14.8.08

LES CHÊNES QU'ON ABAT...

«A intenção de Salazar era eliminar-me», diz Mário Soares na Visão. Já nessa altura, pelos vistos, o dr. Soares se tinha em grande conta. Talvez, porém, Salazar pensasse o mesmo que de Gaulle. Os grandes homens morrem assassinados ou fulminados pela natureza. Ora, graças a Deus, Soares está bem vivo.

21 comentários:

  1. Salazar queria tanto o eliminar que o mandou para uma ilha paradisiaca nos trópicos.

    Exilios destes quero eu. Já amanhã!

    ResponderEliminar
  2. Anónimo11:33 a.m.

    S.Tomé,Paris...no comment.

    ResponderEliminar
  3. Anónimo11:34 a.m.

    E isso é notícia?

    Que se saiba, Salazar morreu em 1970 (e caíu da cadeira em 1968). Soares vai a caminho dos 84.

    Uma «notícia» destas só demonstra que estamos em plena silly season.

    De resto, com Soares, ultimamente, não saímos dela.

    ResponderEliminar
  4. Anónimo12:04 p.m.

    Correcto. Mário Soares, em comparação com Salazar, não passa de um pigmeu cheio de caca.

    ResponderEliminar
  5. Anónimo12:14 p.m.

    Se bem me lembro do livro do F. DaCosta, Soares ainda foi benefeciado devido ao pai que tinha e à familia que tinha. Podia ter sido mandado para o Tarrafal ou para outro local do género onde morreria em meses, mas foi mandado para S. Tomé o que lhe permitiu sobreviver. Salazar nunca poderia prever no que Soares se ia tornar. Até porque provavelmente não lhe reconhecia nenhuma qualidade especial, como certamente reconheceria a Cunhal.

    ResponderEliminar
  6. "Pseudo-convencido", no obscuro tempo, sustentado na e pela ignorância da plebe, foi recompensado pelas aparências, pelo exterior, em vez de mérito próprio.

    ResponderEliminar
  7. Anónimo2:36 p.m.

    «Os grandes homens morrem assassinados ou fulminados pela natureza» Exactamente por isso, Salazar morreu sentado.

    ResponderEliminar
  8. Anónimo2:41 p.m.

    E o que faria Soares a Salazar ?
    Convidava-o para 'beber um copo' ?

    ResponderEliminar
  9. Anónimo3:27 p.m.

    Eu gosto do Dr. Mário Soares. Sempre teve o sentido de humor e da comédia!...
    Xico

    ResponderEliminar
  10. Anónimo3:31 p.m.

    Nem um pontapé no cu lhe dava...
    Olha o Rosinha a dar-se ares...

    ResponderEliminar
  11. Anónimo3:46 p.m.

    Foi um homem que fez o possível, face às suas capacidades, e, como se viu, foi pouco. E continua com o mesmo registo, segundo a sua concepção de utilidade, como um verdadeiro representante da esquerda caviar, sevindo-se do sistema que lhe continua a escancarar as portas.

    ResponderEliminar
  12. Anónimo6:44 p.m.

    A velhice propicia, na fase terminal,o recordar especial da juventude.Ora nessa altura o Soares era militante comunista.E como eles gosta de compor o seu currículo de anti-fascista de gema.O homem não se satisfez com menos do que o maior do sec XX.Obviamente que Salazar nem para lhe cuidar das galinhas o quereria...

    ResponderEliminar
  13. Anónimo6:59 p.m.

    A propensão do Soares para o ridículo é cada vez maior.
    Só vai parar no Alto de S. João (mas ele, é claro, aspira ao Panteão...).

    ResponderEliminar
  14. Anónimo7:18 p.m.

    uma farmaceutica com farmácia na linha de cascais gaba-se de ter vivido com o "actor" durante a sua permanência na ilha mas lamenta que a não conhecesse depois da descolonização
    não é para levar a sério

    radical livre

    ResponderEliminar
  15. E o que M. Soares diz nem soa como um ..."farouche bruit..."

    ResponderEliminar
  16. Anónimo9:21 p.m.

    Não sou um "admirador incondicional" de Salazar. As características pessoais que fizeram de Salazar o homem indicado para tirar o país do esgoto que foi a 1ª república (aí foi um dos melhores líderes da Nossa História), tornaram-no, após 1945, num travão à modernidade e competitividade do país (neste aspecto foi um mau líder, embora em determinadas situações a sua acção tenha sido "hábil"). Era um homem de convicções fortes (nunca, nem por breves instantes, tirou o socialismo da gaveta) e determinado
    Salazar é ainda um raro exemplo de espírito de serviço e dedicação. E após 40 anos de "puder absoluto" morreu de bolsos vazios, deixando os cofres do Estado (demasiado) cheios. Não me lembro de muitos exemplos assim.
    Por outro lado, o contributo do dr. Soares tem levado o país para mais perto do que era durante a 1ª república.
    Se Salazar tinha a intenção de eliminar o dr. "Mártir" Soares (eu duvido que sequer se lembrasse dele), tem-no conseguido agora, várias vezes, sempre quando o dr. Soares abre a boca.

    ResponderEliminar
  17. Anónimo11:05 p.m.

    Já agora, ficam a saber. O dr. Soares residiu em S. Tomé numa confortabilíssima casa de amigos. A dona da mesma era a Mammy Tenreiro que "por acaso" era sobrinha do almirante Tenreiro? Lembram-se? Há cada coincidência...

    ResponderEliminar
  18. Anónimo11:23 p.m.

    Miguel Neto: excelente comentário. As pessoas tendem a ver em Salazar o demónio, em vez de o verem no seu próprio tempo, ou tempos, que os teve, e bem diferentes

    Marta

    ResponderEliminar
  19. Anónimo1:45 a.m.

    É pena que o Dr. Soares se queira colocar em "bicos dos pés" para proclamar o seu "antifascismo", afirmando que Salazar o queria matar. A única oposição que foi, de facto, perseguida, sem apelo nem agravo, pelo Estado Novo foi a comunista. O ditador lidava bem com os republicanos e muitos deles aderiram ao regime saído da revolução de 1926.
    Isto torna complicada a forma como se irá comemorar os 100 anos da república. Vão ignorar a 2ª república afirmando que a ditadura foi um interregno do regime republicano como pretende Mário Soares, ou apenas servirá de pretexto para as ianugurações do regime como o aeroporto de Alcochete e o TGV?

    ResponderEliminar
  20. O dr. Salazar não devia levar o dr. Soares a sério. Disseram-me que o dr. Soares, quando esteve de "férias" em S.Tomé, tinha uma choruda avença como advogado de um importante grupo empresarial local.
    Respeito o cidadão Soares, mas creio que está a ficar gá-gá. Recorda-me um filme que aqui há uns anos teve muito sucesso entre a rapaziada: "Esqueceram-se de mim".

    ResponderEliminar
  21. Anónimo4:21 p.m.

    o Rei Mário sempre se evidenciou pela sua elevada autoestima....

    ResponderEliminar