25.6.08

A CULPA É DELE?


A SIC entrevistou "em directo" o dr. Vale e Azevedo, consultor financeiro em Londres, com a mesma tranquilidade com que passa telenovelas da Globo ou o dr. Balsemão a jogar golfe. Também "passou" os senhores ministro da Justiça e procurador-geral da República a falar de intendência por cá. Quem não soubesse de quem se tratava, podia julgar que Vale e Azevedo era o PGR, ou o próprio ministro da Justiça, e que os outros dois se limitavam a prodigalizar opiniões como meros "comentadores". O dr. Vale, como lhe compete e informou, não tenciona pagar nenhum bilhete de regresso nem abdicar dos carros, casas e iates que tem, em bom, há mais de vinte anos. O "directo" do dr. Vale e Azevedo valeu seguramente por cinquenta colóquios e cem perorações inúteis sobre a justiça portuguesa porque a revelou. Não se viu nos seus olhos nem ressumou da sua boca qualquer sinal de impotência. Pelo contrário, os dois responsáveis pela justiça em Portugal - um político e o outro pela investigação - é que pareciam dois incrédulos amadores postos em sentido pela luxuosa "vítima". A culpa é dele?

15 comentários:

  1. Fabuloso post.
    O retrato exacto do que se viu...

    ResponderEliminar
  2. Anónimo5:59 a.m.

    justiça é coisa que não há em portugal. o que existe é magistratura de má qualidade e lenta. fui há 12 anos roubado pelo meu advogado. a pj, mp, ordem, advogados ninguém se interessou pelo meu caso. compreeendo o vale. os outros mafiosos dos pitos e apitos andam por aí à solta
    é assim uma republiqueta socialista. parece a "múmia paralítica"
    PQP
    radical livre

    ResponderEliminar
  3. Anónimo8:35 a.m.

    Porra tenho de dizer uma coisa. Sinto uma certa simpatia pelo Vale e Azevedo. Seja como for ainda prefiro um gajo que agarra o touro pelos cornos do que um bife que "está perto das populações", "conhece os problemas do país real", se faz eleger com o conto do vigário e depois fica rico sem, mesmo Deus, saber como.

    ResponderEliminar
  4. Anónimo11:21 a.m.

    Não tenho qualquer especial simpatia, nem sequer clubística (se é que esta ainda vale), pelo sr. Vale.

    Mas o que com ele se tem passado é um significativo retrato do estado da justiça que temos.

    De facto e na real, não sei de mais nenhum colarinho branco a quem tenha sido feito o que ele já passou. E não devem faltar outros que tenham trafulhado tanto ou mais.

    Se tem Bentleys e mordomos e iates, que lhe façam bom proveito: não lhe tiraram 6 anos (acho que são 6) de prisão e 17 segundos de liberdade.

    ResponderEliminar
  5. Olá,

    A minha conclusão sobre a reportagem é simples : sabe usar os média para defender a sua posição.

    José

    ResponderEliminar
  6. Anónimo2:30 p.m.

    O perfeito retrato da chamada justiça em Portugal. Não escrevo o que penso disto porque seria arrasador e como sabemos de vez em quando arranjam-se uns bodes expiatórios para fazer crer que a coisa existe e funciona. Ao que isto chegou...

    ResponderEliminar
  7. Anónimo2:50 p.m.

    Não gosto do sr vale e nao tenho nenhuma simpatia a nenhum nivel.

    Suscitou interesse o facto de haver um processo do sr vale em relação a 7.5 milhões de euros que o benfica deve a ele próprio.

    Vale foi preso por roubar 1.5 milhões de euros ao benfica.

    Como ficamos? será que o benfica deve mesmo ao sr vale? e se dever? Teve preso 6 anos por ter roubado algo que era seu?
    Ainda nao vi nenhum comentador opinar sobre este facto.

    ResponderEliminar
  8. Anónimo3:00 p.m.

    Anónimo das 11:21 h:
    Coitado do burlão Vale e Azevedo, não é?
    Sugiro-lhe que se ofereça para uma de duas coisas:
    - ser o próximo vigarizado por ele;
    - ir para a cadeia em vez dele.
    Estou certo de que, depois disso, não voltará a escrever o que escreveu.
    Experimente e verá.

    ResponderEliminar
  9. Anónimo3:09 p.m.

    Se me permite, assino por baixo este post. Tomei por iso a liberdade de transcrever um excerto no meu Rochedo, com link para o PP.
    Espero que me perdoe o abuso...

    ResponderEliminar
  10. Anónimo4:07 p.m.

    O Vale Azevedo estava a ser um bom bode expiatório para o directório politico-económico que governa a choldra.
    Os grandes tubarões e que aparecem regularmente na televisão andam por aí soltinhos da silva e "aprofundadando" diáriamente as suas malfeitorias.
    Não gosto de burlões e ladrões, mas o Dr.Vale é só uma gotinha no imenso oceano de aldrabões e trafulhas de colarinho branco que exploram este desgraçado povo, muitos até em nome duma tal ficção chamada "Estado Social".

    ResponderEliminar
  11. Anónimo5:28 p.m.

    Aqui o colega "pqop" disse mais ou menos o que eu diria ao anónimo das 3:00PM.

    O anónimo das 11:21.

    ResponderEliminar
  12. Anónimo8:27 p.m.

    Pois.
    Mas, lá porque há muita gente como ele, deve passar-se uma esponja sobre os crimes do Vale e Azevedo?
    Lamento que os defensores de tal tese não estejam entre os que ele vigarizou.
    Outro galo (lhes) cantaria, garanto.

    ResponderEliminar
  13. Anónimo8:37 p.m.

    Caro João,

    Que isto de justiça não está bem, não é novidade.

    mas medite um pouco:
    quem será que fundou esta estrutura judicial, durante 50 anos, moldou Faculdades de Direito, e permitia que um qualquer policiazeco pudesse alterar uma decisão judicial, mesmo que tomada em plenário com assistênia controlada?

    PS - talvez não tenha reparado, mas uma revolução demora uns dias, no máximo um ano e pouco, mas mudar estruturas, demora décadas. Concorda?

    ResponderEliminar
  14. Anónimo11:42 p.m.

    Não querem lá ver que a culpa é do Salazar? São precisos mais de 50 anos para mudar o quê? A fechadura desta loja de inutilidades em que o país está transformado?

    ResponderEliminar
  15. Anónimo7:04 p.m.

    Palavras para quê? Não critico o Vale e Azevedo, não critico o João Gonçalves, não critico os críticos que aqui criticam seja o que for que valha a pena criticar.
    Mas também queria criticar. E a minha crítica vai toda para esta "chungaria" pegada que é a TV que temos: entre novelas "badamerda", programas de "queixinhas", concursos para ver o que sabe menos e novelas da vida real ainda se atrevem a transformar a improvável vida real também em novelas de "badamerda" no horário nobre. Puxo o autoclismo e limpo o rabinho à programação de qualquer canal, que mais não serve senão para passear vaidades e poluir o espectro radioeléctrico.

    ResponderEliminar