Oculta e, por acaso também, parte significativa do seu capital é público e pertence à Câmara daquele mestre de obras chamado Isaltino não sei quê. A publicidade é uma boa maneira de tentar disfarçar. As empresas e instituições públicas ou pessoas com cargos públicos que contratam pessoas cor-de-rosa para se promoverem junto dos cidadãos pelos seus sentimentos de pertença e afectividade artificial por alguém, têm a facilidade de poder pagar muito e de raramente serem confrontadas com um "não" motivado pela consciência de cada um desses cor-de-rosa. Depois, Luís Figo e mil outros e outras que podem ter o mesmo papel que ele neste âmbito que une a visibilidade social, não a uma marca, mas a epifanias que envolvem intervenientes e, principalmente, dinheiro do Estado, convém que sejam espertos sob pena de serem, para sempre, e mesmo que não queiram, tidos como oportunistas. A Portugal Telecom, tão falada neste caso, tão definida politicamente e tão cheia de dinheiro público, é um preciso exemplo desse tipo de empresa pela qual é muito arriscado, por muito que o dinheiro seja fácil, dar a cara. Pessoas como um funesto jogador de ping-pong humano têm de entender que, mesmo que tenham sido simplesmente solicitadas para um contrato publicitário, quando envolve este tipo de corredor, não devem ter a ingenuidade de achar que algum dia os seus "fãs" vão pôr a hipótese de que não sabia exactamente os contornos em que se envolveu. Isto é básico. Eu, simples e desinformado cidadão, não posso deixar de desconfiar do meu ídolo Luís Figo que pulula animado e confortável na ribalta. Ele tem todo o direito de aproveitar e eu, simples e desinformado cidadão, tenho tendência natural para desconfiar. Os Figos que arriscam em coisas com dinheiro público em troca de condições contratuais agradáveis, petiscam este tipo de risco que, por vezes, deixa de ser risco e passa a ser a realidade. Mas, a bem da verdade, não é preciso ter muita pena, é só preciso dizer-lhes que tentamos não ser parvos.

DE QUE É QUE PERESTRELLO ESTÁ À ESPERA?

O sr. Perestrello, Marcos de seu primeiro nome, é secretário de Estado da Defesa Nacional. O sr. Perestrello, um betinho desprezível, gozou literalmente com o subsídio de desemprego - a que, desgraçadamente, muitos portugueses têm de recorrer - numa conversa alarve, agora divulgada, com um camarada sobre propaganda do partido de que ambos são militantes. O assunto, ao contrário do que muitos juristas histérico-formalistas virão a correr defender, é político. O sr. Perestrello já devia estar demitido.

O LEILÃO

Está aberto uma espécie de leilão para candidato presidencial das várias esquerdas. Há Alegre, Nobre e o insólito Alfredo Barroso, essa nulidade pomposa sobrinha do tio que tem palco em jornais e televisões, já defende Carvalho da Silva, o eterno secretário-geral da CGTP, porque, presumo, o tio seria pornográfico. E Sócrates? Por que é que não o sugerem já que ele é tão bom e quentinho para a preservação da espécie instalada um pouco por todo o lado? Continuem assim, tolinhos e esbracejantes, que vão por bom caminho.

NOJOS

Câncio mergulhada no "nojo" de que ela mesma tem sido um dos mais veementes e violentos epígonos. É, de facto, um nojo.

OS FRACASSADOS QUE NOS FRACASSAM

Notável texto da Helena Matos acerca dos "heróis" que davam aos pezinhos sentados nos muros da cidade universitária nos idos de 60. Esses nostálgicos não se sabe bem de quê e que se tornaram, uns evanescentes, outros lubrificadores do "socratismo", esse poço sem fundo onde a esquerda "moderna" doméstica se afunda suavemente. E, bem pior do que isso (não se perdia nada), nos afunda. «“Falhámos a vida, menino” – é uma das frases finais de “Os Maias”. Mas no caso da geração de 60 não só não parece que esteja interessada em fazer balanços do seu legado – à excepção daquelas evocações que os transformam em heróis – como, por ironia, eles, que em jovens foram tão eficazes a combater o poder, revelam-se agora, à beira de se tornarem velhos, dispostos a quase tudo quando alguém os confronta com aquilo em que se tornaram. E note-se que eles não se tornaram poder que isso já o eram. O que Sócrates fez deles foi transformá-los na Situação.»

18.2.10

A CRÓNICA DOS DONOS


Há muitos anos, no "fascismo", havia uma revista pequenina - de formato - chamada "crónica feminina". A minha avó lia e eu folheava. Lá pelo meio vinha uma fotonovela de fazer chorar as pedrinhas da calçada de então. Graças ao linguarejar rasca do regime, o Sol "actualizou" a fotonovela numa versão político-partidária. O rapaz da capa, o de baixo, é "apenas" secretário de Estado da tropa depois de ter sido nulo vice-presidente da CML e candidato frustrado a Oeiras. É da mais íntima nomenclatura do admirável líder. Não se riam, porém, dele e com ele. Riam-se antes de vocês e pensem que eles são os donos. Os vossos. É apenas isso que a fotonovela revela.

«UMA PEQUENINA LUZ»

Uma pequenina luz bruxuleante
não na distância brilhando no extremo da estrada
aqui no meio de nós e a multidão em volta
une toute petite lumiére
just a little light
una piccola… em todas as línguas do mundo
uma pequena luz bruxuleante
brilhando incerta mas brilhando
aqui no meio de nós
entre o bafo quente da multidão
a ventania dos cerros e a brisa dos mares
e o sopro azedo dos que a não vêem
só a advinham e raivosamente assopram.
Uma pequena luz
que vacila exacta
que bruxuleia firme
que não ilumina apenas brilha.
Chamaram-lhe voz ouviram-na e é muda.
Muda como a exactidão como a firmeza
como a justiça
Brilhando indefectível.
Silenciosa não crepita
não consome não custa dinheiro.
Não aquece também os que de frio se juntam.
Não ilumina também os rostos que se curvam.
Apenas brilha bruxuleia ondeia
Indefectível próxima dourada.
Tudo é incerto ou falso ou violento: brilha.
Tudo é terror vaidade orgulho teimosia: brilha.
Tudo é pensamento realidade sensação saber: brilha.
Tudo é treva ou claridade contra a mesma treva: brilha.
Desde sempre ou desde nunca para sempre ou não:
brilha.
Uma pequenina luz bruxuleante e muda
Como a exactidão como a firmeza
como a justiça.
Apenas como elas.
Mas brilha.
Não na distância. Aqui
No meio de nós.
Brilha.



Jorge de Sena

A REALIDADE E O TELEPONTO


A realidade, uma coisa de dífícil assimilação por parte do ensimesmado titular de São Bento, é a mesma que existia há cerca de meia hora. E contra isso não há teleponto que resista.

PESSOAS COISA

INTIMAÇÕES DE MORTALIDADE

Isto chegou a um ponto tal que o primeiro-ministro de Portugal "gere" a sua agenda mediática pela circunstância de, às sextas, haver um semanário nas bancas que promete telenovelas político-mexicanas durante umas quantas semanas. Haverá reuniões partidárias e intimações de mortalidade com os jornalistas todas as próximas quintas-feiras?

NOBRE CRESPO

Vi, em diferido, um pouco de Mário Crespo no parlamento. Ainda lhe passa pela cabeça ser candidato presidencial. Nobre por Crespo ou Crespo por Nobre, que diferença faz?

DA PORNOGRAFIA POLÍTICA

Esteve uma criança chamada Cristina Figueiredo - parece que é jornalista - a comentar na SicN as "intervenções" do "povo" que para lá telefona a dizer maravilhas de Sócrates. O bocado que ouvi só me deu labregos e labregas (e notórios débeis mentais), e não por defenderem Sócrates, embora isso agrave a coisa. O "discurso" é que era bronco, medieval, desprovido de um toque à la Pitta, por exemplo. A grunhice faria corar a defunta Marilyn Chambers. Que Deus a guarde.

A BOA DISTÂNCIA DAS EDITES E DOS LELLOS

Manuel Maria Carrilho dá a estas crónicas o título genérico de "a boa distância". Que me perdoe, mas é uma péssima distância porque ficamos - reféns - entregues ao rebotalho das edites, dos lellos e dos novíssimos candidatos a edites e lellos. E tem razão acerca de «outro fenómeno, também pouco reconhecido: trata-se da erosão da identificação automática, "cega", da maioria com a vontade geral, que leva ao fim da ficção democrática que permitia assimilar, como se da mesma coisa se tratasse, a maioria dos votos e a totalidade da nação. Este "dogma" tem vindo a desvanecer-se cada vez mais: nem a parte vale pelo todo nem o programa eleitoral vale para a duração do mandato. A democracia abriu-se cada vez mais à contingência dos mais diversos acontecimentos, o voto serve para designar governantes, mas já não basta para legitimar a sua acção. Este é um dos fenómenos centrais da metamorfose por que passam as democracias contemporâneas. Ignorá-lo é perigoso. Pode mesmo ser, em certas circunstâncias, suicidário.» Como é que se pode explicar coisas destas a edites e a lellos?

ALLPORTUGAL


Um tipo aterra aqui na Portela e o que vê? Um agente da GNR pequenino, barrigudo e com farto bigode, provavelmente a menos indicada personificação estética da corporação para quem chega a Portugal. A menos que aspire pelo "típico". Depois os sapatos dos homens. Cá e lá fora, está na "moda" usar uns sapatos bicudos, feios, que liquidam sumariamente baratas pelos cantos. Um pavor. No táxi, no rádio do táxi, fica-se logo a saber que o senhor conselheiro Pinto Monteiro não considera crime controlar editoriais de jornais. É evidente que não é. Mas é uma filhadaputice, coisa que fica mal ao senhor conselheiro sequer pensar a menos que não seja versado em democracia. "Casos" e "armadilhas políticas", disse ele. Quando é que a D. Estrela ou outro distinto militante do PS da "fibra" desta convidam o senhor conselheiro para as "novas fronteiras" para ele falar de "casos" e "armadilhas políticas"? Daria um excelente PGR na Venezuela. O tempo persiste polar e sombrio. Isto é uma vasta merda e uma choldra perigosa. E não necessariamente por esta ordem.

17.2.10

O ESTRANHO MUNDO DE NOBRE

Este estarà no seu perfeito juizo? Ou è mais uma brincadeira do "soarismo" junto com o escuteirismo militante? Com tanta coisa que o homem tem para fazer neste mundo de Cristo, para o que lhe havia de dar. Ou para o que è que o empurram. Pobre esforçada criatura. Valha-me a Bastilha agora. E amanha è outro dia em Lisboa. Boa noite e boa sorte.

16.2.10

DON CARLO





Verdi, Don Carlo. Karajan. 1986

FOME E FARTURA

E quando è que finalmente se começa a notar que o PSD tem três (3, fora as ameaças) candidatos a presidente? Com o regresso em força do "verdadeiro artista", anunciado para os pròximos dias, convinha que dessem um ar de sua graça.

DESEJOS RADICAIS


"A retirada segue para o que realmente importa: a vontade de imperfeição conseguida através dos livros, do prazer, da solidão e, ao mesmo tempo, de certas apresentações da natureza que atenuam a mesma solidão e ridicularizam qualquer espécie de pertença."

SOARES SOCRETINIZADO

Este desgraçado artigo de M. Soares quase faz ter saudades do Soares que viveu aqui em Paris. Ao menos esse era autêntico ou andava là pròximo.

Adenda: Este artigo de Constança Cunha e Sà fica a meio caminho a meio de nada. Exemplifica perfeitamente a stasis que atacou a classe comunicativa social redescrita, por exemplo, pela melhor filosofia antiga. Sempre o mesmo querer e nao querer o mesmo.

O GLORIOSO CONSTÂNCIO

Constitui um enorme exercicio de hipocrisia a congratulaçao geral com a escolha de Constâncio para o BCE. Parolice semelhante aconteceu com emigraçoes precedentes de outros compatriotas socialistas ou laranjas. A Alemanha vai presidir ao BCE substituindo a França no papel. O sul da Europa tinha assim o lugar garantido numa vice-presidência. Constâncio vai ter um pelouro que nada tem a ver com um sector com que se deu mal em Lisboa, no Banco de Portugal, e que lhe valeu justa acrimònia geral. Era um eterno do regime - especialista em calcular dèfices - e porventura deve fazer-lhe bem novos ares. E ao regime tambèm.

Nota: Uso um teclado francês que explica acentos diferentes ou a sua ausência. No local onde almocei - a Brasserie Lipp, pardon my french - bem como em quase tudo o que tem gente dentro e è fechado, vê-se pouco ou nada as pessoas a atender telemoveis e a berrar ao telefone.

15.2.10

UM HOMEM CONTRA A REALIDADE

Lê-se nos jornais que o secretario-geral do PS vai convocar os diversos politburos do partido. È um regresso em força, dizem os pròceres. Mais propaganda, digo eu. O PS tem a estrita obrigaçao de governar nos estritos termos da vontade eleitoral expressa em Setembro. Deve, porém, evitar que o governo fique prisioneiro do caprichismo tortuoso do referido secretario-geral que - jà se percebeu - dificilmente aceitarà a realidade. A dele e a nossa.

(nota: teclado francês)

O PAÍS É UM BURACO SEM FECHADURA


Marcelo, ontem à noite, traçou um recorte exacto da altíssima improbabilidade de Sócrates (criatura e político) e da manifesta probabilidade de ele continuar por aí. Também pediu o impossível aos candidatos à presidência do PSD, i. e., que falem da realidade enquanto se esgatanham uns aos outros para consumo dos militantes e dos caciques. Isto apesar de Rangel ser o único que, com sucesso, conversou com o país. O PSD terá os seus quinze minutos de fama no congresso pedido por Santana e pouco mais. Marcelo ainda vai ter de descer à terra outra vez.

14.2.10

FINGIR A ALEGRIA

... o esforço de tentar não ver, ou o embaraço de ver, as múltiplas imagens dos chamados desfiles tradicionais (tradi... quê? eles sabem mesmo o que quer dizer a palavra tradição?) carnavalescos de inspiração brasileira e tropical e que inundam o Portugal da província de norte a sul para gáudio e orgulho dos “foliões” (só ouvir a palavra já faz mal, quanto mais vê-los) locais. Esses desfiles são verdadeiros atentados à natureza das coisas... mas que é isso perante a força da estupidez humana? A minha esperança acaba por ser, tantas vezes, vã e esmagada por essa força e lá tenho eu que arranjar maneira de não ver nem ouvir falar de desfiles de carnaval. Basta uma nesga de sol para saírem à rua: artificiais, feios e frios, sob o olhar de meia dúzia de “foliões” acompanhados por criancinhas pálidas e vestidas de poliéster que, agitando-se informemente, fingem alegria.»

Hole Horror

MELHORES TEMPOS





Giuseppe Verdi: DON CARLO (final). Mara Zampieri, Jaime Aragall, Kurt Ridl. Wien Musikverein 1988

COIRÃO

Este tempo está ao nível do país. Um coirão desagradável.

EM GUERRA COM OS SEUS FANTASMAS


2. Manifesto pró-socrático.

FRENESIM

Em vez de andarem para aí a arrancar cabelos - mais a fingir que os arrancam - ou a termos de ouvir figurinhas secundárias como o sr. Capoula (quem?) ou comprimários como o edil de Lisboa, pelo PS, ou Aguiar-Branco, do PSD, a dizer que "está pronto" (para quê), por que é que não se segue o sereno conselho de Paulo Rangel e tiram os dois mais notórios "boys" do governo na PT para começo de conversa?

ESTADISTAS E ARRIVISTAS

Em relação ao post anterior, importa clarificar o seguinte. Salazar seria sempre um estadista em qualquer parte do mundo. "Pecou" pela excessiva permanência e pelo receio da liberdade. Aqui coincide com o seu actual sucessor. Todavia jamais foi um arrivista de ocasião. Como se escreve num comentário, «independentemente de imagens mais ou menos aleatórias, trata-se de um discurso notável, que só um Homem com a dimensão humanística de Salazar, concorde-se ou não com todas as suas ideias, poderia proferir.»

13.2.10

QUEM NÃO É SOCRÁTICO NÃO PODE SER CONSIDERADO BOM PORTUGUÊS



O GALO QUE AGITA AS CAPOEIRAS


«A política não é um espaço de amizades; e Aguiar-Branco, o mais fraco dos três [candidatos à presidência do PSD], devia ponderar a sério se os objectivos do partido (derrotar o PS) não serão mais importantes do que os seus próprios interesses (liderar o PSD). Até porque Rangel, mais do que Aguiar-Branco, pode ser o homem certo para essa tarefa incerta: inteligente, temerário, mediaticamente apelativo e com o escalpe do dr. Vital Moreira à cintura, Rangel é o único candidato dos três que põe o PS a espumar. Nestas questões, convém apostar no galo que agita as capoeiras.»

João Pereira Coutinho, CM

A CLIQUE


A clique que presentemente domina o PS começa a incomodar algum PS que existia antes dela. E mesmo alguns que, inexplicavelmente, fazem parte dela. Desbiografados sem prestígio profissional ou político, deslumbrados palonços e néscios sem referências aliaram-se, para servir de capachos e de testas-de-ferro como as chocas nas touradas, a dois ou três cristãos-novos da nomenclatura que manda na seita desde a queda de Ferro Rodrigues. A perda da maioria absoluta foi-lhes, no entanto, fatal. Bem tentaram, como os derradeiros desenvolvimentos públicos revelam, mantê-la por meios aparentemente dignos da melhor impunidade política eslava sediada, por exemplo, no Kremlin. Lá também há eleições, empresas em regime de golden share, imprensa "livre" e uma justiça robustamente "independente". Se esta clique do PS morasse no Kremlin e edifícios limítrofes, não se notava a diferença. Justamente por isso, alguma gente do PS com noção do seu futuro político e com um módico de decência anda inquieta. A permanência da clique rapace compromete a dignidade e a credibilidade de um partido que sustenta o governo de Portugal. E, consequentemente, a dignidade e a credibilidade do país num momento crucial.

OLHAR O LUME E ASSAR CASTANHAS


«E uma palavra final para esse destroço do naufrágio geral, que voga à tona das águas, agarrado a uma bóia de salvação que diz "procurador-geral da República". De há muito que, por outras e variadas razões, defendo a gentileza da sua demissão. Na esteira dos seus antecessores, já se sabia que ele nada pode, nada manda e pouco sabe do que se passa na casa que supostamente dirige. Agora, ficou a saber-se que já nem em si próprio manda e que gasta o melhor do seu tempo a redigir comunicados a desmentir e a contradizer os seus próprios e anteriores comunicados. Num dia recebe o encargo solene do ministro da Justiça para apresentar medidas que ponham termo à bandalheira da violação do segredo de justiça e, no dia seguinte, declara no Parlamento que nada há a fazer quanto a isso. Há, sim, dr. Pinto Monteiro: uma reforma na aldeia, a olhar o lume e a assar castanhas.»

Miguel Sousa Tavares, Expresso

12.2.10

ANÁLISE CAMÁVEL

«Enviar alguém para a cama de alguém.» Aqui está um maravilhoso exemplo de elevação política abonatória do regime e dos seus fiéis servidores. De fino trato e esmerada educação, como se dizia na tropa.

UM TRIO E UM LÍDER

Entretanto o PSD tem mais um candidato, um tipo de boas famílias do Porto que pretende vagamente "unir", essa palavra nula em política. O país não o conhece de lado nenhum. Conhece moderadamente Passos Coelho. E, dos três, só confiou em Paulo Rangel, há pouco tempo, para vencer o PS em eleições. Há algum motivo para o PSD, primeiro, e para o país, depois, deixar de confiar nele?

EU, ENCORNADO, ME CONFESSO

"Encornado"? Como diz o povo, em casa de enforcado não se fala em cordas. Todavia, é bom que se perceba e denuncie, em definitivo, o regime de patos-bravos em que vivemos. De pulhas, melhor dizendo.

DELGADO RELOADED


Se não ouvisse não acreditava. Luís Delgado - sim, o Delgado atento, venerador e obrigado - disse há pouco na antena1 que a Sócrates está cada vez mais próximo de acontecer o que aconteceu a Nixon. Se Delgado o diz, quem somos nós - pobres marcianos que assistimos a isto tudo com a típica pacatez de cães serra-da-estrela - para o contrariar?

PAÍS MISERÁVEL E COM PESSOAS ESTRANHAS


Quem acha que o "casamento" homossexual tem importância comparado com a gravidade que paira na existência de alguém como José Sócrates e o que ele anda a fazer, tem hoje, nesta já tardia sexta-feira, lendo o jornal Sol, a oportunidade de se redimir e pensar que, de facto, em vez de aberto, este país tem níveis democráticos absolutamente imaturos e, demasiadas vezes, inexistentes. José Sócrates tem valets de chambre em todo o lado. Acena com cargos e absorve tudo (quase tudo). Parece que Vale de Almeida, um valet de chambre, foi aplaudido de pé, naquela praça de toiros, enquanto providências cautelares manhosas respiravam na estratosfera. Vale de Almeida, além de oportunista, não percebe, porque é vaidoso, que está a ser convenientemente utilizado pela nomenclatura e que, se a nomenclatura será absolutamente irrelevante no dia seguinte à sua transição para o passado, ele muito mais. Ninguém lhe vai agradecer. Nem os "sim", que, depois de "casados", continuarão com um país absolutamente podre. Podre a sério.

AUTO-RETRATO E O RETRATO

1. «O pensamento totalitário é aquele que define o mundo em função de certo e errado e aglutina tudo em função dessas categorias.» É tipicamente o seu, Fernanda Câncio, ou precisa de explicador? Mas, não vá dar-se o caso de não querer perceber apesar de se auto-intitular "jornalista", aí vai:
2. «Esta estratégia de controlo pelo dinheiro ficou absolutamente clara na declaração de Sócrates a José António Saraiva por este agora revelada (i, 10/2): "Isto de a gente tentar comprar jornalistas é um disparate, porque a melhor forma de controlar a imprensa é controlar os patrões." Esta frase é lapidar como exemplo negativo; deve entrar directamente para os manuais de ciência política. Retrata exactamente parte do que tem sucedido em Portugal. Controlando os patrões, condiciona-se as empresas por inteiro. A imprensa é livre, mas os jornalistas não. Precisam de salário ao fim do mês, como toda a gente. Contrariar o Governo, por interposto patrão, pode significar perder o emprego, promoções, etc. As boas pessoas entram em processo de autocensura; algumas más pessoas entregam-se ao poder político. Com empresas de media e jornalistas fragilizados, o Governo pôde e pode fazer uma barreira de fogo de imposição de notícias, de agenda e de soundbites através de telefonemas, do próprio Sócrates ou de assessores governamentais. Acresce o controlo governamental político e financeiro da Lusa e da RTP. Na TV do Estado acumulam-se diariamente os casos de condicionamento da livre actividade jornalística. O caso do Telejornal é escandaloso, mas o Jornal da Tarde, feito a partir do Porto, é explosivamente escandaloso no servilismo à estratégia comunicacional do Governo até ao mais mínimo detalhe. O caso mais recente ocorreu no dia das primeiras revelações do Sol, 05/2, criando um "motim" na redacção (CM, 10/2). Desde 2005, há também o controlo da ERC, peça fundamental para atacar o jornalismo independente e abrir caminho à estratégia do Governo. Último episódio: o presidente da "reguladora" não quis analisar o caso TVI (não interessava ao Governo). Ele e a alma gémea, Estrela Serrano, puseram-se à parte desse inquérito, num acto de sedição dentro da própria instituição. No conjunto destas acções directas ou indirectas resulta uma estratégia de condicionamento geral, de anestesia, com semelhanças à de Putin na Rússia (aí com recurso à violência): uma democracia formal, com as liberdades de informar e opinar intactas - mas com condicionamento das vozes críticas e das notícias inconvenientes. A estratégia da aranha completou-se com o controlo do topo do aparelho judicial, a paralisação do funcionamento dos tribunais, as tentativas de condicionar os juízes e o desesperado recurso, ontem, por um homem de mão de Sócrates, de usar uma providência cautelar para impedir o Sol de noticiar o "esquema". Com audições anódinas, o Parlamento contribuirá para denunciar o Governo, mas não tomará medidas importantes para desbloquear Portugal. Quanto ao Presidente da República, o Governo conseguiu condicionar-lhe a palavra no momento crítico pré-eleitoral e neste momento Cavaco Silva revela considerar mais importante o controlo das finanças do que promover uma solução para o bloqueio político-institucional que varre a sociedade portuguesa de alto a baixo, apesar de esse bloqueio também contribuir para o agravamento da situação financeira. O círculo do "esquema" fecha-se e gira sem cessar e sem solução. É a isso que se chama "pântano", metáfora do bloqueio generalizado do sistema político. Enquanto a Justiça, o Presidente, o Parlamento e o PS democrático - todos nadando no "pântano", alguns contra vontade - não se livram deste primeiro-ministro nefasto para a democracia e o país, mais não resta do que continuar a denunciar o bloqueio, os abusos, as ilegalidades e os condicionamentos da livre actividade de informar, opinar e manifestar usando as liberdades formais. Eu estou com os autores dos blogues que dizem que preferiam escrever sobre outras coisas, em vez de termos de nos preocupar sistematicamente com a política e os perigos para o exercício da liberdade. Mas desde 2005 que me sinto obrigado por dever ético de cidadania a descrever e criticar o caso Sócrates, que é outro nome para o pântano. A resistência democrática e republicana a este Governo nefasto calha melhor neste ano de centenário do que os elogios ao regime de Afonso Costa, esse José Sócrates de há um século que levou a República à ruína e à ditadura.» (Eduardo Cintra Torres, Público).

11.2.10

AQUELA SINGULAR IMAGEM


O PS tem indiscutível legitimidade eleitoral para governar. Até quando, porém, vai aguentar ver-se ao espelho e ver lá, reflectida, aquela singular imagem?

UM GRANDE POEMA

PEDRA DE CANTO


Ainda terás alento e pedra de canto,
Mito de Pégaso, patada de sangue da mentira,
Para cantar com sílabas ásperas o canto,
De rima em – anto, o pranto,
O amor, o apego, o sossego, a rima interna
Das almas calmas, isto e aquilo, o canto
Do pranto em pedra aparelhada a corpo e escopro,
O estupro de outrora, e a triste vida dela, o canto,
Buraco onde te metes, duplamente: com falo,
Falas, fá-la chorar e ganir, com falo e canto
No buraco de grilo onde anoiteces,
No buraco de falso ermita onde conheces
Teu nada, o dela, o buraco dela, o canto
De falo, falas, fala, rima, rimas, canto
De pedra, sim, canteiro por cantares e aparelhares
Com ela em rua e cama o falo fá-la cheia,
Canteiro porque o falo a julga flores, o canto
Áspero do canteiro de pedra e sémen que tu és
(No buraco do falo falaste),
Tu, falazão de amor, que a amas e conheces…
Amas a quem? Conheces quem? Pobre Hipocrene,
Apolo de pataco, Camões binocular, poeta de merda,
Embora merda em sangue dessa pobre alma em ferida,
A dela e a tua, cadela a tua pura e fiel no canto
De lama e amor como não há no charco em torno,
Maravilhoso canto só de soprares na ponta a um corno
E logo a sílaba e o inferno te obedecem
E as dores íntimas dela nas tuas falas se conhecem,
Sua íntima vergonha inconfessada desponta,
Passiflora penada, pequenina vulva triste
Em teu sémen sarada e já livre de afronta:
O canto em pedra e voz, psicóide e bem vibrado,
Límpido como o vidro a altas horas lavado,
Como o galo de bronze pela dor acordado,
No amor e na morte alevantado,
Da trampa mentirosa resgatado,
Como Dante o lavrou em pedra de Florença
E Deus to deu de amor por ela no atoleiro,
Flor menina de orvalho e em amor verdadeiro?
Ainda terás alento e pedra de canto,
Fé nela e sua dor de arrependida e enganada,
Ou enfim amor a fogo dado e perdão puro…
Eu quero lá saber! amor de Deus no canto
De misericórdia e paz, mesmo para os violentos
Da violada violeta, a breve margarida
Ao canto unida e em tuas lágrimas orvalhada?
Cala-te e humilha-te com ela,
Que é maior do que tu no canto,
E a esta hora só bebe talvez água salgada,
Oh poeta de água doce!
Mas antes de calar espada e voz, responde:
Ainda terás alento e pedra de canto
Para cantar estas coisas,
Encantar outra vez a donzela roubada e niña morta?
Enfim o teu amor?
Dize lá, sem vergonha,
Homem singelo!
Pois se nisto me mentes nunca mais a verás.
(Quem fala?)


Lisboa, 4. 6. 1973
de madrugada

Vitorino Nemésio
, Caderno de Caligrafia e outros poemas a Marga

HABLE CON EL

O senhor conselheiro Noronha do Nascimento cumpriu na íntegra a minha previsão em duas entrevistas sucessivas na televisão. Imagino que a generalidade dos telespectadores que as viram terá ficado perplexa com o esoterismo revelado através das extraordinárias respostas do senhor conselheiro dadas em cadeiras que não paravam de rodar. E o senhor conselheiro Pinto Monteiro também deve ter ficado. Foi, aliás, só para ele que o senhor conselheiro Noronha falou.

POMPEIA EM LISBOA

De que é que têm medo? Vão fazer do Sol um novo República ao contrário? Alguém explique ao puto do PS na PT o que era o República.

A IDEOLOGIA E A REALIDADE

Medeiros Ferreira: imagino que a última coisa que interessa a um país em estado de miséria instintual seja discutir "ideologias". Para além disso pouco importa que o gato seja branco ou preto desde que apanhe o rato. E nem é peciso ser chinês para lá chegar. Basta, como ontem foi dito por Rangel, romper.

UMA POSIÇÃO

O PEIXE DE ÁGUAS PROFUNDAS NO SEU AQUÁRIO

O sr. Âmbar - que não deixou saudades nas extintas "pousadas de Portugal" - , chefe de gabinete de Jaime Gama, essa imensa evanescência regimental, faz agora isto. Péssimo valet de chambre. Dito isto, esta petição deve continuar o seu percurso e não ser deixada numa porta qualquer.

LAMENTÁVEL

Por falar em fachadas, o senhor conselheiro Noronha do Nascimento é mais logo entrevistado pela D. Judite, a "entrevistadeira" do regime. Noronha é presidente do STJ e, enquanto tal (como magistrado), não pode falar de processos "em concreto", como eles apreciam significar. Assim sendo, o senhor conselheiro vai à RTP presumivelmente para produzir "doutrina" e soprar qualquer coisa para as bandas do seu colega conselheiro PGR que anda, em termos de pura linguagem, um pouco "entaramelado". Vindo do sindicalismo judicial, Noronha tem outra retórica e distinto método. Todavia, é lamentável o espectáculo que os mais altos protagonistas da justiça portuguesa permitem que se monte em torno das suas venerandas figuras.Mas é o que há.

«A PURA FACHADA DE ACTOS FORMAIS»


«Como escreveu Montesquieu, se há experiência eterna, é a de que "todo o homem que tem poder tende a abusar dele". Se Montesquieu tem razão, e os últimos séculos deram-lha, o maior desafio que a democracia enfrenta é sempre o do abuso de poder. E, para o evitar, ela só tem, na verdade, uma arma, a do pluralismo dos partidos e dos media. Isto mesmo foi assumido pela UNESCO com a aprovação da Declaração de Windhoek, em 1991, e reforçado com a Declaração de Dakar, em 2005. Só o pluralismo garante a expressão dos diversos valores que atravessam uma sociedade, e qualquer passo que se dê no sentido de limitar o pluralismo é um passo no caminho errado: o do enfraquecimento da democracia. É por isso que é cada vez mais importante garantir a independência do poder político face ao poder económico. Nesta independência joga-se não só (como a crise que vivemos tem mostrado) a sua capacidade para fazer face aos problemas do mundo de hoje mas também a sua credibilidade. Mas o pluralismo, ao contrário do que se diz tantas vezes, não é só ameaçado pelo abuso de poder. Ele é também atingido pela cada vez mais frequente mercantilização da informação, a que tantas agências de comunicação se dedicam, envenenando o espaço público com a disseminação de factos inventados, notícias encomendadas e outras distorções, sobrepondo os interesses particulares ao interesse geral. É por isso bom lembrar a ideia de Stuart Mill, para quem a democracia é sempre um combate contra os "interesses sinistros" que desprezam o bem público. Também neste ponto se vai reconhecendo, nomeadamente na União Europeia, que tem havido graves falhas de regulamentação, nomeadamente quando a actividade dessas agências incide sobre bens públicos, como indiscutivelmente é o caso da informação. Mas um perigo ainda maior espreita as democracias de hoje: ele surge da convergência das tendências atrás referidas, isto é, quando o abuso de poder se casa com a mercenarização da informação, dando forma a um instrumento de condicionamento dos cidadãos, que reduz a vida democrática a uma pura fachada de actos formais. Este perigo tem sido identificado por vários reputados cientistas destas matérias. M. Schudson designou como "parajornalismo" essa amálgama de informação, assessoria política, relações públicas, organizadores de eventos, etc. E J.L. Missika apontou a cada vez mais frequente "co-produção" (a expressão é dele) de acontecimentos políticos, como a melhor ilustração desta inédita e intolerável cumplicidade. Para a democracia, é vital contrariar estas tendências. E, para o fazer, como diz este último autor, só há um caminho: o de lembrar que o único fundamento da regra maioritária é que todas as opiniões são equivalentes e que "estar exposto a pontos de vista contraditórios é uma condição sine qua non da vida democrática".»

Manuel Maria Carrilho, DN

10.2.10

ENFIM

O Carlos, quando quer ser parvalhão, é inexcedível.

CONTRA A COMPLACÊNCIA - 2


Hotel Tivoli, Lisboa. 20 horas.

CONTRA A COMPLACÊNCIA


«Maria Filomena Mónica, Francisco Sarsfield Cabral, Maria João Avillez, José Luís Saldanha Sanches, Eduardo Cintra Torres e Francisco José Viegas estão entre os mais de 7500 signatários da Petição "Todos pela Liberdade".»

via 31 da armada

O DECURSO DO TEMPO

O orçamento? O orçamento já está desactualizado antes de ser aprovado.

A PALAVRA

O conselheiro Souto Moura não é um tagarela. Não era feliz na relação com a opinião que se publica e também não teve sorte no processo que o crucificou. Parece que em tal processo está pronto mais um batalhão de testemunhas como se ele não estivesse morto e enterrado há muito. Mas Souto Moura vem agora dizer aquilo que, aparentemente, envergonha colegas seus dizer ou onde, quando tentam dizer alguma coisa, a emenda sai pior que o soneto. E o que Souto Moura diz é muito simples. Há uma substância das coisas que pode para sempre ficar num limbo porque é precedida de "análises técnicas" ou jurídicas. E existe uma clara diferença entre este registo, o técnico, e o registo ético que está no coração das coisas. Em português corrente, eu posso ver o lixo debaixo do tapete mas só posso apreciar a qualidade da fibra do tapete. Ao mencionar a palavra "ética", Souto Moura disse tudo sem ter tido a necessidade de dizer nada. Demais conselheirismo judicial tem alguma coisa a aprender com este homem.