8.6.10

INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO ADOLESCENTE CALHAU OU O "TRIUMPH DES WILLENS" SEGUNDO ISABEL ALÇADA

«Há 100 anos o crescimento baseava-se numa espécie de filosofia da imperfeição. Nascíamos imperfeitos, cheios de lacunas e limitações e precisávamos do ensino precisamente para atalhar essas falhas. A escola era uma disciplina, certamente selectiva, mas na qual cada pessoa aprendia a conhecer-se a si mesma, a aperfeiçoar-se e a suprir os seus defeitos. A literatura do século XIX está cheia de representações deste modelo. Nos últimos 50 anos surgiu outro tipo de pedagogia. O adolescente deste tempo é alguém que estamos obrigados a compreender. Em vez de olharem para os estudantes como criaturas falíveis e em formação, começou-se a destacar a ideia de que estamos todos envolvidos num processo de descoberta pessoal, numa busca pela nossa autenticidade e, nesse sentido, a educação precisa ela própria de se adaptar a esse processo. No princípio era a cultura. No século XIX e creio que em parte do século XX o conceito de aprendizagem era inseparável desse aperfeiçoamento pessoal que começava a partir da escola. Não era o mundo que se tinha de adaptar a nós, mas nós que nos tínhamos de adaptar ao mundo. E esse era um processo difícil, aquilo a que muitas vezes se chamava "a formação do carácter". Como já vivemos tão embrenhados noutro mundo, somos incapazes de compreender os seus sinais.»
Pedro Lomba, Público

*"Eu acredito que a vontade move o mundo", disse a autora infantil para justificar a possibilidade de se adquirirem passagens de ano no liceu per saltum.

12 comentários:

  1. Anónimo7:01 p.m.

    Como se um conjunto de putos parvos fosse algo mais do que isso mesmo: apenas um conjunto de putos parvos - como é natural e toda a gente foi.
    Alguns - queimando o dinheiro alheio e destruindo instituições e valores - persistem na parvoíce, mesmo já não sendo putos. E alguns persistem na prática de crimes. Pedagógicos. Mas sempre com a reserva mental tranquilizadora de que "os meus netinhos vão mas é para uma escola privada e boa, sem ciganos, sem s'touras chamadas kátia, e merdas assim". Puta que os vazou.

    Ass.: Besta Imunda

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  2. o anthropopitecus está de volta

    mais um fenómeno de involução
    do ministério da BD

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  3. EU ACREDITO QUE A VONTADE DE FALSIFICAR AS ESTATÍSTICAS PORTUGUESAS MOVE TODO ESTE VASTO MUNDO SÓCRETINO-SOCIALISTA.

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  4. Ora bem!

    Veja quem quiser, mas deixar apenas o Homem no meio dele próprio dá sempre nisto: merda!

    Votos de equílibrio e...

    Paz

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  5. Anónimo8:41 p.m.

    Faz lembrar as toleiras uma tal de "Parque Escolar", que movida por uns especialistas iluminados pensa que o ensino mudará com a alteração dos comportamentos pela modificação da forma do espaço físico. É como arranjar o motor de um carro pintando a carroçaria. O mais espantoso é que há pelo menos um ou dois crentes.

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  6. De nihilo nihil9:55 p.m.

    Felizmente fui tratado pela antiga escola básica, sem "burralhães" ou calculadoras mas com dedos, à reguada de madeira sem escala por erro ortográfico e puxão de orelhas quando o rabisco saía do pautado.

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  7. Só a vontade colectiva e organizada pode mover o mundo!
    A vontade dos opotunistas move apenas a sua imagem , o movimento do mundo é uma ilusão de optica subjectiva e de quem, cegamente, os segue.
    Esta ministra de educação é um livro de anedotas de oportunismo !

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  8. M. Abrantes10:43 p.m.

    Pobres putos que não têm dinheiro para pagar explicadores. Muitos chegam ao 8º ano sem saber multiplicar e acentuar o próprio nome. São a carne para canhão nesta traição ao futuro em que se vai convertendo o ensino público.

    Fez-se o 25 de Abril e anda-se há quase 40 anos a cagar-lhe em cima.

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  9. Anónimo11:15 p.m.

    Bem dito Abrantes.
    Os nossos profs são as unicas vitimas deste sistema imundo.
    Não estiveram por cá nesta longa democracia, ou não se notou nada.
    Agora nem com explicações pagas a peso de ouro lá vamos.
    Abraços

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  10. disse a autora infantil

    O senhor quando quer ser mau, é mesmo mauzinho.

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  11. Anónimo12:15 a.m.

    não é mauzinho é mesmo muito MAU

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  12. Pois existem muitos putos que não precisam nem precisarão de explicações pagas a peso de ouro. Com o que se exige actualmente nos programas e, desde que queiram trabalhar e estudar com o mínimo de vontade, muitos anos fazem o 8º ano com uma perna às costas. Não precisam destas "benesses" da parvónia para serem alguém na vida. Tratem é de estudar.

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