«Somos poucos mas vale a pena construir cidades
e morrer de pé.»
Ruy Cinatti
joaogoncalv@gmail.com
3.10.10
O LIVRO E O FILME
Fui ver o filme de João Botelho que tem uma fotografia soberba. Todavia, a conclusão é que não há "filmes do desassossego" porque aquilo pura e simplesmente não é filmável. Só há o "livro do desassossego".
… LIVRO do DESASSOSSEGO é o LIVRO do DESASSOSSEGO. COMO DIZ “simplesmente não è filmavel …
MATÉRIA NÃO FALTA PARA UM FILME DO DESASSOSSEGO, MAS COM BASE NO DESASSOSSEGO, QUE SE VIVE “ACTUALMENTE” … … e POR EXEMPLO COMEÇANDO, com o BAILE “tão anunciado” QUE SE REALIZARÁ HOJE NA ALAMEDA D. AFONSO HENRIQUES …!!!
… O QUE VIRÁ MAIS PARA “desviar as atenções” DA REALIDADE DESTE PAÍS, VERDADEIRO portugal DE pequeninos, A CAMINHO DE pequeníssimos …
Pretender filmar o desassossego pessoano é, de facto,irrealista e megalómano.Para além do mais, a arca ainda não revelou tudo o que tem para revelar nem tal é expectável neste país onde "cultura" é levar actrizes esquerdistas caducas às escolas para declamação estrídula, induzir os professores a levarem os alunos aos teatrecos das ditas actrizes e, para cúmulo da desgraça, incluir CDS com idênticas declamações no pacote dos manuais escolares. Refiro-me apenas ao microcosmos que melhor conheço, supondo que não divergirá muito de outros sectores.
Há literatura que não é «filmável».
ResponderEliminarO extraordinário e desconcertante «Livro do Desassossego» é um desses livros.
Uma das melhores coisas que já li.
ResponderEliminar… LIVRO do DESASSOSSEGO é o LIVRO do DESASSOSSEGO.
ResponderEliminarCOMO DIZ “simplesmente não è filmavel …
MATÉRIA NÃO FALTA PARA UM FILME DO DESASSOSSEGO, MAS COM BASE NO DESASSOSSEGO, QUE SE VIVE “ACTUALMENTE” …
… e POR EXEMPLO COMEÇANDO, com o BAILE “tão anunciado” QUE SE REALIZARÁ HOJE NA ALAMEDA D. AFONSO HENRIQUES …!!!
… O QUE VIRÁ MAIS PARA “desviar as atenções” DA REALIDADE DESTE PAÍS, VERDADEIRO portugal DE pequeninos, A CAMINHO DE pequeníssimos …
Provavelmente o post mais curto de sempre do PdP e o mais indiscutível. Parabéns so seu autor.
ResponderEliminarPretender filmar o desassossego pessoano é, de facto,irrealista e megalómano.Para além do mais, a arca ainda não revelou tudo o que tem para revelar nem tal é expectável neste país onde "cultura" é levar actrizes esquerdistas caducas às escolas para declamação estrídula, induzir os professores a levarem os alunos aos teatrecos das ditas actrizes e, para cúmulo da desgraça, incluir CDS com idênticas declamações no pacote dos manuais escolares. Refiro-me apenas ao microcosmos que melhor conheço, supondo que não divergirá muito de outros sectores.
ResponderEliminar